Olá pessoal. Estou repensando meu futuro profissional e gostaria de contar com a ajuda de vocês para me auxiliarem numa dúvida. Possuo uma boa experiência em desenvolvimento web e, agora, pretendo partir para o desenvolvimento de aplicação web(intranet) com Java. Para eu conseguir um bom aproveitando qual o melhor:
aprender Java antes para poder criar componentes, servlets, etc ou
posso ir sem dó direto para o JSF?
Do ponto de vista de um iniciante no Java qual o melhor a ser feito?
Hm,
A algum tempo eu iria dizer para estudar Java bem e tal … mas há milhares de pessoas (e eu sou uma delas) que aprendeu ruby usando rails (nunca fiz nada fora do rails)
Entao oq eu acho é:
Porque nao aprender java (linguagem) durante o seu aprendizado/uso de JSF ??
[quote=maxguzenski]Hm,
A algum tempo eu iria dizer para estudar Java bem e tal … mas há milhares de pessoas (e eu sou uma delas) que aprendeu ruby usando rails (nunca fiz nada fora do rails)
Entao oq eu acho é:
Porque nao aprender java (linguagem) durante o seu aprendizado/uso de JSF ??
[/quote]
Pode até ser assim. Mas o que precisa ter em mente é que tem que aprender Java, ou antes ou durante o estudo do JSF.
Se não cai nos casos de umas figuras que tenho entrevistado que conhecem Struts, JSf e tals mas não sabe a diferença entre List e Collenction
[Comparação fulera = ON]
é igual a investidor ou poupador no início… comeca poupando muito… mas nao aguenta e gasta tudo no mes seguinte
[Comparação fulera = OFF]
macs sem dúvida aprenda primeiro Java. Não apenas a sintaxe, mas principalmente orientação a objetos, os padrões de projetos, boas práticas de programação e etc. Aprendendo bem os conceitos, o resto fica tranquilo (até mesmo quando você tem que testar N frameworks para identificar qual o melhor para o seu problema). O JSF nada mais é que um framework MVC. Irá te ajudar na parte de VIEW e controller, mas as regras de negócio continuaram sendo JAVA e ai você vai precisar ter um bom conhecimento na linguagem.
maxguzenski Discordo de você. É claro que se a pessoa usar o framework X,Y,Z, vai acabar aprendendo na necessidade a linguagem de programação, porém no meu ponto de vista, irá aprender de uma forma bem mais dolorosa e menos produtiva. O Luca aqui do GUJ mesmo deu um depoimento que tentou começar com Ruby através do Rails e se arrependeu. Eu por exemplo dei uma lida rápida em Ruby antes de ir para o Rails. Confesso que estudando o Rails eu aprendi Ruby, mas depois que terminei de ler o livro sobre Rails, sabe o que eu fiz? Comprei um livro específico só de Ruby para aprender , de fato, Ruby direito. E posso te garantir que foi a melhor coisa que eu fiz até agora
ps: O livro que eu comprei foi o “The Ruby Programming Language by David Flanagan; Yukihiro Matsumoto”. Livro excelente para quem já tem uma base de Ruby
Cara, eu falo por mim…
Estou aprendendo Java desde Dezembro do ano passado, e agora comecei a ver Servlets.
Por enquanto to conseguindo entender bem os conceitos. Mas se não tivesse uma noção boa do Java Básico ficaria muito difícil.
Mas é só minha opinião.
[quote=Jair Rillo Junior]macs sem dúvida aprenda primeiro Java. Não apenas a sintaxe, mas principalmente orientação a objetos, os padrões de projetos, boas práticas de programação e etc. Aprendendo bem os conceitos, o resto fica tranquilo (até mesmo quando você tem que testar N frameworks para identificar qual o melhor para o seu problema). O JSF nada mais é que um framework MVC. Irá te ajudar na parte de VIEW e controller, mas as regras de negócio continuaram sendo JAVA e ai você vai precisar ter um bom conhecimento na linguagem.
maxguzenski Discordo de você. É claro que se a pessoa usar o framework X,Y,Z, vai acabar aprendendo na necessidade a linguagem de programação, porém no meu ponto de vista, irá aprender de uma forma bem mais dolorosa e menos produtiva. O Luca aqui do GUJ mesmo deu um depoimento que tentou começar com Ruby através do Rails e se arrependeu. Eu por exemplo dei uma lida rápida em Ruby antes de ir para o Rails. Confesso que estudando o Rails eu aprendi Ruby, mas depois que terminei de ler o livro sobre Rails, sabe o que eu fiz? Comprei um livro específico só de Ruby para aprender , de fato, Ruby direito. E posso te garantir que foi a melhor coisa que eu fiz até agora
ps: O livro que eu comprei foi o “The Ruby Programming Language by David Flanagan; Yukihiro Matsumoto”. Livro excelente para quem já tem uma base de Ruby
Aprender frameworks sem aprender linguagens é o melhor caminho para você se tornar mais um POGueiro gambiarrizador que usa um monte de frameworks sem nem saber direito para que eles servem e nem como funcionam.
E para usar o JSF corretamente tem que saber java. Se não souber java, vai acabar utilizando-o incorretamente.