atualmente sou programador em Delphi, mas também já arrisquei umas linhas de código em C, onde na época eu desenvolvia funções para acesso direto ao HD e as utilizava em minhas aplicações Clipper.
Atualmente estou interessado em aprender Java, pois minha intenção é utiliza-la juntamente com o SGDB Oracle, seja em aplicações B2B, E-Comerce integradas com aplicações Comerciais, e eu estou mais perdido do que cego em tiroteio, pois ouço falar de Applets, JDBC, JDataStore, JavaBeans, J2EE e por ai vai
Gostaria, se for possível que alguém me mostrasse uma luz, ou seja por onde devo começar, qual o melhor ambiente de desenvolvimento, o melhor livro, toda esta minha preocupação tem um sentido, estive nos EUA, durante Dez/2002 e retornei no dia 15 de Janeiro, em minhas conversas que tive o que eu pude notar é que o futuro vai ser internet/rede comandando tudo, ou seja se você estiver no escritório e resolver ligar a TV de sua casa isto vai ser possível, ou ainda caso você saia de viagem e bate aquela dúvida… "Será que abri a porta do canil??", através do celular ou outro dispositivo vamos poder verficar isto e entre outras coisas mais, e advinhem qual a linguagem esta sendo usada para modularizar tudo isto?
Na verdade são duas Java e em seguida a Microsoft esta tentando esta implementação com o VB.Net e C#(C Sharp).
Portanto amigos, caso alguém se comova com este "Perdido"… por favor me deêm uma dica…
Abraços
Fausto
Fausto,
Em relação a programar Delphi, confira o site do Delphi2J, em http://www.javadelphi.com/index.htm, que pode converter suas aplicações.
Já pra aprender Java, recomendo o livro "Core Java" (vol. 1 e 2). "Java Como Programar" também é famoso, mas começa muito do começo. Ambos existem em versão traduzida e podem ser comprados através do link "Livros Java" aí do lado.
Sobre ambientes de desenvolvimento, eu recomento que você compre a Java Magazine que ainda está nas bancas, que possui um artigo muito bom para iniciantes sobre como montar um ambiente de desenvolvimento.
Caro Fausto, estou no mesmo barco que o seu meu amigo, aprender Java!!! Só que com uma diferença. Eu já encontrei o caminho e meu aprendizado vem evoluindo bem!!! Não sei se ainda existe em livrarias para vender ou se você tem acesso a boas bibliotecas, mas eu estou lendo um livro muito bom chamado Just Java "Best Seller Internacional" o autor é o Peter Van Der Linder editora MAKRON Books. Esse livro dá uma ampla visão dos comandos principais Java, são nada nada 500 e poucas páginas. A leitura é dinâmica também, não é um livro cansativo de se ler. Acho que só a partir de uma abrangência geral como essa, é que poderemos abraçar Beans, Servlets, JSP (Apesar que estou lendo um de JSP também), J2EE e inclusive J2ME que é o meu principal objetivo, uma vez que ainda existem poucos profissionais com o domínio dessa tecnologia e o futuro parace ser bem promissor para a mesma.
Espero ter junto com os demais colegas ter contribuído para sua busca.
Senio