Por onde começar

Ola a Todos,

bem, estou muito interessado em me aprofundar em java, e gostaria de ter algumas sugestões dos mais experientes…

ja percebi que em java existem varios frameworks, e isto esta me deixando meio confuso, são tantas as opções, que acaba é confundindo ao invés de ajudar um iniciante. No caso, eu tenho interesse em desenvolver aplicativos desktop e algumas coisas pra web com banco de dados (sites dinamicos) e gostaria de ter uma sugestão dos melhores frameworks para trabalhar.

Grato,

Vinicius Silva

bom cara pra desenvolvimento web, comece com Servlet , Jsp,
depois aprenda alguma framework MVC, struts, jsf …teem varias
e uma framework Persitencia aconcelho Hibernate…

ante de tudo isso, aprenda arquitetura WEB…

Olá, seja bem vindo ao Portal Java!!!

Se você já possui um conhecimento básico de Java, te aconselho a dar uma boa estudada sobre OO. Ter um bom conhecimento sobre programação orientada a objetos é um requisito fundamental para trabalhar com qualquer linguagem OO.

Se você pretende criar aplicações desktop, você provavelmente utilizará Swing/AWT. Se for criar aplicações terá que optar entre a infinidade de frameworks que existem.

Se você é iniciante em Java EE, te aconselho entender muito bem sobre JSP/Servlets, pois isso é base para tudo que você for usar em Java EE. Não adianta usar um framework famoso e não conhecer bem como o mesmo funciona “por tras dos panos”.

Concordo com o Guilherme se você pretende criar aplicações desktop, você provavelmente utilizará Swing(Creio que AWT ja esteja depreciada). Mas se for criar aplicações terá que optar entre a infinidade de frameworks que existem de preferência aqueles que implementam o MVC 2 como: Struts, JSF , WebWork,etc…