Por Onde Começar a Estudar e Programar em Java? Qual melhor plataforma ou Editor?

Por Onde Começar a Estudar e Progrmamar em Java? Qual melhor plataforma ou Editor?
Alguem tem Livros e ou Apostilas para me enviar?
Eu ja programa em Access mas quero muito aprender Java Profissional, qual o melhor caminho?
Alguem sabe de um curso muito bom online?

Apostilas gratuitas da Caelum. São ótimas. K19 também.

Sequência: Algoritmos, Java e OO, Java Web, Java frameworks.

Obrigado pelas dicas mas Existe um Editor Java? quase todas as linguagem ou bem dizer todas tem o editor dela, qual é o editor dela e onde baixar?

O mais usado é o Eclipse, depois NetBeans. Nas apostilas explicam tudo. E o melhor é você começar no bloco de notas e prompt. Só o início pra se familiarizar bem e saber o que ocorre por baixo dos panos.

o Eclipse é mais leve que o NetBeans, e acho mais fácil tmb.

Eu tenho usado o IntelliJ Idea. Mas perguntar qual é o melhor editor é mais ou menos como perguntar qual é o melhor time de futebol… ou qual a melhor religião…

Verdade. Citei as mais usadas. Na minha opinião Intellij IDEA é disparada a melhor IDE. Pra Scala e Groovy então não precisa nem discutir com ninguém.

mas precisa ter o java instalado no seu computador, isso? se tem, qual java eu instalo?

Qual a diferença do Java para JavaScript?

Comece a estudar as apostilas que indiquei e você terá essas respostas.

O que instalar? Como instalar? http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java.

O que é Java? http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/o-que-e-java/

Javascript é uma linguagem frontend, executada no cliente (browser) da sua aplicação web. Também pode ser usada no lado servidor. Mas, enfim, você não precisa se preocupar com ela agora. Só quando começar a desenvolver pra web.

Ok, muito obrigado! valeu

IntelliJ Idea não é pago?

Bom, eu pessoalmente acho que para quem está iniciando o Netbeans melhor. O Eclipse é mais produtivo e fluido, mas requer mais experiência. Hoje eu uso o Eclipse, mas iniciei no Netbeans.

IntelliJ Idea não é pago?[/quote]

Sim, é pago. Tem uma versão community que é gratuita, mas nunca testei.

IntelliJ Idea não é pago?[/quote]

Sim, é pago. Tem uma versão community que é gratuita, mas nunca testei.[/quote]

Interessante, eu nunca fui procurar justamente pq sabia que era pago. Quando tiver um tempo vou dar uma olhada pois me falaram maravilhas dessa IDE.

Minha opinião é a seguinte:

Nível iniciante:
Material:
-Apostilas da Caelum para Java JDK Iniciante
-Livro Java Use a Cabeça
-Google
-Youtube
-GUJ (por ter muitos posts de ajuda e ensino)
-Editor de texto tipo o NotePad++ (Pois assim poderá ver como toda a coisa acontece)

Nível intermediário:
Material:
-Todo já falado no nível iniciante mais
-Livro Java Como Programar (Deitel)
-Livro ServLets e JSP Use a Cabeça (Sierra)
-Livro DesignPatterns (Sierra)

Nível avançado:
Material:
-Unknown => pois a partir daqui, tudo que puder aprender
e somar para seu conhecimento em Java vai ser válido e importante
desde que o conteúdo aprendido seja relevante, atual ou de aplicação na atualidade.

Abraço e espero poder ter ajudado.