Por onde começar a estudar java?

galera seguinte sou programador php e estou querendo começar a aprender o java rodei a net e vi falando pra baixar o jdk claro e o netbeans queria só confirmar se estou no caminho certo para no começo naum estar errando

grato pela atenção obrigado

O básico é o jdk mesmo.

Netbeans é até mão na roda demais p/ iniciantes, até prefiro usar o Bloco de Notas ou Notepad++ nesse estágio.

fala hoolingans,

é isso ai tem que baixar o jdk, netbeans? Bem eu prefiro o Eclipse.

Hello World Java
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

JDK
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.163.1.guj

[]`s

Olá seja bem Vindo!!!

Uma apostila muito boa para começar!!!

o jdk ta certinho, mas para inciante aconselho usar o JCreator, que ai vc aprende Java sem ficar viciado em nada…se vc aprender no netbeans e for usar o JCreator depois entao vc vai sofrer mas o contrario nao é verdade…
:wink:

poxa gostei do forum galera amiga aki hein já chega dando as opiniões e talz gostei das dicas ai vlw mesmo e a apostila to imprimindo pra ler com calma aki vlw

ah entaum o netbeans foi um amigo que falou que era melhor e talz eu tava querendo o eclipse pelo fato de fazer tudo na mão e talz só que ele falou que tem que ficar install plugin ai desisti

como te disse, baixa o JCreator…pra aprender ele é muito bom…pois nao fica te “viciando” em nada…:wink:

galera eu tava dando uma olhada na net e fala sobre umas configuração de path classpath algo assim ,isso tem que ser feito ou só instalar o jdk e já era posso trabalhar ?

vlw

sim…tem que ser feito para que vc possa compilar suas classes direto pelo dos, sem IDE…

até da pra vc criar seus arquivos com a IDE, masi é fortemente aconselhado que vc saiba compilar diretamente pelo dos…

o guj tem um tutorial sobre como fazer isso no linux e outro no windows, sendo assim eu vo dexa vc ja ir começando com suas pesquisas (vai se acostumando)

É so criar uma variavel de sistema no path e o valor da variavel é o endereço do javac.

tirado de um outro tópico…eu achei interessante esse caminho…

[quote=ViniGodoy]Primeiro você aprende a compilar um programa com pelo menos 2 pacotes no braço. Aprenda a ler as exceções.

Depois, você passa para uma IDE e aprenda, com urgência, a usar o depurador. Nunca vi nada melhor para aprender a programar do que observar a execução do seu programa passo-a-passo e tentar entender o que está acontecendo.[/quote]

bom o netbeans já tá baixado mesmo entaum ficou aki e o eclipse me falaram que tem que colocar muito plugin e como parece ser levinho e pra começar aprender a usar o java to seguindo o conselho do amigo acima que falou do JCreator

hj já vou instalar e começar a tentar :smiley:

aew galera ontem fiquei fazendo uns hello world ,if else,while,for :smiley: show hein

abelgomes vlw mesmo pela dica muito show o programinha

link
link 2

veja se os links acima serve!

flw!

vlw ai gostei do link agora uma dúvida galera a apostila que o amigo me passou o link é muito boa só que agora to com um problema lá ela faz dois arquivos classe conta.java e programa.java são independentes mas ela naum precisa importar nada já chama lá ele faz assim em casa deu erro ,gostaria de saber - se os arquivos estiverem na mesma pasta naum precisa importar ou algo assim sei lá pode chamar normal ?

nesse caso, CLASSES (arquivos.java) que pertecerem ao mesmo PACOTE (pasta) não precisa fazer import, em outras IDE´s esse import seria autoimatico,e vc nao iria saber nada sobre isso. por isso disse pra vc usar o JCreator ;), seria uma boa ideia vc estudar sobre essa hierarquia…

ah tá entendi amigo pensa num cara que já tava neurótico pq achou que tava fazendo algo errado rs mais bele ,agora sobre hierarquia essa parte to viajando aki como assim amigo ?

vlw pela ajuda

vc vai ter varios desses problemas, mas nao precisa se deseperar…é assim mesmo, vc pode pegar essa sua apostila de java basico e procurar pq acho q nela tem sobre isso, classes e atributos publicos, privados, protegidos, oq da e o q nao da pra fazer com classes de mesmo pacote e pacotes diferentes…etc…

ah tá entendi amigo a apostila no caso sitada é a da caelum que o amigo me passou o link tenho umas outras coisas pokas pra referencia entendi essa é a hierarquia legal pra testar pra ver como funciona elas

vlw pela ajuda amigo