Olá
Atualmente acho esta pergunta muito difícil de responder em um fórum. Haveria que estudar caso a caso e saber da competência da equipe.
Se a empresa dispõe de uma equipe com boa experiência no uso de EJBs acho que seu uso pode ser considerado como uma das opções de projeto. Porém, caso a equipe vá usar EJBs para aprender, então o projeto já tem grande chance de fazer água mesmo que EJBs sejam a melhor solução.
Acho que um arquiteto de sistema capaz de analisar cada caso e com segurança recomendar a melhor solução, deve ser valorizado pois é muito fácil um projeto bem intencionado que use as tecnologias mais recomendadas falir na implementação.
A frase citada pelo CV parece brincadeira mas é para ser levada a sério: pensem muito antes de ter certeza de que seu sistema precisa ser distribuído pois a maioria não é.
Eu já fui opositor ferrenho dos EJBs porque os achava bala de canhão para matar pombos e principalmente porque estudei a versão inicial que era horrível. Ao longo dos tempos aqui mesmo no GUJ fui vendo casos em que eles eram úteis. Mas até hoje nunca usei e só participei uma vez de projetos que usavam.
Os EJBs 3.0 prometem mas também já tem gente criticando.
Gui, se você pretende tirar certificação não discuta com a tecnologia. Estude e pronto.
[]s
Luca