E ae galera!
Gostaria de algumas dicas de como fazer para criar um pool de conexões. Estou tendo problema com aplicações que estou fazendo. Então preciso criar este pool.
Não estou usando hibernate, nem ejb, nem struts, nada. Estou usando DAO e faço conexões direto com jdbc.
Alguém pode me dar algumas dicas e exemplos de como fazer isso. Utilizarei DataSource?
Obrigado.
Amigo,
Nunca trabalhei com Pool de conexões mas já li muito sobre o assunto. Se não me engano (alguém me corrija se eu estiver errado), no seu código você não precisa se preocupar com o Pool de conexões.
Seu programa vai fazer a conexão normalmente no Banco.
O Gerenciador de banco de dados que você vai usar que deve estar configurado para trabalhar com um Pool de conexões. Por exemplo, se você usar o Access, tem uma opção no Fonte de dados ODBC do windows que permite você ativar um Pool para um número limitado de conexões. Acredito que em outros BDs você vai ter uma opção semelhante.
Mas é isso, o Pool é diretamente no BD e não no seu código. Desculpe se a informação for incorreta…
Herick, valeu pelas dicas.
Eu estou utilizando o MySQL, utilizo o bd normalmente, mas depois de um tempo, surge uma exceção dizendo que a conexao foi fechada. Mas não existe nenhum lugar em meu código onde a conexão é fechada. Acredito que isso esteja ocorrendo por causa de estar sendo usado uma única conexão e acaba dando timeout nela.
Saberia me dizer o que pode ser isso?
Obrigado.
Na realidade o Pool de conexões é configurado no seu servidor de aplicações, no Tomcat por exemplo, basta criar um arquivo context.xml e coloca-lo na pasta META-INF da aplicação, ou um arquivo nome_da_aplicacao.xml na pasta pasta_do_tomcat/conf/Catalina/localhost
http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/jndi-datasource-examples-howto.html
Para obter a conexão você faz um lookup JNDI.