Pool de threads do tomcat

O tomcat tem seu próprio pool de threads e eu estou presumindo que sua implementação utiliza as classes do pacote java.util.concurrent.
Se não me engano já vi um log que exibia a stackTrace que mencionava as classes deste pacote.

Enfim, o que quero é o seguinte:

Hoje estou desenvolvendo uma aplicação multithread utilizando somente JavaSE.
Faça a gerencia de threads por meio do pacote java.util.concurrent.
Em geral não há nada para sincronizar pois as threads não compartilham nenhum recurso.
Minha aplicação utiliza timers, que de tempos em tempos lançam uma thread por cliente.
O único cuidado que preciso ter é não deixar que mais de uma thread esteja ativa por cliente ao mesmo tempo.
Para garantir isso, criei uma classe que tem um pool do pacote java.util.concurrent e que mantém uma lista de clientes com threads ativas.
Essa classe verifica a lista de clientes antes de lançar uma thread.

E o que o tomcat tem a ver com isso?

Estamos transformando as aplicações console que temos hoje em aplicações web, apenas pela vantagem de o tomcat rodar como serviço no windows. Assim basta iniciar o tomcat para que todas as nossas aplicações comecem a rodar.

Além disso, eu queria tirar das aplicações o controle manual que fazemos das threads. Queria passar a utilizar o pool de threads do próprio tomcat.

Para isso, precisaria pensar num jeito de continuar garantindo que não haverão threads agindo sobre o mesmo cliente ao mesmo tempo.

Minha ideia seria utilizar um timer para de tempos em tempos fazer uma requisição a um servlet.

Alguma sugestão?

acho que com o Quartz e um pouco de configurações vc consegue fazer isso na boa…

o quartz nada mais é (a grosso modo) que um conjunto de threads que iniciam de acordo com uma configuração ou condição, já fiz algo parecido com oque vc está precisando usando o framework Quartz, da uma olhada, talvez facilite sua vida.

http://www.quartz-scheduler.org/

[quote=mcbarsotti]acho que com o Quartz e um pouco de configurações vc consegue fazer isso na boa…

o quartz nada mais é (a grosso modo) que um conjunto de threads que iniciam de acordo com uma configuração ou condição, já fiz algo parecido com oque vc está precisando usando o framework Quartz, da uma olhada, talvez facilite sua vida.

http://www.quartz-scheduler.org/
[/quote]

O quartz seria uma opção para integrar com o pool de threads do tomcat, ou para utilizar somente ele mesmo?

somente ele.