Por onde começo aprender desenvolvimento de Programa Java

11 respostas
G

Boa Tarde Pessoal
Eu gostaria de saber por onde começar a estudar sobre desenvolvimento de Programas em Java com implementação de Banco de Dado.

Por onde começo a estudar ? Quais os melhores livros sobre:Java SE, Orientação a Objeto , SQL, Banco de Dados.?

Eu acho que vou Usar o postgreSql como meu banco de dado.

Desde Já Muito Obrigado

11 Respostas

diogozero

Você já sabe programar alguma coisa em alguma linguagem? Se não, é bom que aprenda lógica de programação antes de começar a pensar em aprender alguma linguagem.

G

Um tempo atrás comecei a criar um gerenciador de estoque em Java. Para ir me acostumando com a linguagem. Mais chego uma hora que começou aparecer umas barreiras e logo depois fiquei um tempo sem computador. Mais de toda a linguagem me dei melhor mesmo com a linguagem Java.
Tenho um pouco de conhecimento, mais talvez seria bom começar por lógica de programação
Indica algum livro ?

T

Realmente guri, se você não colocou/coloca muito a mão na massa, sugiro que comece por lógica e algoritmos pois o que diferenciam várias linguagens atualmente OO (Orientadas a Objetos) é a sintaxe, mas sabendo a lógica você vai longe!
Da uma olhada no google, com certeza você acha várias apostilas de lógica…

drsmachado

Sinceramente, lógica de programação e os conceitos básicos de OO.
O resto é sintaxe de linguagem.
Pense que, se os idiomas seguissem uma lógica comum, a gramática, por exemplo, você aprenderia mandarim, russo, alemão e grego, com muito mais facilidade.

E

drsmachado:
Sinceramente, lógica de programação e os conceitos básicos de OO.
O resto é sintaxe de linguagem.
Pense que, se os idiomas seguissem uma lógica comum, a gramática, por exemplo, você aprenderia mandarim, russo, alemão e grego, com muito mais facilidade.

Aprimorando sua analogia: se aprender OO, você pode aprender com facilidade linguagens estruturadas (como C e Cobol) e OO (como Pascal, C++, C#, Objective-C) mas não tão facilmente linguagens funcionais (como Haskell ou Lisp, ou talvez Scala).

Se você sabe português, é relativamente fácil aprender espanhol (o português é quase um dialeto do espanhol, devido à sua proximidade linguística), várias das línguas latinas (que têm mais ou menos a mesma gramática e as palavras são semelhantes ou mesmo iguais), com um pouco mais de dificuldade as línguas germânicas (inglês, alemão, sueco etc.) e com um pouco mais de dificuldade ainda outras linguas indo-européias (russo e o grego).

No meu exemplo, eu diria que Java é o espanhol (uma língua mais antiga e mais regular, e que está implantada em mais países) e C# o português (que é uma língua mais recente e mais irregular que o espanhol, e implantada em menos países - existe uma versão Windows e uma versão Mono).

Eu diria que o mandarim está em uma categoria um pouco diferente, já que ele tem uma estrutura gramatical e léxica bem diferente. (A gramática é relativamente simples, mas lexicamente é que são elas :slight_smile: )

RicardoFranca

Olá Giru29, blzz?!
Olha, nesse site http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx tem alguns cursos da área de desenvolvimento bem interessantes, e gratuitos. Inclusive o de lógica de programação que é o pontapé inicial, como os colegas comentaram. Dá uma olhada depois, e boa sorte.

C

Sintaxe de java, lógica, Orientação a Objetos…
estendendo tudo isso, você será capaz de seguir em frente e aprender o resto mais facilmente.

Kaesar

Se você for realmente uma iniciante com pouca experiência eu digo o seguinte:

Mais importante do que aprender uma linguagem e suas tecnologias associadas, é a teoria por detrás que movimenta tudo.
Logo, o conselho é ter uma base sólida de algoritmos e lógica de programação, por isso vá atrás de um livro introdutório de algoritmos e baixe listas de exercícios na net.

E como linguagem inicial eu não recomendo Java, pegue Python ou Ruby, são menos verborrágicas (leia-se sem tanta firula) e por isso te permitem ir direto ao ponto que é o desenvolvimento do algoritmo.

Se você é safo no inglês recomendo os cursos do Learn to Code the Hard Way do Zed Shaw.
http://learncodethehardway.org/

Uma vez com experiência com programação a transição pro Java será bem suave.

G

Alguem conhece algum Livro bom sobre Algoritmo e Logica de Programação ?

O livro Use a Cabeça Java e Use a Cabeça SQL são bom ?

Ruttmann

giru29:
Alguem conhece algum Livro bom sobre Algoritmo e Logica de Programação ?

O livro Use a Cabeça Java e Use a Cabeça SQL são bom ?

Cara, esse Use a Cabeça é sobre SQL, não é o ideal pra começar…

Vou te passar dois links. Comece estudando este, e busque mais exercícios posteriormente. E depois comece a ler este(em Inglês).

E antes que você comente já te adianto: pode preparar o inglês, pelo menos leitura, porque vai precisar muito!

:wink:

hr.mateus01

opa,

começe com exercicios simples e vá aumentando o grau de dificuldade:

Sugiro as apostilas da K19 e a CAELUM :!:

Criado 4 de dezembro de 2012
Ultima resposta 5 de dez. de 2012
Respostas 11
Participantes 10