São 12:00 do dia 30/11. Para quem não sabe, hoje foi o IPO da BM&F.
Tenho conta em 2 corretoras, e em uma delas o sistema está totalmente instável, lento, altos paus. No outro, acabou de sair do ar (acho que alguém foi bootar o servidor).
Olhando no fórum de uma delas, alguns participantes postaram que o mesmo está ocorrendo c/ o home broker de várias outras corretoras de renome do mercado. E parece que o sistema da bovespa (que serve à todas as corretoras) também foi p/ o saco.
Assim como hoje, isso também ocorreu várias vezes nos últimos meses (que eu tenho acompanhado), por exemplo, no anúncio do corte de juros do FED em outubro. Os sintomas são os mesmos: pico no volume de negócios => travamento generalizado em todas as corretoras. Algumas ficam lentas e inutilizáveis, outras simplesmente saem fora do ar.
Admito que sou totalmente ignorante com relação ao funcionamento de um sistema de home broker, mas suspeito que não seja mais complexo (em termos de escalabilidade) do que um portal, por exemplo (pela quantidade de usuários). Com a diferença que em um home broker, esses problemas podem fazer você perder (muito) dinheiro (ou deixar de ganhar), principalmente quem opera opções.
Pergunto: será que é tão difícil assim fazer um home broker descente? Pelo que tenho visto por aí, se alguém aí fizer um home broker rápido, escalável, que agüente o tranco nesses picos de volume do mercado, deve abocanhar uma boa quantidade de clientes revoltados c/ as atuais corretoras. Negócio da china, não?