Por que o Brasil não inova em software ?

Posso estar enganado, mas tenho a impressão de que a indústria de software no Brasil não tem o nível de inovação que poderia ter. Parece que há muito mais projetos de software independentes vindos de outros mercados. Me refiro a aplicações e serviços em geral, editores, utilitários, jogos, IDEs, Frameworks, SGBDs, serviços de cloud computing, etc. Enfim, ferramentas e serviços novos, voltados para o grande mercado e não apenas se limitar a utilizar tecnologias prontas para resolver problemas do mundo corporativo. Creio que tenhamos pessoas competentes e qualificadas. Me parece que falta vontade por parte dos brasileiros em empreender nesses ramos. O que acham ?

Concordo totalmente. No Brasil, você não tem incentivos para isso. Programo por hobby, e na verdade venho enfrentado muito estresse em trabalhar na área devido chefes que visam somente o faturamento, sem saber lidar com pessoas e com os estresses gerados. Diante de tantas idéias eu as abandonei, pois não compensa, a cultura brasileira sobre softwares destrói qualquer iniciativa de inovação.

meu amigo, isso nao é somente Brasil é america latina inteira.
as empresas só se preocupam em aquilo que é bilable e o que nao é como pesquisa eles nao contabilizam.
esperam que voce inove nas suas horas vagas e de graça.

É complicado porque nada impede alguém de copiar seu software e tomar o mercado pra ele. O fato do mercado ser grande é apenas mais um incentivo pra que isso aconteça.

Existe vale do Silício no Brasil?
Existe algum polo de tecnologia no Brasil com incentivos?
Nos EUA tem o vale do Silício, Irlanda Cork, Portugal tem em Lisboa seu polo de tecnologia, até a Índia está bem mais a frente que o Brasil e digo muito mais a frente, nos últimos 2 anos lá teve mais de 35 novas fabricas de Smartphone, não é preciso dizer que os impostos e incentivos fiscais lá são muito mais atraentes.
Na integra a notícia: http://www.business-standard.com/article/companies/india-s-smartphone-revolution-35-units-37-000-jobs-in-2-years-116072500005_1.html

A Índia tem 7 vezes a população do Brasil e um PIB US$ 400B abaixo do nosso.
Cork é uma cidade de 120 mil habitantes.
Eu trabalho com portugueses que ganham 2000 euros por mês, tendo que viajar para fora do país por semanas a fio e dizem que é um bom salário.

Se a gente quer inovação em software, não seria melhor parar de reclamar e começar a construir algo?

Campinas.