:roll: Olá, escrevo de Curitiba/PR e atualmente estou cursando o terceiro período na faculdade… Estou aprendendo programação Java… Já espalhei diversos currículos pela internet e até agora nada de me chamarem para entrevista…
Às vezes confesso que fico desanimado, pois estou pagando caro pelo curso mas não estou tendo nenhum retorno profissional…
Alguém tem alguma explicação para me responder??
Alguma dica de como procurar estágio em programação Java??
Terceiro período quer dizer que você só estudou um ano completo, é isso?
Acho que é mais por causa disso que devido ao seu currículo. O primeiro ano de qualquer faculdade costuma ser extremamente teórico e desligado de qualquer aplicação prática, e é no primeiro ano que muita gente cai fora por não entender para que servem as coisas que estão sendo estudadas. Infelizmente, isso quer dizer que o pessoal que dá estágio também sabe disso, e prefere gente que tem mais de um ano de faculdade.
Estude mais um pouco; não desista assim logo de cara.
[quote=esmario] :roll: Olá, escrevo de Curitiba/PR e atualmente estou cursando o terceiro período na faculdade… Estou aprendendo programação Java… Já espalhei diversos currículos pela internet e até agora nada de me chamarem para entrevista…
Às vezes confesso que fico desanimado, pois estou pagando caro pelo curso mas não estou tendo nenhum retorno profissional…
Alguém tem alguma explicação para me responder??
Alguma dica de como procurar estágio em programação Java??
Agradeço todas as respostas.[/quote]
Pelo menos na empresa onde trabalho e na maioria se pede que o aluno esteja na Quarta fase em diante então nao desanima não a oportunidade aparece logo .
Depende que tipo de estágio você quer.
Se é para ficar limpando bolinha do mouse do usuário, trocando senha de usuário que errou a senha e carregando monitor para lá e para cá, você já pode procurar um estágio. Se quer algo melhor, estude mais.
Existem uma duzia de motivos pelos quais é dificil para vc.
O seu curriculo pode ser ruim, pode estar mal escrito, vc pode ter mandado para os lugares errados, etc. O ideal seria vc ter amigos que trabalham e pedir dicas a eles. um QI (quem indica) é mais importante, as vezes, do que mandar pra rh@empresaqueeuquerotrabalhar.co.jp esperando que a vaga caia do ceu.
Invista em divulgação: crie um blog, um twitter, frequente foruns e listas de discussão. Tente reponder duvidas, escreva artigos e tutoriais. Aprenda novas tecnologias, domine 2 sistemas operacionais diferentes e seja o que deus quiser. E aprenda Inglês!
Ou você pode começar procurando por um estágio onde trabalhe como suporte, mas em uma empresa de desenvolvimento.
Assim você vai ganhando experiência na empresa e pode mostrar que está interessado mesmo em programação.
ok, estágios para suporte de limpar bolinha do mouse e coisas do gênero já apareceram, mas não é isso que quero… gostaria mesmo de ter oportunidade de estagiar como desenvolvedor em empresas desse segmento…
Consegui meu primeiro estágio em Java no último ano da facu, no sétimo semestre.
Antes disso tive outros estágios q não era na área de desenvolvimento, mas foi muito bom pra experiência.
Seria muito bom se eu tivesse conseguido um estágio no 3° semestre, mas ctz eu não conseguiria me dar bem pq demorei pra ter aula de Orientação Objeto q é essencial pra ser um bom programador em Java.
Bom, ai complica amigo. E quando eu disse suporte, não quis dizer limpar bolinha de mouse, mas sim suporte dos sistemas que a empresa desenvolve. Mas claro, a opção é sua, eu só sugeri que seria mais facil ficar de 3 a 6 meses prestando suporte para os clientes da empresa e já estar nela do que ficar 6 meses enviando curriculos que não vão comprovar que você sabe programar. O problema da nossa área é que ela não contrata para você aprender, todos os contratantes esperam que você já esteja produzindo no menor tempo possível.
[quote=yorgan]Ou você pode começar procurando por um estágio onde trabalhe como suporte, mas em uma empresa de desenvolvimento.
Assim você vai ganhando experiência na empresa e pode mostrar que está interessado mesmo em programação.
[]´s
Daniel[/quote]
Na empresa em que trabalho, o cara só conseguiu trabalhar mesmo - e não exatamente com programação - quando se formou. Durante o curso inteiro ele ficou instalando programas e carregando monitor pra baixo e pra cima.
Quando ele se formou ele foi mandado para ficar dando suporte no cliente, ou seja, aquelas coisas chatas do tipo “ficar enrolando o cliente enquanto a gente tenta corrigir o erro aqui na firma” ou “ficar puxando os arquivos de log para a gente descobrir o que ocorreu”. É que o perfil dele realmente era de quem não aguenta ficar atrás de uma mesa, 8 horas seguidas, procurando uma forma de tirar um pixel a mais que aparece em uma página HTML depois que ela foi convertida para JSP.
Seja paciente, busque complementar seu estudo de Java com tutoriais, artigos, livros, etc. Terceiro periodo ainda está no inicio, logo aparecaram várias oportunidades.
Um abraco, bons estudos!
Na tua faculdade não existe nenhum programa de bolsa de Iniciação Científica? Geralmente as universidades tem projetos interessantes, onde o aluno cumpre uma carga horária semanal e participa do projeto, que pode envolver programação, pesquisa etc. Tenta te informar com algum professor ou coordenador do curso, sobre algum projeto que esteja utilizando Java.
Estou dando a dica do suporte pois foi como aconteceu para mim, e posso dizer que a experiência valeu a pena. Quando eu passei no vestibular já tinha algumas noções de programação em Java e logo comecei a correr atrás de estágio, mesmo antes de começar o curso. Consegui uma vaga de suporte em uma empresa de desenvolvimento no primeiro dia de aula do primeiro semestre -concordo que foi muita sorte-. Fiquei como suporte durante 8 meses, mas sempre vendo com os chefes sobre possibilidade de ir para o setor de desenvolvimento. Minha vaga apareceu não porque estavam contratando estagiários, mas sim desenvolvedores, mas como estavam fazendo treinamento para eles, me colocaram junto. Hoje estou no quarto semestre da faculdade e já sou programador contratado.
Não digo para fazer o mesmo que eu fiz, mas já fica como uma dica, pois estando dentro de uma empresa fica muito mais facil saber das oportunidades.
Minha opinião , pra complementar com as idéias do pessoal, é a seguinte:
VOCÊ JÁ FAZ PARTE DO GUJ
Se vc já faz parte, creio eu que vc quer focar no momento algo: Java. Programação Java. Meta inicial certo?
NÃO ESPERE APRENDER NA FACU
Esass coisas mais específicas a faculdade não vai ensinar. Percebi que a facu (graduação) é apenas um guia, que te apresenta pro mercado de TI e lhe mostra os caminhos (ao final vc verá que é bem isso).
COMECE APRENDENDO JAVA DESDE JÁ (JÁ MESMO)
Se vc quiser focar uma carreira inicial em Java, pode baixar as apostilas FJ-11 e FJ-14 no site da Caelum. Vc aprenderá realmente a sintaxe Java e as estruturas de dados. Caso necessite, e se tiver condições, comece um curso de Java. Já! (só se vc sentir necessidade, pois tem mtas pessoas que aprendem sozinhos com livros, apostilas, google, guj, etc…).
Faça todos os exercicios, tente desenvolver algum projeto pessoal, para algum parente, amigo…a comunidade irá lhe receber e ajudá-lo (se vc tiver força de vontade e determinação)
Depois que vc terminar de ler essas apostilas e resolver os exercicios, verá como é Java realmente, os conceitos mais importantes da OO, e poderá escolher algum caminho. Uma opção após isso, é a apostila FJ-21 (Java pra web). Mas tem que aprender Java primeiro.
MOTIVAÇÃO
Aprendendo desde já, vc já terá algo específico em seu currículo. Algum conhecimento prévio que pode ser mto bem vindo em um estágio.
Imagina se vc começar agora, a seguinte situação daqui a 6 meses:
" estudante do 2º ano de TI, com conhecimento em Java: OO com Java, Threads, Sockets, Collections, estruturas de dados em Java…etc"
Daí é só usar a criatividade.
É quase certo que alguma empresa vai te chamar pra entrevista!
CONCLUSÃO
Não desanima. Terminei a facu ano passado, não fiz estágio (fiz algumas entrevistas, mas não fui chamado), fiz um curso de Java e estou aprendendo cada vez mais com a comunidade, livros, etc. Estou também procurando um emprego na área de Java, mas não é por não estar trabalhando que vou desanimar.
Digo-te que se eu pudesse voltar atrás começaria a aprender Java antes mesmo da Facu. Ou na facu, que fosse logo no 1º ano!
Então não perca tempo. Continue perseverando que vc atinge seus objetivos.
Estou no 3° Periodo!
E Tambem tenho o mesmo problema sobre estágios e talz , bem que eu queria arrumar um logo mais não sei o suficiente(ainda) para isso pôs só estou estudando java a umas 3 semanas + -
Comprei os 2 livros que achei que eram bastante importante para meu aprendizado.
Use a Cabeça! Java (Recomendo, Já estou no Capitulo 7)
E o do Deitel Que veio faltando alguns folhas vou tentar trocar e começar a ler tambem.
Quando detonar os 2 livros penso em comprar p SCJP da Kathy para a certificação.
Falando em Certificação^^ Tenho duvidas sobre ela.
Ela é um grande diferencial[url]?
Porquefalam tão mal da prova em pt-br[/url]?
Bom é isso acho que estou no caminho certo se você quiser seguir o msm que o meu )(Y)
[quote=GabrielCardelli]Estou no 3° Periodo!
E Tambem tenho o mesmo problema sobre estágios e talz , bem que eu queria arrumar um logo mais não sei o suficiente(ainda) para isso pôs só estou estudando java a umas 3 semanas + -
Comprei os 2 livros que achei que eram bastante importante para meu aprendizado.
Use a Cabeça! Java (Recomendo, Já estou no Capitulo 7)
E o do Deitel Que veio faltando alguns folhas vou tentar trocar e começar a ler tambem.
Quando detonar os 2 livros penso em comprar p SCJP da Kathy para a certificação.
Falando em Certificação^^ Tenho duvidas sobre ela.
Ela é um grande diferencial[url]?
Porquefalam tão mal da prova em pt-br[/url]?
Bom é isso acho que estou no caminho certo se você quiser seguir o msm que o meu )(Y)
Abraço.[/quote]
Não sou mto experiente em Java tbm. Ainda não tenho certificação.
Mas uma opinião minha e de alguns gurus da comunidade é fazer tudo com calma.
Primeiro, aprender realmente Java. Em seguida, escolher um ou mais caminhos para atuar. Depois, pensar na certificação.
Pode ser que se formos pensar em tirar a SCJP logo de cara, não será tão proveitoso qto se estivéssemos com certa experiência.
Foi esse o conselho que recebi de alguns colegas, pessoas da comunidade, e que realmente achei interessante e convincente.
Mas tudo depende de vc e de seu esforço. Foca uma coisa sempre: aprender
eu consegui estagio no meu 3 ano de curso (6º período) e foi como suporte
depois eu fui para desenvolvimento java na mesma empresa em menos de 2 meses!
já meu segundo estagio, foi logo em java devido a experiência que tinha e hoje sou funcionário!
eu aconselho ter paciência por que geralmente as empresas somente aceitam estagiários a partir do segundo ou terceiro ano de curso
Olá, uma dica que pode ajudar, ve na sua faculdade se existe algum programa de Iniciação Cientifica, esse programa você participa e desenvolve um projeto, é bem legal, assim você ganha uma experiência e vai aprendendo… Ai depois se consegue uma vaga no Mercado com Prog. em Java, isso pode ser um diferencial na hora de se conseguir um estágio…