Por onde comecar

Ola pessoal, sou novo por aqui.

Ja estudei a linguagem java, servlets, jsp’s (ainda nao estudei EJB’s) e agora quero comecar com um projeto web.

Gostaria de uma dica pra saber o que mais esta sendo usado no mercado, tipo, quais os frameworks devo usar e se possivel uma descricao simples em que cada um deles eh usado.

Um colega meu falou sobre o Struts. Eh uma boa esse framework ?

Que design-patterns deveria usar em um projeto web ?

Quais bancos de dados voces usam? E qual voces recomendariam para eu usar com java ? Tipo, o que as empresas estao usando por ai nos sistemas web.

Agradeco qualquer dica

[quote=JavaCode]Ola pessoal, sou novo por aqui.
[/quote]
Seja bem vindo!

Na comunidade (java) há uma grande aceitação e uso dos seguintes “frameworks web”: JSF (extensões: richfaces, primefaces, icefaces, tomahawk), Struts, GWT, VRaptor…
Acho que você poderia começar lendo
[list]Java para desenvolvimento web[/list]
[list]Desenvolvimento ágil com VRaptor, Hibernate e AJAX
[/list]

Opiniões sobre um framework você terá muitas e variadas, eu acho sim bom. Agora quanto a qual design pattern usar em projeto bem não dá para prever O SEU PROJETO, tipo esses padrões de projeto surgem quando houver a necessidade. Aconselho você a ler uns livros que podem abrir sua cabeça para um melhor aprendizado.
Refatoração (FOWLER, Martin)
Padrões de projeto (GoF)

[quote=JavaCode]
Quais bancos de dados voces usam? E qual voces recomendariam para eu usar com java ? Tipo, o que as empresas estao usando por ai nos sistemas web.
Agradeco qualquer dica[/quote]
Você realmente precisa mesmo ler aquelas apostilas que te passei e ficar mais ligado aqui no forum, ler revistas, ler livros, blogs.
Se achar que precisa de uma revisão no java leia Java e orientação a objetos.