Galera por que este mercado é tão dificil de entrar… Faço faculdade de Analise de Sistemas, ja fiz curso de Java no senac e tenho conhecimentos em Java, tenho conhecimento em outras linguagens, mas não consigo nem um estágio… esse mercado é muito brabo… ninguem te dá uma chance… eu mando, mando e mando curriculo mas parece que o pessoal do rh nem le o seu curriculo… com vocês no inicio foi assim tambem ??
valeu pessoal, abraços…
Por que o mercado de informatica e tão dificil de entrar ?!
7 Respostas
Caro diogofifa,
no inicio tudo e foda…
agente manda e manda curriculos… é nada…
mas a questao e isso! estou enviando meu curriculo para o lugar certo… la ta precisnado de profissional com meu perfil !!! será que la ja nao tem um… em fim tem muitas variaveis arespeito…
como exemplo trabalho atualmente… em uma rede de supermercados… de interior de sp. e ja fiz muito o que vc ta fazendo agora gastando solado de sapato… e ainda hoje uma vez ou outra recebo propostas d eoutras empresas… o minimo que podemos fazer e realmente e esperar… ou talves ir buscar oportunidades onde estao dando Certo… talvez vc tenha um retorno mais rapido… ver qual empresa ta precisando de empregados com seu perfil… tenho certeza que vc vai ser pelomenos chamado para uma entrevista…
ou simplesmente colocar seu curriculo em sites de emrpesas e industrias…
ou dechar em portarias e esperar… esperar mesmo que quando surgir uma vaga vc seja chamado…
mas pra entrevista claro… 
e por ai vai…
mas uma hora vai !!! o que conta é a pessoa saber fazer e nao é ter diploma ! e curso e doutorado… e tals
expeiencia propria…
Bom, você deve conhecer aqueles sites, como o APINFO e o NETCARREIRAS, veja se você acha alguma coisa interessante.
Oi,
De onde você é? Isso conta muito…tem localidades que realmente não tem demanda…seria o caso de você busca algum centro mais próximo.
Outra coisa que vc tem que olhar é sua empregabilidade.
Observe bem quais características o mercado deseja. Quanto mais vc preencher, maior sua empregabilidade.
No começo é difícil mesmo, mas com o tempo você consegue. Basta não desistir.
Consulte sites de empregos e trace um perfil de que tipo de emprego você. Depois, trace quais são os passos necessários pra você conseguir. Por exemplo:
Digamos que você deseja atuar como desenvolvedor Web Java, mas só sabe programar em Java ainda.
então você monta um perfil básico sobre o que sabe um desenvolvedor web Java Pleno:
- HTML
- CSS
- Javascript
- Java
- Colecttions
- JDBC
- Generics
- Servlets
- JSP
- JSTL
- Struts e Struts2
- JSF
- Spring
- Hibernate
Esse são alguns dos conhecimentos exigidos. Então você, com base nessa lista, monta um plano de estudos e um projeto, para aplicar seus conhecimentos.
A partir daí, começa a estudar e aplicar na prática. E vai, periodicamente, enviando seu currículo para vagas. Mas continua estudando. Uma hora você vai conseguir. E quando conseguir, vai aplicar tudo o que aprendeu e continuar estudando, melhorando assim sua empregabilidade.
Existem outras características não técnicas que ajudam muito e que você pode desenvolver.
- Habilidade para falar em público
- Inglês
- Pró-atividade
- Criatividade
- Persistência
Observe que essas características podem ser TREINADAS! Algumas pessoas nascem, mas podemos sim aprender.
Visual também colabora. Ir pra entrevista desleixado passa uma impressão ruim. Se você não cuida de si mesmo, vai cuidar do trabalho?
Contudo, se você exagerar, também passa a impressão ruim. Homem vaidoso demais passa a impressão que gasta tempo demais na frente do espelho ao invés de estudar ou que olha demais para si. Narcisismo pode passar a impressão de alguém individualista, arrogante e egoítsa e ninguém quer um colega de trabalho assim. por via das dúvidas, observe como as pessoas da empresa se vestem e não se vista melhor que seu chefe… srsrsrsrsr
Por enquanto acho que é isso. Espero ajudar
E mais uma coisa: COLABORE!
Ajude seus colegas. Auxilie. Doe seu tempo. Com certeza isso vai aumentar seu networking e aquele colega wue vc ajudou ano passado, um dia vai te indicar pra um emprego, pq quando perguntarem se ele conhece alguém que conhece X, ele vai lembrar do carinha que vivia ajudando todo mundo.
É engraçado, você vai ver algumas pessoas que seguram o conhecimento sobre o pretexto de assegurar sua posição. Essas pessoas só coneguem isso. Se assegurar na mesma posição por anos. NÃO SOBEM NUNCA!
Colabore. Aquilo que você faz (de bom | de ruim) com certeza retorna pra você.
E mantenha uma boa networking. Participe de foruns e listas, conheça a galera da faculdade, do trabalho, daquele curso legal que vc está fazendo. Saia e se divirta também com a turma. Isso faz parte do networking. conheça pessoas que curtem as mesmas coisas que vc.
Essa dica que foi passada acima é muito importante. As vezes um bom contato é muito mais importante que seu curriculo. Você disse que faz facudade de análise de sistemas, não é? Experimenta trocar uma idéia com seus professores ou mesmo colegas de sala que têm emprego ou que conhecem alguém de uma empresa. Quem sabe eles não podem arrumar alguma coisa para você?
Boa sorte em sua procura!
po galera valeu msm ae pelos toques… eu tava precisando msm ouvir dicas de pessoas que ja tem experiência nessa area, q ja passaram por isso…
valeuuu …