Popular um selectOneMenu com objetos no valor

Boa noite pessoal! Este é meu primeiro post aqui!
Estou com um problema para pegar o valor de um selectOneMenu no jsf.
Para construir os SelectItem eu botei o nome da cidade de label e de valor o proprio objeto.
até ai tudo bem, funciona, mostra certinho na tela.

private ArrayList construirListaCidades() { ArrayList lista = new ArrayList(); Banco banco = null; Cidade cidade; ObjectSet resultado = Banco.getObjectContainer().get(Cidade.class); while(resultado.hasNext()) { cidade = (Cidade)resultado.next(); SelectItem item = new SelectItem(cidade, cidade.getNome()); lista.add(item); } return lista; }

O valor no codigo fonte html fica mais ou menos assim:

<option value="modelo.Cidade@7da122">São Paulo</option> <option value="modelo.Cidade@1ddbf6e">Blumenau</option> <option value="modelo.Cidade@6d5af1">Porto Alegre</option>

O que eu acho que é um valor para referencia do objeto…

no jsf eu botei assim:

<h:selectOneMenu binding="#{bairro$cadBairro.cidade}" id="cidade" style="left: 12px; top: 12px; position: absolute"> <f:selectItems binding="#{bairro$cadBairro.variosItens}" id="variosItens" value="#{bairro$cadBairro.listaCidades}"/> </h:selectOneMenu>

O problema está quando eu quero recuperar a cidade que foi selecionada, por exemplo eu to fazendo um cadastro de bairros e tem que selecionar a cidade pois na classe Bairro tem um atributo cidade do tipo Cidade. Então eu botei o proprio objeto cidade de valor no selectItem.
A diferença entre os códigos que eu andei pesquisando no google e o meu é que no meu eu não tenho nenhum atributo identificador para os objetos, como por exemplo chave, código, id, etc… Essa chave é usada em todos os outros casos.
Eu andei achando alguma coisa que diz que tenho que usar um conversor personalizado, mas eu não sei como acessar a lista de cidades através desse conversor… Tem a ver com o FacesContext?
O que significa esse código esquisito: “modelo.Cidade@1ddbf6e”?
Como eu converto ele para o objeto original no bean?

Muito Obrigao
Pedro

O amigo, beleza,

faz tempo esse post, então estou com esse problema para gravar um cadastro de cidade que tem um selectonemenu com estados, voce pode me ajudar?