Por que é de graça?

Olá pessoal,

Por que as ferramentas de programação em Java são gratuítas, enquanto que outras como VB e Delphi não são? A Sun pode começar a cobrar por elas algum dia? Vendo o Java em perspectiva, depois de anos do lançamento, foi vantajoso para a Sun ter mantida a gratuidade ?

Obrigado,
Arnaldo.

Caro Colega.

Em primeiro lugar nem todas as ferramentas para desenvolvimento em java são gratuitas Ex. JBuilder (uma poderosa ferramenta).
Quanto a Sun começar a cobrar pelo NetBeans…acho dificil porque os usuarios do NetBeans começariam a usar outras ferramentas livres.
Vale lembrar que projetos GNU/GLP OPEN-SOURCE FREE ou seja o que for estão em alta (e continuaram por muito tempo) já se provou como pode se ganhar dinheiro com projetos desse tipo…e na minha humilde opinião essa é a grande arma da Sun contra a Microsoft, por isso acho muito dificil que a Sun comece a cobrar pelo java tanto que ja se fala em abrir o codigo fonte.

Olha, o JDK é free e está sob a licensa específica da SUN…

Existe uma “briga” para que o código fonte do java seja colocado sob uma licença realmente livre.

O Código já é aberto… JAVA é OpenSource afinal de contas o código está liberado para pesquisa e até mesmo modificações. O Detalhe é que tudo isso está sob a licença SCSL (Sun Community Source License) lê-se algo como “scazel”. e é uma licença muito fechada.

Bem, no site da sun tem a licensa disponível para leitura, mas vale lembrar que na revista Java Magazine, Edição 19 tem uma Ótima reportagen sobre esse assunto.

té +

me da pena ver esses caras comendo enlatados do tio bill :slight_smile:

O que vc quis dizer?