Por onde começo?

Olá,

Essa é a minha primeira participação no fórun, isso pq resolvi me aventurar em Java recentemente, instalei a plataforma NetBeans 4.1, e por sinal ñ tenho sido muito bem sucedida, talvez pelo simples fato de ñ conhecer nenhuma linguagem de programação (pasmem, rs).

Eis a minha dúvida(s): posso eu na minha vã ignorância em programação, aprender programar em java mesmo sem conhecer outras linguagens? alguém tem uma sugestão por onde recomeço? devo começar por outra linguagem?.. enfim, conto com a opinião sincera de todos.

Abraços
Kelly :wink:

Uma dica sucinta: leia a java magazine nº 23, nela tem um “caminho da pedras” (absolutamente tudo que um iniciante precisa saber). :thumbup:
ps: você pode comprar os números atrasados no site da revista!!!

{}´s

Você pode tentar o livro “Java Como Programar”.

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=169312

Eu tenho uma edição mais antiga e é um livro bom para quem não conhece programação porque ensina conceitos básicos e é extremamente repetitivo (alguns dizem que repetição é mãe do aprendizado).

No caso de pessoas que já conhecem programação, a leitura pode se tornar cansativa.

Espero ter ajudado :smiley:

De fato o livro do Deitel que foi mencionado (Java Como Programar) é um típico “livro de escola”, ou seja, aquele livro extenso, com um monte de exercícios (infelizmente as respostas dos exercícios estão no “manual do professor”, mas acho que alguém já deve ter postado as respostas na Internet. Sabe como é que é…).
Mas ele é bastante completo; dá para aprender com ele um monte de coisas - desde programação OO até notação UML (as edições mais novas).

Recomendo o CORE Java 7ª edição (de Cay Horstmann / Gary Cornell) se você acha que tem facilidade para aprender (pois já que não conhece programação terá um pouco mais de dificuldade). Se você quer pegar mais pesado na lógica mesmo, compre o Java Como Programar 6ª Edição (do Deitel), que é um pouco mais caro.

Olá,

Agradeço, e muito as sugestões de vcs, q por sinal estão me sendo muito uteis…quanto a revista, justamente esta edição esgotou (sorte a minha naum?, rs)… e os livros já tenho providenciado, junto com um material especifico q encontrei e já estou fazendo uso…
Obrigada pelo incentivo tb, que sem dúvida já eh um estimulo nessa minha peregrinação. E em breve, com certeza, estarei aqui dinovo bombardeando vcs com um monte de perguntas e duvidas rs :slight_smile: .

Abraços fraternos
Kelly