Por onde começar?

Bom dia !!

Qual o melhor caminho a seguir para entrar na área de programação e TI? Pesquisei dois cursos que achei interessantes, analise e desenvolvimento de sistemas e sistema da informação, mas não sei qual melhor para uma pessoa iniciante como Eu. Conseguem me ajudar?

Obrigada

Olá, @luciane1.

Essa é uma pergunta relativamente bem frequente aqui no fórum. Eu acredito que o primeiro passo é entender se você realmente quer ficar na área da Tecnologia da Informação.

Se você está obstinada a ficar na área, então você precisa conhecer ela. T.I. não é composta apenas de desenvolvedores de software: tem os gestores, coordenadores, pessoal da infraestrutura, analistas, designers, técnicos em informática, database admins, os profissionais de rede, testers, UX, enfim, tem uma gama gigantesca de caminhos para se trilhar.

Após escolher em que área dentro da T.I você quer permanecer, é começar a estudar. Estudar é, sem dúvida, uma coisa muito difícil. Mas também é algo que você fará o tempo todo nessa área.

Se quiser ficar no caminho de programadora/desenvolvedora, recomendo que de imediato comece a estudar Lógica de Programação e Algoritmos. Só depois que você estudar isso você estará preparada para começar a pegar as sintaxes (e aqui entra a questão “qual linguagem eu devo estudar?”).

É uma área vasta e muito, muito profunda. Tem muita coisa que você pode gostar. Mas o primeiro passo mesmo é conhecer as profissões e o que cada uma faz, assim, você decide como trilhar seu caminho de estudo. É o melhor a se fazer na minha opinião, afinal, imagine que você queira trabalhar com reparo de computadores o resto da sua vida. É uma decisão sua e somente sua. Logo, não faz sentido estudar muito de programação, uma vez que você poderia estar investindo seu tempo em estudar hardwares, e assim vai.

[]'s

Bom dia @FearX,

Obrigada pelas dicas e informações, ajudaram bastante.

tks