POOL tomcat

10 respostas
P

Pessoal eu configurei um pool de conexão no tomcat, esta rodando na boa, mas tem três coisas que fiz que eu considero “chimpanzé treinado”, ou seja, não entendi pq fiz e então gostaria de uns esclarecimentos de vc´s :smiley:

1 - Qual a utilidade das desta linha na conf do POOL de conexões do tomcat?

<Resource name="jdbc/postgre" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"/>

2 - Qual a utilidade deste bloco XML

<parameter> <name>factory</name> <value>org.apache.commons.dbcp.BasicDataSourceFactory</value> </parameter>

3 - Pq eu preciso deixar o .jar da conexão dentro do dir $catalina_homecommonslib pq não deixar no classpath.
Deixei a linha no meu classpath mas o tomcat sempre reclamava que não achava do Driver. E inclusive uma aplicação desktop rodou normalmente usando o caminho no classpath.

no meu classpath

SET CLASSPATH=.;C:j2sdk1.4.2_04pg73jdbc3.jar

10 Respostas

Rafael_Steil

Em aplicacoes web voce nao pode deixar no classpath, e tmb nao eh nada recomendavel deixar no lib do tomcat. O correto eh deixar no diretorio WEB-INF/lib do ta tua aplicacao.

As tags XML sao necessarias para configurar o DataSource que a tua aplicacao ira utilizar.

Rafael

P

Quando coloco no diretório que vc disse o tomcat procura lá sozinho ou tenho que informar em algum lugar?

Rafael_Steil

Procura sozinho. Isso eh regra, e todo container ira atuar da mesma forma.

Rafael

P

obrigado Rafael…já entendi…

Agora sobre as instruções XML eu perguntei pq se eu omiti-las minha aplicação funciona normal…
sabe pq??

Rafael_Steil

Voce usa o pool do tomcat? digo, vc acessa o datasource declarado no xml? se sim, a razao para nao poder deletar estar ai.

Se voce nao usa, e se vc estiver dizendo que, se tirar akelas linhas xml, a tua aplicacoa nao sobe, entao qual o problema acontece?

Rafael

P

Não amigão!

Não tem problema, só perguntei pq gostaria de saber o que realmente acontece. :wink:

Rafael_Steil

Ah… nao, nao eh obrigatorio ter aquela configuracao. Ela serve para especificar as configuracoes do banco de dados quanto voce utlizar algum datasource.

Rafael

P

Entendi!

Assim o significado, mas não sei quando devo usar essas tags´s…

Rafael_Steil

“prog”:
Entendi!

Assim o significado, mas não sei quando devo usar essas tags´s…

Entao ignore-as, por enquanto :slight_smile:

Rafael

P

hehehehe…

Tomara que elas não me façam falta um dia… :lol:

Criado 11 de junho de 2004
Ultima resposta 11 de jun. de 2004
Respostas 10
Participantes 2