Sou programador delphi e php a anos, mas atualmente acho que coisa está caminhando para .NET ou JAVA. Seu que perguntar isso num fórum de Java é um tanto estranho mas creio que esse fórum tem participantes muito centrados e com ótima visão de mercado, foi o que pude perceber em duvidas anteriores.
Comecei a dar uma estudada em .Net (C# e ASP.Net) e após em Java, ambas eu tive uma base na faculdade, mas não consigo chegar a uma conclusão de por onde seguir. Acho que devemos conhecer ambas, mas se me especializar uma tecnologia. Quais vocês acham que é uma melhor opção? Tendo em vista o mercado de hoje e uma outra coisa que eu não consigo chegar a conclusão de positivo ou negativo que é a compra da SUN pela ORACLE.
Para um programador delphi e php o dotnet pode ser mais amigável, pois pelo que conheço de dotnet é uma linguagem simples de sintaxe fácil e não precisa de muito conhecimento em programação para fazer alguma coisa, pois a linguagem é relativamente fácil e as ferramentas como o visual studio fornece diversas facilidades para o desenvolvedor.
Java eu acredito que seja um pouco diferente, você pode sentir dificuldades no começo, pois não são poucos assuntos que devem ser estudados. Vai ter que acostumar a fazer “quase” tudo no braço, mas quando estiver programando bem, vai se sentir um deus, rs. Em java não dá pra sair colocando qualquer merda no código que sai um resultado, você terá de conhecer a fundo os padrões, n frameworks, pois é isso que o mercado pede.
E ai cara, olha, eu uso java a algum tempo e venho notando que .NET esta crescendo muito, existem hoje muito projetos solicitado por empresas grandes em .NET, acho que os os dois tem seu espaço, ja desenvolvi algumas coisas em .NET mas como uso bastante AJAX e de frente(GUI) como interface com o usuario uso FrameWorks javascript como EXT, YUI não sinto tanto assim a diferença entra as duas plataformas, obviamnete o visual studio fornece muito mais recurso, ous eja facilita o desenvolvimento, e esse papo de que não precisa saber programar para usar .NET e papo furando simplesmente vc deve conhecer a sintaxe C# que é semelhante ao JAVA e o FrameWork .NET para que os componentes sejam utilizados de forma correta, assim como tera problemas no inicio com Frames JAVA como Struts, JSF e muitos outros, creio que o futuro seja aplicações Flex, SilverLigth e tecnologias do mesmo nivel como cliente requisitando a parte server isso tornaria o uso de JAVA e .NET indiferente, acho que Frames como JSF facilitam muito e são extremamente uteis principalmente com o Icefaces mas não existe nada melhor do que vc construir sua propria interface com o usuario, da forma que bem entender, isso não te torna um copiador de tags… Cara se quer ganhar uma grana ambas te dara um futuro, agora se quer optar por uma plataforma a qual vc se identifique mais, ai cara não pdoemos te ajudar unica solução seria instalar o visual studio sair desenvolvendo e depois ou antes baixe o eclipse ou mesmo o Net Beans e manda ve…A não esqueça da JDK kkkkk
Abraço a todos e se alguem aqui descordar de algo que eu disse por estar incorreto por favor me corrija.
[quote=dohko]Cara, vou ser sincero.
Para um programador delphi e php o dotnet pode ser mais amigável, pois pelo que conheço de dotnet é uma linguagem simples de sintaxe fácil e não precisa de muito conhecimento em programação para fazer alguma coisa, pois a linguagem é relativamente fácil e as ferramentas como o visual studio fornece diversas facilidades para o desenvolvedor.
[/quote]
Pelo jeito vc nao conhece muito (ou nada) de .NET.
Eu trabalhei com Java e hoje trabalho com .NET e posso afirmar que nao tem caminho mais “facil” as duas linguagens vc vai ter que estudar muito, se vc pretende programar em C# vc nao tera muita dificuldade em aprender o basicao se vc tem nocoes de Java e vice versa.
Um problema que eu vejo com o Java eh que se vc quiser fazer algo util com java provavelmente vc vai ter que estudar alguns frameworks que na maioria das vezes sao mal feitos, cheio de bugs, dificies de aprender e obscuros e isso eh que pode aumentar o tempo de estudo de Java.
As ferramentas de desenvolvimento da microsoft por outro lado, tem a ajuda do Visual Studio que eh um otimo IDE esta a mil anos luz a frente de qualquer IDE pra Java que tem por ai (e olha que eu adoro eclipse). Voce pode fazer praticamente tudo com o que vem da microsoft e ainda se vc quiser tem um monte de frameworks que podem ser utilizados um exemplo eh Hibernate.
Se vc quer estudar .NET/C#, meu conselho eh comecar com os fundamentos da linguagem C#, depois partir desenvolvimento web usando aspx, quando vc tiver familiar com os conceitos basicos vc pode estudar o framework MVC da microsoft (que esta muito bom por sinal) e Entities Framework.
Na verdade eu acho que vc tem que escolher a que vc gosta mais, nao adianta nada vc se jogar no .NET e odiar o que vc ta fazendo, vc nunca vai ser um bom programador e mesmo acontece com java. Faz um teste com as duas, procura coisa na net sobre o .NET, programa em casa nas duas linguagens e decida qual vc gosta mais.
Acho que as duas plataformas ainda tem um mercado bom, o mercado .NET ta crescendo cada dia mais o Java ainda ta ai, entao vai mais do seu gosto pessoal mesmo.
Vai de vc experimentar as tecnologias e decidir qual seguir, mas não acredito em especilização em uma linguagem. Acredito que você tendo noção básica de lógica de programação, a linguagem utilizada é um detalhe, uma tarde vendo como a sintaxe da linguagem funciona vc já sai dominando ela.
Não existe linguagem melhor, existem sim programadores eficientes que utilizam a melhor linguagem para o projeto, não quem utiliza somente uma linguagem em todos (Seja Java ou .NET, quando me referir a .NET estou me referendo também as linguagens).
E acredito que todo o bom profissional deve aprender novas linguagens o tempo todo, alguns dizem 1 ao ano, e é isso que busco, se bem que esse ano só iniciei ainda não aprendi nenhuma, estou indeciso entre Erlang e Haskell, duas linguagens que vc não ve vagas de emprego por ai não, mas que me chamam atenção por serem funcionais, dessa maneira melhoro o meu código escrito em Java que é a linguagem que utilizo no meu trabalho, foi assim quando aprendi Ruby, melhores meus códigos em Java e PHP, e por ai vai.
Um problema que eu vejo com o Java eh que se vc quiser fazer algo util com java provavelmente vc vai ter que estudar alguns frameworks que na maioria das vezes sao mal feitos, cheio de bugs, dificies de aprender e obscuros e isso eh que pode aumentar o tempo de estudo de Java.
As ferramentas de desenvolvimento da microsoft por outro lado, tem a ajuda do Visual Studio que eh um otimo IDE esta a mil anos luz a frente de qualquer IDE pra Java que tem por ai (e olha que eu adoro eclipse). Voce pode fazer praticamente tudo com o que vem da microsoft e ainda se vc quiser tem um monte de frameworks que podem ser utilizados um exemplo eh Hibernate.
[/quote]
Cara, pq tu nao vai pro forum do msdn?
vc veio até o guj para falar mal de java?
[quote=dohko]
vc veio até o guj para falar mal de java?[/quote]
Eu sou moderador deste fórum e também “falo mal” do Java (não “java”, por favor ).
“Falo mal” como quem aponta os defeitos de quem ama - justamente para ajudar a melhorá-lo.
Não se deve ser “apaixonado” ou “xiita” por alguma tecnologia; radicais já espalharam muito mal neste mundo, justamente por serem cegos. Se fossem mais esclarecidos, ajudariam a melhorar as coisas, em vez de partir para brigas. OK?
[quote=dohko]
Cara todo mundo tem o direto de criticar, e em alguns casos é realmente verdade.
A única diferença, é que o Java roda sem nenhum Framework
Até hj ninguem me mostrou uma aplicação C# rodando fora do .NET Framework
Caramba, esse tipo de tópico é realmente uma praga. Não existe moda no desenvolvimento de aplicaçãoes. Um belo dia vc precisará desenvolver um aplicação em c ou outra linguagem qualquer, e ae, como vai fazer? Só sabe java ou .net? ou delphi? Tem que saber tudo pô.
[quote=Felagund][quote=dohko]
Cara todo mundo tem o direto de criticar, e em alguns casos é realmente verdade.
A única diferença, é que o Java roda sem nenhum Framework
Até hj ninguem me mostrou uma aplicação C# rodando fora do .NET Framework
[]'s[/quote]
Uai, e o mono?
O mono tá no wii hoje, e no power pc, ps3. www.monoproject.org
Faço minhas as suas palavras. Vou fechar isto aqui porque está muito cedo para começar uma “flame war”, e não ajudamos nem um pouco o Madujr na sua decisão; ele vai achar que javaneses são gente muito xiita para se conversar, o que não é verdade (pelo menos na maior parte dos casos )