Olá a todos…
Gostaria de uma ajuda… ja rodei todos os tópicos, tutoriais e documentações sobre esse assunto, e acredito que ainda estou fazendo alguma coisa errada. Sou novo no mundo da programação, por isso acredito que esteja tendo dificuldades.
Tenho uma página JSP que tenho que popular 4 combobox, cada uma com uma coluna de uma tabela diferente, para depois adiciona-las a uma tabela filha. Só que, não importa o que eu faça, não consigo popular as comboBox. Tenho minhas classes DAO e minhas classes controllers, tenho os metódos que fazem as listas, mas mesmo assim não consigo popular. Elas sempre retornam vazias… Será que alguém pode me dar uma luz??
essas listas que voce colocou ai seriam os meus métodos de listagem, certo? Eu tenho que reescreve-los no meu controller ou posso chamar eles direto dos seus respectivos controllers? Desculpe se estou abusando, mas é que realmente to com dificuldade pra resolver esse problema com os combosbox…
se vc usa daos pra fazer essa listagem, vc pode receber os daos no construtor do seu controller e usá-los pra essa listagem… se vc faz toda a lógica de listagem em outro controller (não deveria) pode receber esse controller no construtor e usá-lo pra fazer a listagem
Desculpem upar o tópico, mas gostaria de compartilhar com vcs o que eu fiz aqui pra mostrar no Combobox duas coisas, a lista do que vẽm do banco, no meu caso uma lista de gêneros de filmes e o gênero do filme cadastrado.
A primeira coisa que eu fiz foi alterar o método edita() que eu tinha, seguindo a apostila da Caelum, o método era assim:
public Filme edita(Integer id) {
return filmeDao.carrega(id);
}
Ficou assim:
public void edita(Integer id) {
result.include("genero", generoDao.lista());
result.include("filme", filmeDao.carrega(id));
}
Dessa forma eu envio pelo FilmeController a lista de gêneros cadastrados no banco e todos os dados do filme cadastrado.
E o Combobox eu fiz com a ajuda do Lucas em outro tópico, fiz um “mix” de Combobox de form() com um de lista():
Um <c:forEach> para cada opção, um para o método de listar gêneros e o outro carregando o gênero do filme cadastrado.
Acho que isso será útil para mais alguém.
Ficou só uma coisa para corrigir, ao abrir o Combobox para alteração, mostra duas vezes o gênero que está cadastrado no filme, isso ocorre pq um vêm da lista de gêneros e o outro é do próprio filme, aparecem dois “Aventura” por exemplo.
Se alguém souber de uma forma melhorar isto aceito sugestões. =)