Por onde começar

Fala pessoal beleza?

Ja trabalho com java a algum tempo e agora começarei a correr atrás das certificações.
Mas está meio confuso pra mim então gostaria de tirar algumas dúvidas.

Para tirar a certificação OCJP -> http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=320

eu preciso de ter passado em qualquer outro exame correto?
E em muitas outras certificações o pré-requesito é o mesmo.
Então eu deveria começar pelo OCA -> http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_850
?

Estou meio confuso, na realidade a minha intenção é certificação em JME e JEE mas preciso como pré-requisito a OCJP.

Outra dúvida que eu tenho é se devo partir para 7.0 ou seguir a 6.0 mesmo.

Então se puderem me indicar por onde devo começar e etc eu ficaria muito grato.

Abraços!

Mano, cai de testa na OCJP. Nunca vi vaga de emprego pedindo OCA por exemplo.

Vai para a 6 mesmo, você vai encontrar mais material sobre ela. [=

pra tirar OCPJP (antiga SCJP) nao precisa de nenhum requisito, somente para as demais (tirando SCJA) precisa da OCPJP

ou seja, OCPJP é o requisito para as demais e pra ela nao há nenhum requisito

[quote=igor_ks]pra tirar OCPJP (antiga SCJP) nao precisa de nenhum requisito, somente para as demais (tirando SCJA) precisa da OCPJP[/quote] E tirando a de arquiteto. Agora para arquiteto precisa ter um curso da oracle (se não me engano).

Jake e Igor

Valeu pela força, eu acho que devo ter confundido porquê vi na página do OCPJP a frase: “To achieve this certification, candidates must successfully complete one exam.”.
Ai achei que eu precisaria fazer a OCA.

Mas beleza então, quanto a 6.0 não tem risco dela se tornar deprecated né? E mesmo se houver, acho que certificação é certificação ahahahahaa.

[quote=-Igarashi]Jake e Igor

Valeu pela força, eu acho que devo ter confundido porquê vi na página do OCPJP a frase: “To achieve this certification, candidates must successfully complete one exam.”.
Ai achei que eu precisaria fazer a OCA.

Mas beleza então, quanto a 6.0 não tem risco dela se tornar deprecated né? E mesmo se houver, acho que certificação é certificação ahahahahaa.[/quote]

Mano, microsoft que tem dessas coisas.

Mas até hoje vejo nego meter SCJP 1.4 no CV. [=

Boa tarde Amigos,

Conforme discussão sobre a certificação de programador java, vale salientar que a versão 7 ainda está em fase BETA e ainda não é possível saber quais serão os novos rumos para a certificação java, uma vez que somente após a fase BETA que o conteúdo da prova final será definido. A oracle já declara em seu site que para a versão 7 da certificação de programador a certificação OCJA será obrigatória.
Mas atente-se, a certificação Java é reconhecida pelo mercado de trabalho independentemente de sua verão, uma vez que o maior diferencial da certificação é a prova de conhecimentos sobre a linguagem e principalmente comprovar que a pessoa passou por um processo de estudo desafiador e obteve a certificação.

A certificação OCJP 7 está em fase BETA, então é extremamente recomendado fazer a versão 6, uma vez que as provas da oracle tem histórico de ficarem bastante tempo em versão BETA.

Quaisquer dúvidas estou à disposição.

[]s

Jose, Jake e Igor

Muito obrigado, agora ficou bem mais claro como funciona.

O conteúdo da OCPJP não deve ter mudado muito da SCJP certo?
Então o material de apoio divulgado nos posts, tal como os simulados não estão obsoletos, então posso me basear por eles?

sim, o conteudo é o mesmo, o nome somente mudou por causa da aquisicao da Sun pela Oracle

O que vc quis dizer com isso…?
Que eu saiba uma vez certificado, para sempre certificado não importa a versão…vai do profissional seguir as novidades, sem a necessidade de refazer a mesma prova.

Me falaram que os certificados da MS perdem a validade. ^^

Por isso falei que até hoje vejo certificado do 1.4 tendo valor no CV.