Bom dia galera, tenho visto muitos artigos que explicam como configurar as variáveis de ambiente como processo inicial de configuração do ambiente de desenvolvimeto java, mas a questão é:
por que devo fazer isso?
o que aconetece se não fizer?
quantas variáveis são necessárias?
Você tentou iniciar sem configurar? O que aconteceu?
Já que você viu em muitos artigos, quais foram as que você mais viu? [=
Bom dia,
As variáveis de ambiente são necessárias para compilação via CMD.
JAVA_HOME e Patch
Na verdade as variáveis de ambiente não são necessárias para compilar suas classes Java. Elas simplesmente te ajudam.
Nos sistemas operacionais antigos, onde tudo era feito via comando por não possuírem interfaces gráficas isso era muito mais utilizado.
A variável Path guarda os diretórios onde existem executáveis do sistema, como o javac. Se ele não estiver configurado no Path, você precisa ir até o diretório onde ele se encontra para poder compilar uma classe. Porém ainda funciona normalmente.
[quote=Rodrigo Sasaki]Na verdade as variáveis de ambiente não são necessárias para compilar suas classes Java. Elas simplesmente te ajudam.
Nos sistemas operacionais antigos, onde tudo era feito via comando por não possuírem interfaces gráficas isso era muito mais utilizado.
A variável Path guarda os diretórios onde existem executáveis do sistema, como o javac. Se ele não estiver configurado no Path, você precisa ir até o diretório onde ele se encontra para poder compilar uma classe. Porém ainda funciona normalmente.[/quote]Apenas adicionando mais uma linha, as vezes as IDEs (tipo Eclipse, Netbeans…) conseguem identificar a instalação do Java mesmo que as variáveis de ambientes não estejam configurados, mas ao tentar rodar “javac” no prompt do DOS uma mensagem de erro é exibida.