Por onde começar

4 respostas
F

Olá pessoal do Java!

Sou programador DotNet a um bom tempo…

gostaria de programa em Java, tenho já muito dos conceitos e tal…

gostaria de saber aonde devo me focar mais, Web ou Desktop, etc…

por exemplo, sei q p/ .Net o que mais pega é ASP.NET (como Front End)

o Java é usado mais p/ qual Front End???

é claro que a parte de classes, OO e tudo mais sempre está por trás, mas o Java é mais para qual fim??

não sei se consegui ser claro…

a dúvida é o seguinte, não quero ganhar como um programdor Junior, visto que sou meio Senior em .Net, e o salário tem que ser compatível…

então quero fazer meus projetos pessoais e de “treino” em java, mas por onde começar p/ me tornar “profissional”?

espero que tenha sido possível entender…

4 Respostas

sergiotaborda

fredericoqc:
Olá pessoal do Java!

Sou programador DotNet a um bom tempo…

gostaria de programa em Java, tenho já muito dos conceitos e tal…

A primeira coisa para alguem do .NET entender é que java é muito mais simples que .NET, mas curiosamente muito mais poderoso.

Java tem os mesmos frontends: web, desktop , handlet e além desses tem celulares.

Todos pegam bastante. Web tlv mais porque de certa forma ele é a interligação de todos e em empresas vc quer ter interligação.

Isso é como perguntar para qual fim é a inteligência. É para qualquer fim, todos e nenhum em particular. Java é capacitado tecnicamente para qualquer coisa , excepto codigo nativo. Mas ai o .NET tb não é capacitado… :wink:

O limite é a sua imaginação.

Isso vai ser difícil. A menos que vc jogue outro tipo de experiencia,como pessoal , gerencia, arquitetura, etc… só pela programação vc tem que começar do zero como todo o novato em java. É a minha opinião.
Claro que vc pode estudar muito, tirar cursos, aprender bastante, mas em algum ponto vai ser exigida experiência. O bom, é que se vc programa em .NET vc pode ir sentindo como substituir por Java. O que um pode fazer que o outro não faz, ou não faz tão facil … etc. E vc pode decidir melhor quando usar um ou outro e usar Java quando for possivel.

N

frederico,

O principal em Java é manter o foco. Veja quais tecnologias/framework são/serão mais demandados e se atenha a eles no início. O que mais atrapalha em java é a profusão de ferramentas/frameworks/toda sorte de siglas.
Dizer que Java é mais simples que .Net é brincadeira, não?

Experiência não se ganha com estudo. Conhecimento se ganha com estudo. Se você não quer receber como junior deve estudar muito e praticar. Desenvolva dois sistemas completos em Java(seguindo sempre as boas práticas) e poderá encarar o mercado com certa desenvoltura.
Sem botar a mão na massa, fica difícil.

F

Olá Sergio, a discussão não é qual tecnologia é melhor, então não precisa ficar alfinetando .net… e talvez se você conhecesse .net (não sei se conhece ou não) saberia que em questão de capacidade as duas tecnologias são mais que semelhantes…

mas emfim…

valeu pelas dicas…

é claro que eu não quero ficar bom sem praticar, só queria saber em qual segmento seria melhor praticar… então a dica da Web foi legal…
valeu mesmo

Nilson, esse é o meu maior problema com java, a quantidade de ferramentas, siglas, etc, tudo separado… não muito centralizado…

valeu pela dica…

Antes de começar com .net eu era do VB6 ( só p/ lembrar, as duas não tem nada a ver, vb6 e .net) e pratiquei exaustivamente .net durante dois anos, até ficar melhor em .net que em vb6, e seria algo do tipo que quero fazer com Java, não por uma ser melhor que a outra, mas pelo mercado mesmo, pq eu preciso ganhar dinheiro hehehe, e acho que o mercado do java realmente é maior…

Pratiquei Desenvolvendo sistema pessoais com .Net nas mais diversas situações, e quero fazer o mesmo com Java…

e pelas dicas que vcs me deram, acho que vou começar pela Web… já que é o que mais se pede atualmente, certo???

Valeu!!!
qualquer coisa a mais p/ acrescentar é só falar!!

Abraços!!

sergiotaborda

fredericoqc:
Olá Sergio, a discussão não é qual tecnologia é melhor, então não precisa ficar alfinetando .net… e talvez se você conhecesse .net (não sei se conhece ou não) saberia que em questão de capacidade as duas tecnologias são mais que semelhantes…

Não foi meu objetivo alfinetar o .Net. O comentário sobre a simplicidade e o poder é estritamente baseado na comparação das sintaxes e das API. Por “simplicidade” me refiro a que o Java é estritamente OO, .NET não (vc pode driblar a herança, por exemplo, que em java não se pode).
Foi só isso.

Criado 6 de julho de 2007
Ultima resposta 10 de jul. de 2007
Respostas 4
Participantes 3