Estou começando a estudar sobre desenvolvimento de software e tenho dúvida por onde começo a estudar… Metodologia de desenvolvimento ou análise de projeto?
Por onde começo para Desenvolver software?
16 Respostas
Começe o desenvolvimento pelo public static void main… to zuando eheheh
Voce quer estudar sobre desenvolvimento? ou quer desenvolver?
Se for desenvolver… pegue um livro que te ensine a programar? Voce já sabe lógica de programação? Se nao… primeiro tem que estudar lógica…
Estudar Metodologia de desenvolvimento ou análise de projeto para aprender a desenvolver, num vai adiantar muita coisa nao…
linuxkid, bem-vindo ao GUJ!
Começe pelo começo!Siga as dicas do rogelgarcia.Recomendo primeiro vc definir suas prioridades, e o que vc quer fazer.
Lembre-se pensamento lógico é o mais importante e também o mais dificil em desenvolvimento de softwares. A linguagem vem sempre em segundo lugar, se você tem uma lógica boa voce vai conseguir programar em qualquer linguagem.
Se você quer aprender sobre desenvolvimento de projetos, sugiro que estude um pouco sobre MVC, ferramentas de gerencia de projeto e versionamento (Maven, SubVersion, GIT).
Se você está iniciando agora, e não tem embasamento em programação:
- Aprenda bem a Lógica de Programação
- Estude uma ou mais Linguagem de Programação, os seus conceitos fundamentais
- Foque em que você quer desenvolver
Se for WEB:
1Aprenda HTML, CSS, Javascript. E aprimore seus conhecimentos do item 2 acima aprofundando nessa área. Java para WEB por exemplo é uma boa.
Se for Desktop:
Estude interfaces gráficas, e aprofunde as APIs utilizadas nessa área.
Depois aprenda os frameworks, ou estude simultaneamente.
Se você está do zero, isso pode levar um bom tempo, mas vale muito a pena. 
Instalando os softwares necessários de acordo com a Linguagem escolhida !
Algoritmo!
UML!
Programação!
vlw
Procure algumas apostilas sobre lógica da programação e depois procure uma lingugem que você mais goste. Use bastante o Google e Wikipedia.
Abraço.
Procure algumas apostilas sobre lógica da programação e depois procure uma lingugem que você mais goste. Use bastante o Google e Wikipedia.Abraço.
E os blogs também!
vlw
BLZ amigos !
Vou seguir suas dicas e logo vou poder fazer perguntar com mais consistência… Abraços a todos e muito obrigado pelas dicas !
Hoje em dia o que não falta são programas prontos na net. Escolha uma linguagem e analise código pronto que faz coisas simples, modifique, tenta rodar de novo. Assim que aprende programar em 2010. Estudar logica de programação é coisa de nerd da decada de 80.
Estudar logica de programação é coisa de nerd da decada de 80.Estou estupefato diante de tamanha sapiência.
Amigo criador do tópico, sugiro que não ligue para a afirmação acima. Sério.
Estudar logica de programação é coisa de nerd da decada de 80.Estou estupefato diante de tamanha sapiência.Amigo criador do tópico, sugiro que não ligue para a afirmação acima. Sério.
++
Estudar logica de programação é coisa de nerd da decada de 80.Estou estupefato diante de tamanha sapiência.Amigo criador do tópico, sugiro que não ligue para a afirmação acima. Sério.
Pq? Logica de programação é um termo defasado, da epoca que programadores escovavam bits. Hoje em dia a tecnologia evoluiu, pra começar na carreira vc precisa cada vez menos desse tipo de conhecimento e mais saber usar frameworks e conhecer do negócio do seu cliente. Portanto ao inves de estudar “lógica de programação” e passar o resto da vida num cubiculo nos fundos da empresa, procure ouvir o que seus clientes necessitam e estude código de outros programadores até pode aplicar numa solução que seus clientes estejam dispostos a pagar.
Pq? Logica de programação é um termo defasado, da epoca que programadores escovavam bits. Hoje em dia a tecnologia evoluiu, pra começar na carreira vc precisa cada vez menos desse tipo de conhecimento e mais saber usar frameworks e conhecer do negócio do seu cliente. Portanto ao inves de estudar “lógica de programação” e passar o resto da vida num cubiculo nos fundos da empresa, procure ouvir o que seus clientes necessitam e estude código de outros programadores até pode aplicar numa solução que seus clientes estejam dispostos a pagar.
Para mim o que você está falando não é lógico.
E vc sabe lógica o suficiente pra programar servlet e aplicativos CRUD.
E vc sabe lógica o suficiente pra programar servlet e aplicativos CRUD.
Rs… …/
Voltando ao tópico.
Estude lógica da programação, vai te ajudar muito em todas as linguagens de programação.
Se tiver interesse em estudar java, também tem livros como “Use a Cabeça! Java” e cursos como o da Globalcode e da Caelum.
www.caelum.com.br
www.globalcode.com.br
Abraço.
olha…eu nao acho q o camarada ai esta totalmente errado…
claro, vc tem q ter a base de algoritmos, portugol, e essas paradas para poder se desenrolar em alguma linguagem…porem no brasil vc só ve trampo pra fazer select e insert no banco…é mto raro vagas distintas de fazer CRUD aki no brasil…
mas levando em consideração a pergunta do topico…
pra mim a primeira coisa e levantar os requisitos e regras de negocio do software, analisar e colocar td no papel…e só depois de certo tempo botar a mao na massa…
flw