Por quê essa instrução compila?
Object AS = new long[4];
Tudo bem que AS é um array, mas como instancia-lo e acessa-lo?
// Essa linha não funciona!
as[0] = 21;
Por quê essa instrução compila?
Object AS = new long[4];
as[0] = 21;
Todo array é também um objeto.
Você pode entender que em algum lugar nas entranhas da VM existe algo assim:
class long[] extends Object
Você não consegue acessar a linha pois está enxergando o vetor AS como Object, e não como long[]. E Object não tem definido o operador [].
Para acessa-lo, você precisa de um cast. Tente isso:
Object arrayDeLong = new long[10];
((long[])arrayDeLong)[0] = 21;
System.out.println(((long[])arrayDeLong)[0]);
Por quê essa instrução compila?Object AS = new long[4];
as[0] = 21;
Vc cria AS
e chama as
java é case sensitive com nomes de variáveis… 
Valeu a explicação ViniGodoy!
LuizAvila, o lance do ‘as’ foi só aqui, na minha app tava certo e dando o erro ‘array required, but java.lang.Object found’
Lendo o livro da KATHY SIERRA, achei esse new long[] num exercício, nunca mais esqueço! 
jgbarros você está estudando para a certificação [url]?
Tô sim Raff. Comprei o voucher e devo fazer em março, pq quero me preparar bem! Não sei nem pq, trabalho com Java a 5 anos … :lol:
Antes o problema é que em Cuiabá não tinha centro prometric … agora tem! Economia o $ da passagem e da hospedagem!

jgbarros esse livro da kathy sierra tem bastante erro de português? ou ja arrumaram na edição 2?
by the way, compro esse livro aqui em cbá ou compro pela net?

jgbarros esse livro da kathy sierra tem bastante erro de português? ou ja arrumaram na edição 2?
by the way, compro esse livro aqui em cbá ou compro pela net?:D
Bom Vecchiato, eu comprei no submarino, mesmo com o frete aqui saia um pouco mais caro! Nessa edição revisada não encontrei erros, pra mim parece bom. Estou gostando bastante do livro, não recomendo o do Roberto Rubinstein, tem mto erro e não é didático, pra mim mais parece um livro caça-níquel!

e a questao que nao tipo primitivo… e eh comum sempre confudir foi o que aconteceu… ai vc confudiu new long com o tipo primitivo long nesse caso vc tem um objeto array que aceita elemento do tipo primitivo long. Leia dessa forma que facilita a compreensão.
int[] inte = new int[2]; // tenho um objeto array inte que aceita elemento do tipo int e no maximo 2.
double[]dou = new double[3]; // vc completa aqui
flw!