Eu tive bons gerentes e péssimos gerentes, meus bons gerentes sempre eram bons ouvintes, tinham um bom conhecimento de negócio e entendiam de forma superficial a parte técnica.
Dos pessimos tinham vários tipos:
-Alguns entendiam da parte técnica não profundamente e insistiam em tomar decisões prejudiciais, eram arrogantes.
-Um outro gerente não tinha nenhum conhecimento técnico e foi promovido a diretor, era insensato, autoritario e queria se meter em todos negocios da empresa, resultado a empresa quase faliu duas vezes por causa da TI ficamos sem banco de dados por duas semanas e quase ficamos sem backup, fora os prejuizos com alguns sistemas que foram comprados sem concetimento da equipe que deu mais um prejuizo de 500.000.
-Um outro era gente boa, tinha conhecimento técnico superficial, mas tinha o problema de aceitar toda e qualquer bomba do cliente sem negociar um prazo aceitavel. Tivemos bastante problemas com o cliente por causa disso.
Complicado!
Na minha opinião uma empresa tem que ter um plano de carreira (Carreira em Y, bons salarios, reconhecimento), o clima da empresa deve ser bom, formar bons gerentes(Prata da casa) deve ser meta da empresa, os técnicos tem que ser valorizados, treinamento e nivelamento da equipe, metodologias que agreguem pra empresa(Chega de jogar dinheiro no lixo).
A empresa tem o profissional que merece, ela escolhe isso no seu processo de recrutamento, carreira, ambiente de trabalho e salario.