Por onde comecar

8 respostas
hugo.campos

Boa noite galera

Eu to querendo aprender a programar em java mas expecificadamente em J2EE. E não faço a minima ideia por onde começar.

Não sei se tenho que aprende primeiro a programa para desktop e depois partir para web, enfim to perdidim perdidim. Será que tem alguma boa alma que poderia me dar alguns conselhos?

Desde já agradeço a todos

8 Respostas

hiram

Realmente é bacana você começar estudando os principais assuntos (core) da plataforma J2SE (p/ aplicações desktop).

Com isso você vai se preparando pra J2EE, que envolve muito mais coisa, não apenas relacionado à linguagem, mas à arquitetura Web, padrões, etc.

[]'s

Junior_Miranda

Bom dia a todos!

Aproveitando o gancho do hugo.campos, alguém teria uma indicação de um bom livro ou apóstilas de programação desktop orientado a projeto???

[]'s

D

Cara faz como o hiram disse, começa por aplicaçoes de desktop. Porque depois vai facilitar muito tua transição pro J2EE.
:thumbup:

Pega um livro, abre o eclipse e estuda. Um bom livro pra começar é o Thinking In Java

hodrigohamalho

Já que estã começando recomendo uma leitura nesse artigos aqui do fórum mesmo:
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=107
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=105

Uma rápida pesquisa como: "Apostila Java J2SE " pode gerar algumas legais. To sem google aqui no trampo se não te mandava os links direto.
O livro que o Dantalian citou também é bem interessante.

hugo.campos

Gente valeu, pela dica muito obrigado. O forum aqui eh bom mesmo, eu to querendo compra o livro use a cabeca! JAVA hj eu dei uma lida rapida nele na livraria e achei muito interessante.

Valeu mesmo

abracos a todos

Hiram show vc parceiro

raphaelabreu

É um ótimo livro !
sou iniciante em Java também. Fiz a mesma pergunta cerca de 2 meses atrás.
hoje entendo muito mais do que eu entendia, mas ainda não sou capaz de construir aplicações. Apenas aquelas bem simples, que na maioria das vezes só servem pra serem estudadas mesmo.

Eu li boa parte do livro Java! Como programar, mas não recomendo, ele é “massacrante”.
Li apenas um pedaço do Use a Cabeça, e achei interessantíssimo.
Infelizmente estou sem dinheiro para adquiri-lo agora, mas com certeza no mês que vem irei comprar também.

Obs.: caso consiga algum material legal, me informe também. Há algumas apostilas aqui no GUJ, na seção Artigos, lá pra baixo. são bem interessantes para você já ter uma idéia do que é o Java.
Boa sorte.

rodrigo.achilles

Livro ou apostila de Java não tenho dúvida sobra as apostilas da Caelum.
Estou fazendo o curso e é excelente!
Recomendo! :slight_smile:

marcioyudi

hugo.campos, concordo com nossos colegas, é recomendável você aprender e dominar o J2SE e só depois desvender o mundo do J2EE.
O J2EE utiliza amplamente os conceitos do J2SE além de agregar outros componentes que juntos são obrigatórios para esse fim.

Em relação a livros: reconheço que o livro “Java, Como Programar” (Deitel) que o raphaelabreu citou é “massacrante” por detalhar nos mínimos detalhes e passo-a-passo o que cada componente do Java possibilita. Outro livro que pode ser interessante para um começo seria “Introdução à Programação Orientada à Objetos usando Java” (Rafael Santos).

Outras fontes seriam o próprio fórum do GUJ e a Internet :smiley:

Criado 8 de julho de 2009
Ultima resposta 10 de jul. de 2009
Respostas 8
Participantes 8