Por que mesmo já existindo o Java SE 16.0.2, quando vc vai baixar a JRE, ele só disponibiliza a 8?

Java já atualizou muito, já lançou vários recursos novos, mas eu simplesmente não acho a JRE dessas versões mais novas para baixar separadamente da jdk. Se pesquisar “Java”, como todo mundo faz e baixar no site oficial, sempre vem o 8u301. Alguém sabe o motivo?

Não sei dizer o por quê, mas recomendo que vc baixe do site AdoptOpenJDK.

Ele oferece downloads de binários tanto do JDK como do JRE e tando x64 quanto x86.

É um projeto sério que faz parte da Eclipse Foundation e tem grandes empresas apoiando, então pode confiar.

1 curtida

Uma vez li uma materia falando que a JRE não está mais sendo distribuída de forma separada (não lembro a partir de qual versão). Estou procurando uma referência aqui e posto qdo achar.

1 curtida

Não existe mais JRE a partir do Java 9.
Isso se deve a modularização, ou seja, é gerada uma JVM de acordo com seu projeto.

Então o resultado disso é que ao invés de voce ter por exemplo uma JRE de 200 mega e seu projeto usar somente 30 mega será gerada uma JVM de 30 mega.

Para isso deve usar o JLink.

E com o jpackage gera uma distribuição nativa.

Lembrando que ainda assim poderá ter uma JVM completa e rodar.

2 curtidas

Como que se usa jpackage então?

jlink foi introduzido no Java 9
jpackage foi introduzido no Java 14 // foi desenvolvido tendo o jlink como base

jpackage irá gerar em MSI, EXE, DEB, RPM, APP, DM, PKG.

Mas ainda não é cross compiler, ou seja, é preciso estar em cada SO para gerar.

Veja bem, tudo que é gerado com modularização tem a ver com o seu projeto em si.

Uma vez que o Java seria modularizado, então pensaram, por que não fazemos o mesmo com a JVM?, e assim foi feito.

No entanto com jpackage é possivel usa-lo em projeto não modular tambem.

Aqui esta um script de exemplo de uma das minhas aplicações usando jpackage, no caso Eu já tinha gerado com o JLink anteriormente, mas isso não é obrigatorio.

jpackage
–name WebBrowserFX
–type “deb”
–vendor “Menezes Informatica”
–runtime-image /home/NetBeansProjects/WebBrowserFX/dist/jlink/WebBrowserFX
–module Display/webviewbrowser.WebViewBrowser
–icon “/home/NetBeansProjects/WebBrowserFX/WebViewBrowser.png”
–linux-shortcut
–linux-app-release 1
–linux-menu-group “GNOME;GTK;Developer;Java;”
–linux-app-category “Network;WebBrowser;” \

vlw, vou testar aqui

1 curtida

Se não der certo aqui, eu tento baixar a jre por esse site. Vlw mesmo