Sou programador delphi e php a anos, mas atualmente acho que coisa está caminhando para .NET ou JAVA. Seu que perguntar isso num fórum de Java é um tanto estranho mas creio que esse fórum tem participantes muito centrados e com ótima visão de mercado, foi o que pude perceber em duvidas anteriores.
Comecei a dar uma estudada em .Net (C# e ASP.Net) e após em Java, ambas eu tive uma base na faculdade, mas não consigo chegar a uma conclusão de por onde seguir. Acho que devemos conhecer ambas, mas se me especializar uma tecnologia. Quais vocês acham que é uma melhor opção? Tendo em vista o mercado de hoje e uma outra coisa que eu não consigo chegar a conclusão de positivo ou negativo que é a compra da SUN pela ORACLE.
Para um programador delphi e php o dotnet pode ser mais amigável, pois pelo que conheço de dotnet é uma linguagem simples de sintaxe fácil e não precisa de muito conhecimento em programação para fazer alguma coisa, pois a linguagem é relativamente fácil e as ferramentas como o visual studio fornece diversas facilidades para o desenvolvedor.
Java eu acredito que seja um pouco diferente, você pode sentir dificuldades no começo, pois não são poucos assuntos que devem ser estudados. Vai ter que acostumar a fazer “quase” tudo no braço, mas quando estiver programando bem, vai se sentir um deus, rs. Em java não dá pra sair colocando qualquer merda no código que sai um resultado, você terá de conhecer a fundo os padrões, n frameworks, pois é isso que o mercado pede.