Olá pessoal, configurei o pool do TomCat tranquilamente como em tutoriais, configurei tb o server e o web .xml. Contudo gostaria de saber como faço para obter uma conexão do pool em um javabean da minha aplicação. Pois na página tudo ok, mas se eu quiser pegar uma conexão do pool e em seguida fechá-la no JAVAbean, como eu faço ?
/***MétodoresponsávelporretornarumaconexãodoPool*@returnConnection*@throwsSQLException*/protectedConnectiongetConnection()throwsSQLException{try{// Obtém o namming contextContextinitCtx=newInitialContext();ContextenvCtx=(Context)initCtx.lookup("java:comp/env");// Recupera o objeto DatasourceDataSourceds=(DataSource)envCtx.lookup("jdbc/nameDatasource");// Aloca uma conexão no Poolconnection=ds.getConnection();}catch(Exceptione){e.printStackTrace();}returnconnection;}}
J
JimLet
cara funcionou plenamente… vc nao tem idéia da ajuda que me deu. Tá um filé minha aplicação, nunca vi nada tão rapido… Mas então, e para devolver a conexão ao pool ? basta utilizar o metodo close() ? tanto para o objeto Connection como para o Statement ?
E voilá.
A conta para depósito é 100686-0, agência… ;o)
J
JimLet
cara bicho bem que merecia uma ajuda hehehe… mas espero poder pagar na mesma moeda em breve, te ajudando com alguma dica… valeu mesmo.! tudo ok . !
J
JimLet
véio, ao concluir a implementação fui fazer algumas verificações e observei que ao configurar o DataSource (pool) no TomCat eu não necessitatei fazer entradas no server.xml e nem criar um web.xml para que ele funcionasse. Isso é realmente preciso ? pois fiquei na dúvida, funcionou direitinho sem eles. Uso o TomCat 5 com MySql 4 .
Abraços,
Rafael_Nunes
O web.xml você precisa sim, se estiver usando alguma IDE geralmente elas já geram-no para você(mas o web.xml é necessário para tua aplicação: mapeamento de servlet, filtros, parâmetros de inicialização, etc. Para o datasource ele não usa o web.xml pra nada creio eu).
Quanto ao server.xml, não precisa fazer nenhuma modificação não, geralmente as informações do datasource eu coloco em :
%CATALINA_HOME%\conf\Catalina\localhost\myApp.xml
Não sou muito fã, e nem é recomendado você ficar fuçando no server.xml.
J
JimLet
Ok, entendi e foi bem.!
grato mano
E
EdgarCarmo
Bem…
Aproveitando o tópico, gostaria de colocar uma dúvida que tenho.
Pelo que o Rafael Nunes disse, é possível criar um arquivo de configuração a parte do server.xml? Se for possível teria como dar uma explicação rápida.
Pq quando eu criei a configuração do datasource eu criei dentro do server.xml.
Obrigado.
Rafael_Nunes
É bem imples, cria um arquivo com o nome da sua aplicação .xml dentro do diretório:
%CATALINA_HOME%\conf\Catalina\localhost\
O conteúdo dele é basicamente este(aqui já está configurado o conteúdo e o datasource):