Acho meio complicado fazer um comparação dos cursos baseado so no preço, olhei os 3 links so ultimo tinha curso de java os outros a maioria é de html, js, ruby, php.
A fórmula é simples. A Alura foi criada pela Caelum, que é uma das escolas mais conceituadas do Brasil. Prestam treinamento pra grandes companhias brasileiras.
Reconhecimento custa caro.
A maioria dos profissionais Java conhecem ou pelo menos já ouviram falar da Caelum, logo, se valoriza alguém que estudou lá.
Prova de certificação também é cara, mas poxa, você está sendo avaliado e posteriormente reconhecido pela Oracle…
Engraçado como a palavra “caro” é usada sem se pensar muito a respeito.
Será que é “caro” mesmo?
O que é caro? Caro é quando você pega por algo e o valor obtido com isto é inferior ao seu custo.
Por exemplo: eu pagar 500 reais por um jogo de videogame quando poderia ter pago 80.
Ou então ter pago um curso e não ter aprendido nada com ele.
Antes de dizer ser caro ou não algumas coisas tem de ser levadas em consideração:
Quem está ministrando o curso?
Qual a ementa?
Qual a qualidade da escola?
Qual a fama de quem está anunciando?
O conteúdo que está sendo oferecido é válido e irá me agregar algo de valor que possa ser usado no futuro?
Eu pensaria nisto antes sabe. Por exemplo: Treehouse, Code School e Pluralsight. Com excessão da última, que reconhecimento as outras tem no mercado nacional?
É tão grande quanto o da Caelum?
Particularmente não acho tão caro.
Pior é pagar R$700 por um curso de 30 horas aqui na cidade e ter um conteúdo(fraco) apresentado que pode ser obtido na internet.
Curso de JAVA WEB 1, por exemplo se aprende mais estudando as apostilas da Caelum(F21)/AlgaWorks/K19/...etc, do que na sala de aula de muitos cursos.
Claro que curso a distancia não acho adequado para qualquer um, tem de ter disciplina, tem gente que só aprende com instrutor presencial. Eu gosto de estudo a distância por poder fazer meu horário(que é muito complicado facul/trabalho/filhos).
Agora tem uma coisa que o cursos presencial tem grande vantagem, o Networking. Pretendo fazer o curso mais avançado de JAVA WEB e Android, pelo conhecimento, mas principalmente pelo networking.
Demais cursos faço via web, inclusive tem uns que pretendo fazer da Alura, mas pra isso vou aguardar um período do ano onde tenho menos trabalho e possa aproveitar mais o tempo de estudo.
Eu acessei o site deles a nível de curiosidade, lá os R$197,00 por mês faz com que você tenha direito a todos os cursos deles.
Acredito que você possa pagar por módulos. Veja se não é o caso.
[quote=nel]Eu acessei o site deles a nível de curiosidade, lá os R$197,00 por mês faz com que você tenha direito a todos os cursos deles.
Acredito que você possa pagar por módulos. Veja se não é o caso.[/quote]
Você paga somente no modelo de mensalidade, não existe cobrança por módulos.
Nenhum. As “escolas” citadas não têm reconhecimento algum no “mercado nacional”. A Alura, de per si, também não tem “reconhecimento no mercado nacional”. Apesar de ter a Caelum por trás (sem trocadilhos, por favor).
Mas o ponto não é este, kico. Repito: não estou questionando nem a qualidade dos cursos, nem o reconhecimento dos profissionais que trabalham para a Caelum/Alura. Estou questionando o preço, que a meu ver está bem “salgado”…
Ué mas… será que os cursos da Alura têm o preço que tem… para ajudar a Caelum a manter sua estrutura?
Nenhum. As “escolas” citadas não têm reconhecimento algum no “mercado nacional”. A Alura, de per si, também não tem “reconhecimento no mercado nacional”. Apesar de ter a Caelum por trás (sem trocadilhos, por favor).
Mas o ponto não é este, kico. Repito: não estou questionando nem a qualidade dos cursos, nem o reconhecimento dos profissionais que trabalham para a Caelum/Alura. Estou questionando o preço, que a meu ver está bem “salgado”…
Ué mas… será que os cursos da Alura têm o preço que tem… para ajudar a Caelum a manter sua estrutura?[/quote]
Oi Paulo,
pois é: mas aí que tá. De novo, é a questão do conceito de “caro”.
E outra: será que é justo comparar com o mercado externo aonde a realidade econômica é radicalmente diferente?
Muito provavelmente tem gente aqui que mora em imóvel que custa “pra lá de um milhão” e também tem gente por aqui que anda de carro que custa “um quarto de milhão”. Para este “nível” de gente não, não é caro.
Este é o ponto! Já viu a nossa realidade sócio-econômica?
Outra coisa: estamos falando de cursos online, onde invariavelmente a percepção de valor é diferente da dos cursos presenciais, cujas mensalidades “podem” ser tão caras quanto - ou até maiores.
Se a Caelum presta um ótimo serviço em nível nacional(ou regional, que seja), porque não pode cobrar o preço que cobra?
Se você quer saber o real motivo deles cobrarem esse valor, nada mais sensato que perguntar direto pra eles. Já falaram também que esse valor é pra ter acesso a todos os cursos da Alura.
Livre Mercado colega, se não tá contente com o preço daqui, gasta lá fora. O que importa é você ficar satisfeito. Se lá fora cobra menos e quem criou tem muita credibilidade, faz lá…
Ficar tecendo dezenas de teorias aqui não vai dar em nada, elas vão continuar sendo teorias.
Que eu saiba a Alura não tem a Caelum “por trás”. É a Caelum. Só tem um novo nome por questão talvez de marketing e por ser um nicho e público alvo “diferente”.
Eu não acho caro. Fui um early adopter dos cursos, se chamava Caelum OnLine. Paguei R$500,00 por um pacote de 3 cursos de Automação de Testes e valeu a pena. Apesar de já ter conhecimento em alguns deles vi que estava no caminho certo no que já sabia. Hoje com R$197,00 agora no Alura (valor por um mês) dá pra fazer os 3 que tinha feito.
É investimento pessoal de conhecimento. Nisso eu gasto sem medo. Assino DevMedia MVP, já comprei uns 8 livros da Casa do Código, já fiz cursos no Alura e to pensando em assinar por uns 2 meses pra fazer alguns outros.
Não, não. Não são “minhas teorias” não. Estou falando de um fato: os cursos da Alura são muito caros, especialmente se levarmos em consideração a nossa realidade sócio-econòmica.
Mais uma vez: o que está sendo discutido não é a qualidade do serviço, e sim o preço.
Eles estão por aqui também e confesso que adoradia que o Paulo, o Guilherme, o Sergio, ou algum outro talento da Caelum entrasse no debate.
Com cerca de R$ 60,00, R$ 70,00 mensais dá para ter acesso a todos os cursos lá de fora, os citados.
Se o mercado pode ser livre, porque a discussão tem de ser encerrada? Por que você acha que o quê vim debater aqui “não vai dar em nada”, “são minhas teorias”?
Eu até acredito que os alunos da Alura são/estão satisfeitos. Mas que tá caro, tá.
With Alura’s price, chances are that ESLs or even english advanced learners choose spend their money overseas…
Também acho. Se partirmos para o argumento do Paulo de que o preço é que manda, tudo isso aí não vale a pena e o melhor mesmo é usar o Coursera, que é de graça e tem excelentes cursos.
Outro ponto: o Kiko se referiu à realidade sócio-econômica não no sentido de que aqui temos um baixo poder aquisitivo em comparação aos Estados Unidos e, sim, o alto custo de se manter os negócios. Mesmo o curso sendo à distância, temos professores online respondendo e eles não o fazem de graça. O preço nunca deve ser avaliado isolado das outras variáveis. Isso parece coisa de física do segundo grau (despreze o atrito, despreze a resistência do ar, despreze…).
Atualmente consideramos possibilidades de fechar pacotes com precos melhores pra quem optar por mais meses. Ainda precisamos colher mais dados e esperar que a empresa comece a andar sozinha financeiramente, para ai entao estudar precos mais competitivos.
Diferente do treehouse e dos outros, a Caelum não tem funding de empresas aceleradoras, que conseguem baixar bastante o preço, assumindo prejuízo. Temos uma equipe, não pequena, envolvida no Alura. Desde a criação dos cursos à manutenção do código da plataforma e resposta das dúvidas dos alunos (que é um diferencial de como costuma funcionar o tira-duvidas dos cursos que voce citou).
E sim, acredito fortemente que temos uma qualidade bem diferenciada em relação a esses concorrentes. Estudamos não apenas esses, como também os que tem foco em design e outras áreas, que são players mais antigos no mercado e que já aprenderam mais. Também aposto na nossa capacidade de gerar conteúdo de qualidade com uma boa velocidade e sempre entregar novos cursos, em especial agora com a nova marca (que não foi apenas marketing, também ajudou a estruturar a divisão e priorizar melhor)