Por onde começar?

Gostaria de saber quais seriam os primeiro passos pra aprender a programar.

Essa é uma pergunta muito genérica, e não tem como responder ela sem também ser generalista.

Basicamente, não existe receita de bolo. Cada um aprende de um jeito.

O jeito que eu fiz e que deu certo:

  1. Aprenda Lógica de programação / Algoritmos (Brinque com portugol ou Pascal zim)
  2. Resolva muitos exercícios (Fibonacci / faça uma calculadora, etc)
  3. Defina o seu foco: o que quero aprender? Mobile, Desktop, Web… A resposta te dará uma stack de tecnologias a qual você deverá pesquisar.
  4. Encontre a linguagem de programação compatível com o seu foco: desktop, por exemplo. Digamos que você quer mexer com Java (Aqui pressupomos que você já conhece laços de repetição, arrays, vetores, condicionais, atribuições de valores, o que são variáveis. Tudo que teoricamente você aprendeu no item 1 - Lógica/Algoritmo).
  5. Comece a brincar com a linguagem da mesma forma que brincou com Pascal zim ou Portugol (É nesse momento que você se adapta com a Sintaxe da linguagem, que nada mais é do que a forma de escrever os comandos).

Eu considero isso sendo o início ou o caminho por onde começar.
Depois disso, é um caminho com N direções, as quais você deve identificar qual seguir.

1 curtida

Vc poderia me indicar bons livros para o item 1.

https://www.youtube.com/results?search_query=curso+de+logica+de+programacao

1 curtida

Da uma olhada no scratch.io do MIT. Varias escolas aqui nos EUA recomendam esse site para crianças aprenderem a pensar de uma forma mais logica.

1 curtida