Salve galera! Eu sou novo por aki e este é minha primeira dúvida! Já sou programador em outras linguagens, VB, VB.NET, C#, Pascal, Asp.NET, PHP, e agora estou iniciando JAVA com o Netbeans 6.8.
Sei que muitos vão achar idiotice, mas sei que todo mundo não achou isso no inicio, então por favor me ajudem.
[color=red]OBS. Eu pedi com educação para me ajudarem com o Código e não com o Forum de vcs. Peço desculpas, pois eu não tenho tempo de ler as regras dos foruns e deixo para aprender as coisas menos importantes com a prática mesmo.[/color]
A questão é a seguinte:
Estou tentando conectar uma aplicação com o banco de dados MS ACCESS e estou recebendo o seguinte ERRO:
[color=red]"java.sql.SQLException:[Microsoft][ODBCDriveManager]Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum drive padrão especificado"[/color]
Eu verifiquei e o nome da fonte de dados está correto.
Bom eu vi neste forum que é preciso criar uma conexão ODBC. Certo , eu criei uma e mesmo assim não funfou.
Queria pedir que alguem me ajudasse nessa primeira fase do meu aprendizado.
Eu tenho que instalar algum drive? Qual? Onde baixo?
Ajudem-me! Abaixo seque os códigos da classe de conexão e do botão de autenticação, que é um exemplo que eu peguei aki no forum.
Eu utilizo o Windows 7 Ultimate, Netbeans 6.8.
/**------------------------------Classe de conexão------------------------------------------*/
import java.sql.*;
import javax.swing.JOptionPane;
public class ClassConecta {
/** Creates a new instance of ClassConecta */
public ClassConecta() { }
//função para conexão com Banco
private String url = "jdbc:odbc:bancojhonn";
private String driver ="sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";
private String user ="OK";
private String pwd = "senhajohnn";//Senha do Banco de dados
Connection con = null;
public Connection conecta(){
try{
Class.forName(driver);
con = DriverManager.getConnection(url, user,pwd);
}catch(ClassNotFoundException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro no sistema, se o problema persistir contate o administrador:\n Driver não encontrado!\n"+ e,"ATENÇÃO",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
}catch(SQLException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro no sistema, se o problema persistir contate o administrador:\n Erro na Conexão com Banco\n"+ e,"ATENÇÃO",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
}
// System.out.println("Conectado");
return con;
}
//fim da conexao
//========================================================
}
//--------------------------Botão de Autenticação---------------------------------------------------
private void btnOkActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
ClassAutentica autentica = new ClassAutentica();
FPrincipal principal = new FPrincipal();
autentica.setLogin(txtLogin.getText());
autentica.setSenha(txtPwd.getText());
autentica.setRetornaNivel(1);
String login = txtLogin.getText();
if(autentica.autentica() == false){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Login ou Senha Inválidos","ATENÇÃO",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
}else{
ClassAuditoria audita = new ClassAuditoria();
audita.setTxt("Usuário: " + login + " Conectou-se");
audita.incluiAuditoria();
principal.show();
this.dispose();
}
}
//Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.