Por quê os sistemas de corretoras são tão ruins?

24 respostas
wmitsuda

São 12:00 do dia 30/11. Para quem não sabe, hoje foi o IPO da BM&F.

Tenho conta em 2 corretoras, e em uma delas o sistema está totalmente instável, lento, altos paus. No outro, acabou de sair do ar (acho que alguém foi bootar o servidor).

Olhando no fórum de uma delas, alguns participantes postaram que o mesmo está ocorrendo c/ o home broker de várias outras corretoras de renome do mercado. E parece que o sistema da bovespa (que serve à todas as corretoras) também foi p/ o saco.

Assim como hoje, isso também ocorreu várias vezes nos últimos meses (que eu tenho acompanhado), por exemplo, no anúncio do corte de juros do FED em outubro. Os sintomas são os mesmos: pico no volume de negócios => travamento generalizado em todas as corretoras. Algumas ficam lentas e inutilizáveis, outras simplesmente saem fora do ar.

Admito que sou totalmente ignorante com relação ao funcionamento de um sistema de home broker, mas suspeito que não seja mais complexo (em termos de escalabilidade) do que um portal, por exemplo (pela quantidade de usuários). Com a diferença que em um home broker, esses problemas podem fazer você perder (muito) dinheiro (ou deixar de ganhar), principalmente quem opera opções.

Pergunto: será que é tão difícil assim fazer um home broker descente? Pelo que tenho visto por aí, se alguém aí fizer um home broker rápido, escalável, que agüente o tranco nesses picos de volume do mercado, deve abocanhar uma boa quantidade de clientes revoltados c/ as atuais corretoras. Negócio da china, não?

24 Respostas

Grinvon

A BMF jogou agua fria na conta de muita gente, e acredito que a coisa do home broker, depende da corretora, você conhece a banif? Eles têm um bom sistema, vale apena conferir.

ciczan

Eu tenho conta no banif e lá tem a seguinte mensagem:

A Bovespa está apresentando problemas técnicos. O envio de ordens está suspenso por tempo indeterminado.
As ordens enviadas antes da paralização estão sendo liberadas aos poucos pela Bovespa, por isso as cotações estão sendo atualizadas.
Assim que o sistema da Bovespa retornar ao normal enviaremos novo comunicado.

Então segura as pontas que o problema é com o sistema da propria Bovespa. Todos os home brokers estão assim por enquanto. A diferença é que alguns informam o que tá acontecendo e outros não.

M

Olá William, você escreveu sobre o que também estava me perguntando, agradeço. Gostaria de perguntar, se possível, dos mais experientes do GUJ o que acontece com a BOVESPA. Como é sua arquitetura, por que ocorre um problema desse?

Acho que perdemos um pouco da credibilidade obtida com muito esforço, de pessoas que querem o melhor para o país a médio e longo prazo.

No site da Bovespa, sobre a tecnologia existente, não diz muita coisa, apenas que em 2006 fizeram uma reestruturação e contam com Intel, HP e Microsoft.

Ano que vem recebemos o IG (grau de investimento). Esses gargalos são normais em IPO’s pelo mundo afora? Alguém gostaria de comentar a respeito?

wmitsuda

ciczan:

Então segura as pontas que o problema é com o sistema da propria Bovespa. Todos os home brokers estão assim por enquanto. A diferença é que alguns informam o que tá acontecendo e outros não.

Pois é, recebi um comunicado que hoje o gargalo foi na própria BOVESPA.

Mas já teve dias em que o problema era na corretora, ex: uma funcionava ±, enquanto outra simplesmente caía fora.

wmitsuda

mfjeng:
Olá William, você escreveu sobre o que também estava me perguntando, agradeço. Gostaria de perguntar, se possível, dos mais experientes do GUJ o que acontece com a BOVESPA. Como é sua arquitetura, por que ocorre um problema desse?

Acho que perdemos um pouco da credibilidade obtida com muito esforço, de pessoas que querem o melhor para o país a médio e longo prazo.

Eu lembro de ter lido uma matéria a um tempo atrás (sorry, não tenho o link aqui agora) falando que muitas corretoras tiveram um aumento significativo de novos clientes nos últimos meses (anos?), devido à popularização da bolsa, mas não investiram no aumento da infra-estrutura necessária p/ dar conta do recado. Inclusive mencionava uma certa corretora (não vou mencionar o nome, mas é a famosa 39) que ficou alguns dias fora do ar ± no meio desse ano.

Se vier o grau de investimento, dizem que o volume tende a aumentar.

danieldestro

Acho que o alvoroço causado pelo sucesso do IPO da Bovespa, refletiu em explosão de acessos no IPO da BM&F.

T

Aqui do meu lado o cara que reescreveu a infraestrutura de comunicação de um sistema de internet broker de uma dessas corretoras está arrancando os cabelos, enquanto o colega dele está na corretora tentando ver o que vai ocorrer quando o sistema da Bovespa voltar ao ar.

(Infelizmente, antes que vocês me digam que os sistemas tinham de ser em Linux e Java, pelo menos a parte de comunicação com a Bovespa obrigatoriamente tem de ser em Windows porque a Bovespa só disponibiliza uma OCX para fazer essa comunicação. O resto pode ser em Linux, Java, C++ ou o que você quiser.)

Esses sistemas são difíceis de fazer, porque para agüentar o volume de sinais e cotações (milhões de sinais e cotações por dia) é necessário escrever programas bastante complexos em C++ e não se pode bobear nem um pouco com vazamentos de memória ou problemas de desempenho. Mesmo deixar o log ligado por alguns instantes, para debugar alguma coisa, ocasiona perda de desempenho tão grande que é feita, na prática, só em ambiente de homologação. Se ocorrer algo em ambiente de produção a única saída é esperar até o próximo dia.

bandrade

Mas se pensar que durante a noite o sistema não é utilizado, alivia bastante. Tudo pode ser testado na “produção” após o expediente da bolsa…

Acho que não é necessário chegar a programar C/C++ para um sistema desses. Um cache bem feito resolve uma boa parte dos problemas.

T

Esse mesmo colega que está arrancando os cabelos (e esgotando o estoque de Nicorette da farmácia, já que não pode fumar por causa dos problemas de saúde) está portando o tal sistema C/C++ para C#; ele precisou usar IOCP (a mesma API do Windows que é usada pelo Java NIO para I/O de alto desempenho), entre outras coisas; mas ele toma um cuidado desgraçado porque qualquer coisa mal-pensada dá problema de desempenho.

E não é só um “cachezinho” que vai resolver problemas de desempenho.

Eu vi com ele que tem um monte de sutilezas que você precisa levar em conta para que o sistema consiga processar os milhões de operações e transações diários que devem ser feitos em tempo quase real.

rubinelli

Eu nuca trabalhei nesse ramo, mas eu fico imaginando, o que dá pra pôr em cache, se as transações estão chegando e você tem que atualizar sua posição em milésimos de segundo?

danieldestro

O Histórico diária para cotações por exemplo.
Embora, cada corretora exibe os dados de sua própria base.

bandrade

Até para pegar a cotação de uma ação… imagine a situação de 50 clientes acompanhando a ação da Petro, cada um na sua casa, home broker.

Será que a cada atualização todos eles fazem o caminho completo até o SuperBolsa (sistema da bovespa) ou a plataforma da corretora busca esse dado regularmente (1 pedido) e o clientes buscam da corretora??

Tomara que sim… ((;

Histórico de todas as cotações passadas pode ficar na corretora também… só precisa dar um refresh quando rolar um split.

Luiz_Aguiar

Além de toda parte do sistema deveriam educar os novos brincalhões da bovespa, que bolsa de valores não é fliperama, pq oq tem de gente achando que aquilo é um cassino online não é brincadeira viu, ainda bem, pq alguém tem que perder dinheiro pros outros ganharem né rsrs
:slight_smile:

Rafael_Nunes

Luiz Aguiar:
Além de toda parte do sistema deveriam educar os novos brincalhões da bovespa, que bolsa de valores não é fliperama, pq oq tem de gente achando que aquilo é um cassino online não é brincadeira viu, ainda bem, pq alguém tem que perder dinheiro pros outros ganharem né rsrs
:)

Que nada, deixa eles lá, como você disse, alguém vai ter que perder pra outros ganharem.

Em relação ao IPO da BMF, me decepcionei por causa da quantidade de especulador querendo flipar, o rateio ficou ridículo.
E em relação a parte tecnológica, a BOvespa é bem ruinzinha das pernas nessa parte mesmo, eu tenho utilizado a corretora Titulo e o HomeBroker tem sido bem satisfatório.
No dia do leilão da BMF foi a Bovespa que arriou e não aguentou a demanda, também com uma hora de leilão já tinham negociado 1,8Bi

Luiz_Aguiar

idem.

rodrigoy

Os negócios feitos por HomeBroker atualmente possuem uma parcela significativa dos acessos aos sistemas de liquidação no mercado à vista. O sistema da Bovespa deve ter problemas.

Infelizmente sinto que o sistema da Bovespa dá prioridade a atacadistas (corretoras de fora e corretoras de grandes volumes). Para falar a verdade, todo mercado é virado para “fora”. Isso justifica o valor ridículo de R$ 1.800 para a compra de ações no IPO da BMF.

E tem outra… o fim do mercado viva a voz deve ter sobrecarregado o sistema eletrônico também.

wmitsuda

O que vimos nesse caso específico da IPO da BM&F foi típico da malandragem brasileira em querer ganhar dinheiro fácil.

Veja esse post p/ ter uma idéia: http://chrinvestor.com/2007/11/29/apenas-91-aes/

300 aberturas de conta por dia! Teve gente abrindo conta até em nome do cachorro p/ abocanhar mais no rateio!

Esse IPO me lembrou aquela cena do filme “Todo Poderoso” em que o Jim Carrey (Deus) fez a todo mundo ganhar na loteria, e a cidade virou um caos porque cada um ganhou só 17 dólares no rateio…

wmitsuda

Rodrigo, acredito que os tubarões do mercado não usem os sistemas toscos que nós, meros sardinhas, temos que suportar.

Sobre o valor do rateio, além do grande volume de pessoas interessadas, outro fator foi a baixa % de ações que estava reservada p/ rateio entre os pequenos investidores (entre 10% e 20%, segundo o prospecto). Mas isso é determinado por quem está abrindo o capital, se não estou enganado.

Luiz_Aguiar

eu adoro ouvir esses termos rsrsr
:twisted:

rodrigoy

E bota fácil nisso. 20% em 2 dias… Pra falar a verdade já está dando uma coceira de realizar (infelizmente só tinha 3 cpfs, he he he, pena que minhas filhas tem menos de 5 anos). Não sei como tem gente que fica fora dessas mamatas…

Rafael_Nunes

Não vejo por que malandragem. Não há nada de ilegal em operar para uma outra pessoa.
Foi só utilizar a possibilidade que o próprio sistema possibilita.

rodrigoy

Não vejo por que malandragem. Não há nada de ilegal em operar para uma outra pessoa.
Foi só utilizar a possibilidade que o próprio sistema possibilita.

Amigo, não é bem assim não. Operar no mercado em nome de outra pessoa sem seu expresso consentimento é falsidade ideológica. Digo isso porque soube de pessoas que sairam pegando CPFs até de peões que trabalhavam na empresa para entrar na BMEF3.

farribeiro

Sardinhas?

Rafael_Nunes

rodrigoy:

Amigo, não é bem assim não. Operar no mercado em nome de outra pessoa sem seu expresso consentimento é falsidade ideológica. Digo isso porque soube de pessoas que sairam pegando CPFs até de peões que trabalhavam na empresa para entrar na BMEF3.

Bem, se o cara tá operando sem o consentimento da pessoa, significa que ela pegou o número do CPF, falsificou um comprovante de residência, um RG e uma assinatura. Isso é crime.
Mas vi uma porção de pessoas que sairam pedindo pra parente, amigo, conhecido, se cadastrar numa corretora pra operar.

Criado 30 de novembro de 2007
Ultima resposta 4 de dez. de 2007
Respostas 24
Participantes 12