Estou estudando Threads (para a certificação, mas nunca trabalhei como isso)… Gostaria muito de saber situações que o uso de Thread fosse
digamos imprescindível… E mesmo assim não poderia usar outra maneira tipo criando uma lógica maluca lá usando métodos normais do Java? Posso usar
Threads no ambiente web que é meu foco ou só Desktop?
Por qual situação eu deveria usar Threads?
14 Respostas
Oi,
Utiliza-se Thread para rodar um processo em paralelo a sua execução. Ou melhor, permitem múltiplas atividades dentro de um único processo.
Porque utilizar :?:
:arrow: Responsividade em Interfaces Gráficas: imagine se o seu navegador web parasse de carregar uma página só porque você clicou no menu arquivo?;
:arrow: Sistemas multiprocessados: o uso de threads permite que o SO consiga dividir as tarefas entre todos os processadores disponíveis aumentando, assim, a eficiência do processo;
:arrow: Simplificação na Modelagem de Aplicações: suponha que você precise fazer um programa que simule a interação entre diferentes entidades.
Carros em uma estrada, por exemplo. É mais fácil fazer um loop que atualiza todos os carros da simulação ou criar um objeto carro que anda sempre que tiver espaço a frente dele?
@Informações supracitadas foram encontradas na internet, em algum determinado tempo e espaço.
Um outro exemplo seria a comunicação Socket, contendo as funções SEND e RECEIVE. No qual a função RECEIVE seria uma thread esperando sempre um pacote de “retorno”.
Tchauzin!
Olá Amigo,
Na revista mundo Java na edição 41 tem um ótimo artigo sobre Thread e concorrência [Produtor/ Consumidor utilizando Thread].
Espero ter ajudado,
Abraços
Não é recomendado que você use Threads no ambiente web, porque se você for usar, pode cair fora do controle do contêiner (por exemplo: se você esquece de declarar uma thread como daemon e quiser encerrar o servidor, vai ter que ficar esperando a thread que você criou encerrar o processamento).