Por que Ruby/Rayls e não Groovy/Grails ou vice versa?

10 respostas
bsl.lacerda

Bom dia pessoal!
Pelo que tenho lido, e visto, na comunidade Java é que existe uma grande parte dos desenvolvedores focados em aprender Ruby / Rails. Por que não aprender Groovy e Grails?
Estou fazendo uma pesquisa para descobrir qual destas linguagens dinâmicas o pessoal da comunidade tem maior preferência e por quê.
Nada melhor que perguntar a quem entende do assunto certo?

Groovy surgiu em 2003 e Ruby em 1995.

Algumas características em comum destas linguagens são:

Possuem tipagem dinâmica. (Groovy possui tipagem dinâmica e estática);

São menos verborrágicas que Java;

Possuem implementações que rodam na JVM.

Então vamos lá.
Qual destas linguagens com seus frameworks você prefere, Ruby e Rails ou Groovy e Grails?
Por que?

Obrigado pela colaboração de vocês!!!

10 Respostas

JavaLivros

Pelo que estou estudando atualmente aplicações com Ruby on Rails é alto destinado mesmo para um Mundo Web enquanto que Groovy on Grails você vai ter essa metaprogramação em um ambiente flexivel todavia tendo maior especificação no ambiente J2EE/JEE Corporativo, algo como você se evolui nesse Core.

JavaLivros

:arrow: Aqui tem um esclarecimento melhor sobre Spring FrameWork versus Ruby on Rails

bsl.lacerda

Linguagem:
Groovy

Por quê?
Apesar do pouco conhecimento nessas duas linguagens acho a sintaxe mais simples que Ruby, apesar de serem muito parecidas.
Ambas as linguagens possuem características bem semelhantes. Acho que a comunidade Ruby é maior que a comunidade Groovy, até por que Ruby é mais antiga (1995) que Groovy (2003). Ruby possui maior documentação, isto também pode influenciar na escolha.
No final acho que é mais uma questão de gosto. :wink:

sergiotaborda

Groovy não é apenas parecido com java. Groovy é java. (se vc escrever um codigo java normal e executar com ogroovy funciona)
Ou seja, vc nem precisa mudar de “linguagem”.