POOL tomcat

Pessoal eu configurei um pool de conexão no tomcat, esta rodando na boa, mas tem três coisas que fiz que eu considero “chimpanzé treinado”, ou seja, não entendi pq fiz e então gostaria de uns esclarecimentos de vc´s :smiley:

1 - Qual a utilidade das desta linha na conf do POOL de conexões do tomcat?

<Resource name="jdbc/postgre" auth="Container" type="javax.sql.DataSource"/>

2 - Qual a utilidade deste bloco XML

<parameter> <name>factory</name> <value>org.apache.commons.dbcp.BasicDataSourceFactory</value> </parameter>

3 - Pq eu preciso deixar o .jar da conexão dentro do dir $catalina_homecommonslib pq não deixar no classpath.
Deixei a linha no meu classpath mas o tomcat sempre reclamava que não achava do Driver. E inclusive uma aplicação desktop rodou normalmente usando o caminho no classpath.

no meu classpath

SET CLASSPATH=.;C:j2sdk1.4.2_04pg73jdbc3.jar

Em aplicacoes web voce nao pode deixar no classpath, e tmb nao eh nada recomendavel deixar no lib do tomcat. O correto eh deixar no diretorio WEB-INF/lib do ta tua aplicacao.

As tags XML sao necessarias para configurar o DataSource que a tua aplicacao ira utilizar.

Rafael

Quando coloco no diretório que vc disse o tomcat procura lá sozinho ou tenho que informar em algum lugar?

Procura sozinho. Isso eh regra, e todo container ira atuar da mesma forma.

Rafael

obrigado Rafael…já entendi…

Agora sobre as instruções XML eu perguntei pq se eu omiti-las minha aplicação funciona normal…
sabe pq??

Voce usa o pool do tomcat? digo, vc acessa o datasource declarado no xml? se sim, a razao para nao poder deletar estar ai.

Se voce nao usa, e se vc estiver dizendo que, se tirar akelas linhas xml, a tua aplicacoa nao sobe, entao qual o problema acontece?

Rafael

Não amigão!

Não tem problema, só perguntei pq gostaria de saber o que realmente acontece. :wink:

Ah… nao, nao eh obrigatorio ter aquela configuracao. Ela serve para especificar as configuracoes do banco de dados quanto voce utlizar algum datasource.

Rafael

Entendi!

Assim o significado, mas não sei quando devo usar essas tags´s…

[quote=“prog”]Entendi!

Assim o significado, mas não sei quando devo usar essas tags´s…[/quote]

Entao ignore-as, por enquanto :slight_smile:

Rafael

hehehehe…

Tomara que elas não me façam falta um dia… :lol: