Por onde comecar

Galera…

pedi ajuda em outro topico alguns dias, mas pelo fato de estar muito perdido resolvi abrir outro mais simples.

Meu problema é o seguinte, preciso fazer uma pagina web simples (apenas de teste) que pegue algum dado de um banco de dados, implementada em java e utilizando Jboss 6 + NetBeans.

Bem, ja fiz uma pequena pagina web, rodando no netbeans e Jboss, porem fazer aparecer qlqer dado do banco eu num consigo.

Ja pus o connector certim, configurei o arquivo -ds.xml, mas parece que o buraco e mais em baixo quando se fala em jboss…

Alguem pode me dar um direcionamento em relacao a tutorial ? Parece-me que antes tenho de implementar classes Beans que comunicam com o banco, porem me falta referencias sobre isso.

Qlqer ajuda é bem vinda.

Abraços.

Cara não tem nada haver de ser JBOSS ou TOMCAT ou qualquer outro app server, claro tem detalhes específicos desses container mais não vem ao caso.

Seguinte, você conecta no banco com JDBC ou algum framework de persistência ORM (JPA), pega os dados e exibe na tela…

Qual a sua dificuldade? o que você fez até agora? coloca ai…

É isso mesmo que o colega disse.
Adentrando mais um pouco no assunto.
Faça o objeto Connection receber a conexão. Após recebido, crie um objeto Statement e um ResultSet. O Statement vai realizar a consulta na sua base de dados através do método executeQuery(String sql) e o resutado deve ser atribuido a variavel ResultSet.
A variavel ResultSet possui métodos para você regatar os valores da consulta e navegar durante a lista obtida no retorno da consulta.

Exemplo: supondo que você realizou uma consulta que retorna 3 registros. Dentro desses registros você tem números inteiros e textos. Para números inteiros, utilize o método getInt(Integer index) ou getInt(String nameColumn) onde index é o indice da sua coluna e o name Column é o nome da coluna.
Para passar os registros, utilize o método next().

Quando você buscar por um resultado da select, atribua o valor a uma variável da sua página, assim você conseguirá exibi-lo em tela.

Abraço.

Opa amigos, obrigado pelo contato.

Entao Erick, é o seguinte, to usando como base o seguinte tutorial -> http://netbeans.org/kb/docs/web/mysql-webapp_pt_BR.html

Porém ele foi feito pra rodar no GlassFish, tudo nele funcionou perfeitamente, até que cheguei na parte que adicionei a parte do codigo responsavel por fazer uma request ao banco

<sql:query var="subjects" dataSource="mynewdatabase"> SELECT subject_id, name FROM Subject </sql:query>

Ai o seguinte erro me aparece… javax.servlet.ServletException: javax.servlet.jsp.JspException: Unable to get connection, DataSource invalid: “java.sql.SQLException: No suitable driver found for mynewdatabase”

Creio eu, que como o Jboss nao faz tem configuracao diretao como o Glass, eu preciso fazer o que o Max falou… Fazer o objeto Connection receber a conexao (nao sei fazer nd disso Max)… criar o Statement e por ai vai

Onde recebo informacoes disso Max !?

Abraços.

Pra ser sincero eu não sei como você está fazendo isso aí. Me estranho ver consultas sl por tags. Mas o erro que está sendo gerado é justamente isso, não há uma conexão com o banco. você precisa de um driver de conexão + as informações que passei acima.
Existem varias maneiras de se fazer isso que você deseja.
Me informe quais são suas especificações, caso tenha, em termos de utilização de framework.

Talvez seja um pouco avançado, mas da uma lida aqui:

http://k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k12-desenvolvimento-web-com-jsf2-e-jpa2

Essa apostila eu gosto muito.

Então Max,

Eu estou me preparando para desenvolver uma interface gráfica via web (que não possui toda definição ainda).

As definições que tenho são: Usar os seguinte softwares : NetBeans + MySQL + Jboss.

E o que eu vo fazer no futuro e uma uma pagina Web que auxiliar uma pessoa a ver dados de produtos na web (num nada de outro mundo nao, é tipo ver os produtos disponiveis de um super-mercado antes de ir a ele, onde esses dados vao estar no banco )

Pois é, mais ou menos, pq la na aba serviços no NetBeans eu consigo ver o banco e as tabelas dele, e pelo admin do Jboss eu tbm vejo o banco, so que na hora H ele num me traz o dado.

Vou ler o que você mandou e tentar fazer um arquivo sozinhu do zero (caso não ache um tuto legal) que pegue uma mostre numa pagina web todas as informacoes de uma tab de um banco, isso ja serve para eu desencalhar.

Abraços.

Opa, primeiro está tag que você está usando do JSTL é depreciada, é considerado uma péssima pratica colocar regras de banco de dados na view (camada de apresentação), isso deveria estar em uma camada de persistência, você vai ter que estudar primeiro java para depois começar fazer alguma coisa… não é seguindo um tutorial de com práticas de 2002 que você vai conseguir fazer alguma coisa.

Estude as apostilas FJ11 e FJ21 da caelum.

Mais vamos lá…

Em qual lugar esta o seu mysql-connector-java.jar , o erro é claro não foi possível encontrar um Driver para o seu mynewdatabase

Uhn, vlw o apoio Erick, entao, vo tirar a tarde pra estudar, e e verdade, tuto de 2002… onde que eu tava com a kbca…

Sobre o erro, ACHO que num e o conector, creio que seja um excessao mais generica saka?!

Eu pus ele dentro da minha pasta do JBOSS em varios pontos, dentro de Libs, dentro solto dentro do default\deploy, eu upei ele tbm estando no netbeans em adicionar bibliotecas, e por fim ainda pus ele dentro de libs na propria pasta JDK do Java, rsrs