Por onde começar a estudar java?

50 respostas
hooligans

galera seguinte sou programador php e estou querendo começar a aprender o java rodei a net e vi falando pra baixar o jdk claro e o netbeans queria só confirmar se estou no caminho certo para no começo naum estar errando

grato pela atenção obrigado

50 Respostas

TeiTei
B

O básico é o jdk mesmo.

Netbeans é até mão na roda demais p/ iniciantes, até prefiro usar o Bloco de Notas ou Notepad++ nesse estágio.

Z

fala hoolingans,

é isso ai tem que baixar o jdk, netbeans? Bem eu prefiro o Eclipse.

Hello World Java
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

JDK
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.163.1.guj

[]`s

Anselmo.axo

Olá seja bem Vindo!!!

Uma apostila muito boa para começar!!!

abelgomes

o jdk ta certinho, mas para inciante aconselho usar o JCreator, que ai vc aprende Java sem ficar viciado em nada…se vc aprender no netbeans e for usar o JCreator depois entao vc vai sofrer mas o contrario nao é verdade…
:wink:

hooligans

poxa gostei do forum galera amiga aki hein já chega dando as opiniões e talz gostei das dicas ai vlw mesmo e a apostila to imprimindo pra ler com calma aki vlw

ah entaum o netbeans foi um amigo que falou que era melhor e talz eu tava querendo o eclipse pelo fato de fazer tudo na mão e talz só que ele falou que tem que ficar install plugin ai desisti

abelgomes

como te disse, baixa o JCreator…pra aprender ele é muito bom…pois nao fica te “viciando” em nada…:wink:

hooligans

galera eu tava dando uma olhada na net e fala sobre umas configuração de path classpath algo assim ,isso tem que ser feito ou só instalar o jdk e já era posso trabalhar ?

vlw

maior_abandonado

sim…tem que ser feito para que vc possa compilar suas classes direto pelo dos, sem IDE…

até da pra vc criar seus arquivos com a IDE, masi é fortemente aconselhado que vc saiba compilar diretamente pelo dos…

o guj tem um tutorial sobre como fazer isso no linux e outro no windows, sendo assim eu vo dexa vc ja ir começando com suas pesquisas (vai se acostumando)

jolivier

É so criar uma variavel de sistema no path e o valor da variavel é o endereço do javac.

maior_abandonado

tirado de um outro tópico…eu achei interessante esse caminho…

ViniGodoy:
Primeiro você aprende a compilar um programa com pelo menos 2 pacotes no braço. Aprenda a ler as exceções.

Depois, você passa para uma IDE e aprenda, com urgência, a usar o depurador. Nunca vi nada melhor para aprender a programar do que observar a execução do seu programa passo-a-passo e tentar entender o que está acontecendo.

hooligans

bom o netbeans já tá baixado mesmo entaum ficou aki e o eclipse me falaram que tem que colocar muito plugin e como parece ser levinho e pra começar aprender a usar o java to seguindo o conselho do amigo acima que falou do JCreator

hj já vou instalar e começar a tentar :smiley:

hooligans

aew galera ontem fiquei fazendo uns hello world ,if else,while,for :smiley: show hein

abelgomes vlw mesmo pela dica muito show o programinha

LPJava

link
link 2

veja se os links acima serve!

flw!

hooligans

vlw ai gostei do link agora uma dúvida galera a apostila que o amigo me passou o link é muito boa só que agora to com um problema lá ela faz dois arquivos classe conta.java e programa.java são independentes mas ela naum precisa importar nada já chama lá ele faz assim em casa deu erro ,gostaria de saber - se os arquivos estiverem na mesma pasta naum precisa importar ou algo assim sei lá pode chamar normal ?

abelgomes

nesse caso, CLASSES (arquivos.java) que pertecerem ao mesmo PACOTE (pasta) não precisa fazer import, em outras IDE´s esse import seria autoimatico,e vc nao iria saber nada sobre isso. por isso disse pra vc usar o JCreator ;), seria uma boa ideia vc estudar sobre essa hierarquia…

hooligans

ah tá entendi amigo pensa num cara que já tava neurótico pq achou que tava fazendo algo errado rs mais bele ,agora sobre hierarquia essa parte to viajando aki como assim amigo ?

vlw pela ajuda

abelgomes

vc vai ter varios desses problemas, mas nao precisa se deseperar…é assim mesmo, vc pode pegar essa sua apostila de java basico e procurar pq acho q nela tem sobre isso, classes e atributos publicos, privados, protegidos, oq da e o q nao da pra fazer com classes de mesmo pacote e pacotes diferentes…etc…

hooligans

ah tá entendi amigo a apostila no caso sitada é a da caelum que o amigo me passou o link tenho umas outras coisas pokas pra referencia entendi essa é a hierarquia legal pra testar pra ver como funciona elas

vlw pela ajuda amigo

hooligans

amigo aprendi legal sobre oq me falou mais no caso só consigo trabalhar com outra classe usando o extends no JCreator naum tem outro meio ,o import naum consegui é assim mesmo ?

to tentando aprender sobre abstração agora tá meio complicado entender mais tudo bem mais foi legal a idéia do JCreator aprendi bem sobre public,private,protected legal mesmo vlw amigo

ah editando já to entendendo melhor sobre abstração agora uma dúvida estou vendo interface e ai tem um problema naum consigo trabalhar com interface no JCreator ,como poderia fazer poderia me dar um help ou vcs acham que eu já podia mudar de IDE ???

resumindo oq eu faço agora rs
grato pela atenção flw

GALACTUS

Cara, baixa o Jeliot que ele compila e alem de executar o programa, ele te mostra passo a passo o que está acontecendo conforme o programa vai rodando, depois quando você estiver crack, baixa o NetBeans6.1 ou o Eclipse que você vai entrar definitivamente no mundo Java, mas antes configura as variáveis do sistema, nos tutoriais do forum tem uma apostila que ensina isso.

falou véiu, boa sorte.

abelgomes

Inteface com pacote :d

/**
 * @(#)TesteInterface.java
 *
 *
 * @author 
 * @version 1.00 2008/9/22
 */

package teste;

public interface TesteInterface {

public void teste();

}

classe dando import

/**
 * @(#)TesateClasseInteface.java
 *
 *
 * @author 
 * @version 1.00 2008/9/22
 */

import teste.*;

public class TesateClasseInteface implements TesteInterface{

public TesateClasseInteface() {
    }

public void teste(){

}

}

tudo isso feito no JCreator…

acho que vc só precisa prestar um pouco mais de atenção :wink:

hooligans

entendi cara vlw, sobre prestar mais atenção naum entendi como assim ? bom no caso estou usando a apostila do caelum e naum usa esse import saca ai fica dificil né :S por isso naum entendi onde falou que preciso prestar mais atenção

abelgomes

fiz assim pra vc sacar a diferença…olha pra interface que ela ta dentro do pacote teste…enqaunto a classe nao esta em pacote nenhum…logo temos que dar o import…se fosse tudo no mesmo pacote nao precisaria…esses “detalhes” sao importantes e as vezes passam despercibedos devido vc estar usando uma IDE sem autocompletar e q tb nao te dar dicas dos erros e nem socluções…nessa ide tudo depende de vc…por isso ela é show de bola pra aprender… :wink:

luistiagos

a questão é pq estudar java? se trabalha com php fique com php é muito mais interesante se aperfeiçoar em php do que ir para java… se quiser algo novo com foco para web aprenda ruby… minha dica é: esqueça java e se aperfeiçoe em php que é muito melhor no seu caso…

hooligans

primeiro abrel vlw ai pelas informações estão me ajudando muito;

agora ao amigo luistiagos

a questão de pq estudar java ?

amigo claro sempre temos que nos aperfeiçoar mais olha bem e se o php parar a evolução oq vai ser de mim que investi todo meu conhecimento nele,exemplo meu primo só mexe com delphi qual o futuro de um programador assim ?

conheço casos de pessoas do clipper que ficaram no clipper e hj naum sao mais programadores afinal quem usa clipper ,pode até ter mais olha que mudança houve na vida das pessoas que usavam clipper ou seja php acabar eu vou cortar cana rs (claro é um exemplo meio tosco que estou dando confio no php ) ,na minha opinião naum podemos nos amarrar a uma linguagem naum tem que ver outras tecnologias tbm (sei lá posso estar errado mas …)

mas acho que é bom saber outras linguagens naum se acomodar afinal posso optar em fazer em outra linguagem coisas que no php seria muito trabalhoso entende amigo

como diz um amigo "sou mercenario vou programar oq é bom e naum pq gosto de x linguagem "kkkk
bom minha opinião né naum quer dizer que esteja certa

abelgomes

é sempre bom vc saber mais, se tiver tempo e disposição para aprender, pq não? Para mim, quanto mais linguagens vc souber melhor. Eu ja trabalhei com C#, J2ME, C, C++…tá certo que sao muito parecidas entao a curva de aprendizado foi bem menor…mas acho que qaunto mais vc souber melhor pra vc…

luistiagos

hooligans:

amigo claro sempre temos que nos aperfeiçoar mais olha bem e se o php parar a evolução oq vai ser de mim que investi todo meu conhecimento nele,exemplo meu primo só mexe com delphi qual o futuro de um programador assim ?

conheço casos de pessoas do clipper que ficaram no clipper e hj naum sao mais programadores afinal quem usa clipper ,pode até ter mais olha que mudança houve na vida das pessoas que usavam clipper ou seja php acabar eu vou cortar cana rs (claro é um exemplo meio tosco que estou dando confio no php ) ,na minha opinião naum podemos nos amarrar a uma linguagem naum tem que ver outras tecnologias tbm (sei lá posso estar errado mas …)

mas acho que é bom saber outras linguagens naum se acomodar afinal posso optar em fazer em outra linguagem coisas que no php seria muito trabalhoso entende amigo

como diz um amigo "sou mercenario vou programar oq é bom e naum pq gosto de x linguagem "kkkk

pos então… aprenda ruby, C#, etc… porem o mercado ja esta saturado em java… para o pessoal novo na tecnologia não vale muito a pena… se eu não soubesse nada de java hj em dia com ctza não escolheria aprender agora pq o mercado ja esta satuarado e a curva de aprendizagem é bastante extensa… qdo vc acabar seus estudos e quiser entrar no mercado não tera mais vagas pois o mercado ja esta saturado a situação esta feia para a tecnologia… o que esta compensando mais hj em dia é SAP, .NET e em um futuro distinto talvez ruby…

abelgomes

isso é um caso a se pensar…mas existem profisseionais E profissionais…não sei de onde vcs são mas aqui em manaus falta gente boa(qualidade) pra trabalhar com Java…

L

Esse cara aí nem sabe o que tá falando…

EDITADO…
Aqui onde moro tá faltando programador em Java…
Mercado saturado??? só se é aí no quarteirão da cidade onde vc mora!!!

abelgomes

hooligans

bom já naum posso afirmar pois naum entendo tanto assim ,mas meu primo fala que java é bom pra caramba para o mercado foi a primeira vez que ouvi falar que está saturado tbm

luistiagos

hooligans:
bom já naum posso afirmar pois naum entendo tanto assim ,mas meu primo fala que java é bom pra caramba para o mercado foi a primeira vez que ouvi falar que está saturado tbm

pois é… um dia ele era bom pra caramba para o mercado… assim como Delphi e VB foram… porem td que é bom para o mercado acaba saturando… java agora ja esta com o mercado saturado o ideal é procurar tecnologias que estão crescendo no mercado…

hooligans

e olha que foi vc mesmo que falou pra mim que era pra ficar no php kkkkkkk magina a hora que php ficar “saturado” ai oq faço ?rs

luistiagos

leopoldof:

pos então… aprenda ruby, C#, etc… porem o mercado ja esta saturado em java… para o pessoal novo na tecnologia não vale muito a pena… se eu não soubesse nada de java hj em dia com ctza não escolheria aprender agora pq o mercado ja esta satuarado e a curva de aprendizagem é bastante extensa… qdo vc acabar seus estudos e quiser entrar no mercado não tera mais vagas pois o mercado ja esta saturado a situação esta feia para a tecnologia… o que esta compensando mais hj em dia é SAP, .NET e em um futuro distinto talvez ruby…

Esse cara aí nem sabe o que tá falando…

EDITADO…
Aqui onde moro tá faltando programador em Java…
Mercado saturado??? só se é aí no quarteirão da cidade onde vc mora!!!

faça as contas… qts programadores java existem no brasil e qts existem de outras tecnologias hj em dia…
e faça as contas de quantas vagas tem para java e quantas tem para outras tecnologias? java tem um numero concideravel de vagas porem a maior parte das vagas estão concentradas em pouquissimas mega-empresas no mercado… e o pq disto? pq a maioria dos programadores sabem java… enquanto um numero bem maior de empresas adotam outras tecnologias… porem com menos vagas que estas mega-empresas… mas se vc ir no netcarreiras e buscar por profissionais java vc vai achar uma carrada e se buscar por vagas com vaja vai achar bastante… depois procure por profissionais de outra tecnologia qualquer como .NET por exemplo e busque por vagas para esta tecnologia… pegue a qtdade de programadores java e divida pela qtdade de empregos java faça o mesmo com outras tecnologias e compare os valores…

fazendo isto vc vai ver se eu não sei do que estou falando…

Por isto mesmo o ideal e não se prender a X tecnologia ou linguagem de programação…

hooligans

é exatamente oq estou fazendo naum estou me apegando no php estou indo para outras linguagens

abelgomes

o kra quer te tirar do mudo java…tu vais saturar mais o mercado…hehehehehehehe…

luistiagos

kkkkkkkkkkkkkkkkkk…

L

Oh que conta vc tá fazendo? Comparar Java com o resto de todas as tecnologias existentes? assim qualquer linguagem vai perder … pssss … que conta considerável para uma decisão…

Então o kra vai ter que estudar todas as outras tecnologias existentes, pois todas juntas superam o número de vagas he he he he he

L

é verdade…

Javabuntu

luistiagos:
hooligans:

o mercado está mesmo SATURADO de pessoas QUE SE ACHAM PROGRAMADORES JAVA.
Basta pegar esse “monte” de programadores e olhar os códigos inúteis que fazem, POG, fazem uma alteração pra corrigir um problema e 1 semana depois, metade do sistema pára.

O mercado não está (AINDA) saturado, hoje um ÓTIMO programador java não fica desempregado.

basta ler este tópico do CV http://www.guj.com.br/posts/list/61615.java
e vai ver um monte de colegas seu que se acham bons, e comete isso e mais um pouco!!!

wswillianss

Bom se Java fosse feito só para empresas grandes, ele não existiria. O que dizer da TV Digital, Celulares, NOTEPADs, iPod… será que eles vão saturar se a maioria deles utilizam Java, nos seus sistemas?

Valder_Olmo_Correa

Fala aê, holigans, bem vindo ao fórum GUJ, aqui você encontrará pessoas formidáveis para lhe ajudar.
Bem, acho que JAVA é a linguagem do momento sim, não tem essa de mercado saturado não, basta saber programar direitinho, entender bem os conceitos de programação orientada a objeto e tals. Isso acho que você já tem, pois trabalha com PHP, que também possui orientação a objetos.

E concordo, o Dart Vader :smiley: aí lhe deu o melhor caminho para se aprender Java, iniciando com o JCreator, também comecei com ele. Meu, vou te falar, você vai ter que arrumar uma pancada de erros que seus programas irão dar, isso é meio chato no início, dá vontade de socar o teclado :D, também passei por isso, não se preocupe, pois é normal.
Arrumando os erros você vai aprender muito, aprenderá mais com os erros do que com os acertos. É a melhor forma de se apredner, palavra de professor.

Bem, uma opinião para seus estudos, não estude pela apostila da Caelum no início, apesar dela ser muito boa, já começa com orientação a objetos em Java. Isso não é lá muito didático, pelo menos na minha opinião. Use um livro e comece a programar de forma estruturada mesmo, depois você pega a apostila da Caelum e começa a programar orientado a objetos.
Outra coisa, acho que você está colocando o carro na frente do boi, já começar aprender sobre métodos estáticos, private, protected no início pode ser desanimador, isso é coisa de orientação a objetos, esqueça isso por enquanto. Também querer implementar interfaces e utilizar herança, repito, esqueça isso por enquanto. Vá de estruturado mesmo.

Outra coisa, o Eclipse só exige que você instale plugin se quiser trabalhar com o visual editor, isso não é o caso nesse momento de sua aprendizagem. Ou seja, não há nada de errado com o Eclipse, que é uma baita IDE. Depois de fazer muuuiitas coisas com o JCreator, vá de Eclipse, você verá por que a IBM gastou a bagatela de 40 milhões de dólares para desenvolvê-lo, é fantástico ! Escreva seu código nele, se tiver erro, ele indica onde já em fase de desenvolvimento, mas contenha-se, fique com o JCreator por enquanto.

Espero ter ajudado, qualquer coisa, poste aí.

pedro_lima

Oi pessoal

Eu uso o NetBeans 6.1 no Windows XP

e to aprendedo Java 2 com livro “Aprenda em 21 dias Java 2 Professional Reference”

W

Valder Olmo Corrêa:

Outra coisa, o Eclipse só exige que você instale plugin se quiser trabalhar com o visual editor, isso não é o caso nesse momento de sua aprendizagem.

So pra complementar, o eclipse nao exige que vc instale plugin nenhum na verdade. Vc instala os plugins dependendo de sua necessidade, se vc tem necessidade de fazer interfaces graficas tem os plugins pra fazer isso. Eu mesmo faco toda a parte grafica no braco mas mesmo assim tem diversos plugins instalados no meu eclipse. Plugins pra HTML, JSP, SVN, XML e varios outros.

Mas como ja falaram, se vc ta aprendendo. Provavelmente no inicio vc nao vai sentir nenhuma necessidade de instalar plugins.

//Daniel

hooligans

galera vlw pela força dei uma sumida estava meio desanimado estou voltando ai aos estudos vlw pela força mesmo galera e deu pra notar que ajuda nas dúvidas naum vai me faltar né :smiley:

amigo Valder Olmo Corrêa no caso das dúvidas que tu citou foi pq estava estudando com a apostila da caelum por isso a dúvida entende :smiley:

mais vlw pelas dicas ai :smiley: só que estou meio sem rumo pra estudar :s

GALACTUS

Ué, se não dá no mercado, tenta na padaria!

HAHAHAHAHA

Valder_Olmo_Correa

Fala aê, Hooligans.
Bem, se está meio sem rumo para estudar, dou-lhe uma dica. compre o livro:
Java6, Desenvolvendo e Implementando Aplicações
Sérgio Furgeri
Editora Érica.

Este livro é destinado às pessoas que estão começando com o Java. Não é tão extenso, dá para degustá-lo em uns 3 ou 4 meses, chutando alto.
Depois dele você pode adquirir o livro Java, Como Programar. do Deitel, Editora Pearson, está na sexta edição em português e na sétima em inglês. Este livro é bastante completo, tem tudo ali. Pode também pegar a apostila da Caelum, que é muito boa para quem já programa estruturado.
Siga esses passos, acho que este é um bom rumo para começar com o Java.

Abraços !

hooligans

vlw amigo vou dar uma olhada no livro aki obrigado

M

Bom, to começando em java agora tbm.
Antes de comprar um livro eu pesquisei bastante aqui no forum e optei pelo “Usea acabeça! Java” da Kathy Sierra.
Ja tinha programado em VB faz muitos anos e sempre brinquei com PHP, mas não usava POO.
Já estou no Cap 5 desse livro. Estou plenamente satisfeito, livro é bem simples de entender e tem bastante exemplo.
Não fica explicando coisas pra quem nunca programou, como funcionamento de if/for/while etc…
Vai direto ao ponto, com vários exemplos e vários exercícios.
Recomendo pra quem já programa ou já programou.
:smiley:
abraço.

Criado 15 de setembro de 2008
Ultima resposta 16 de out. de 2008
Respostas 50
Participantes 18