Por que usar Java ou J2EE?

Participe nesse tópico, qualquer informação e pensamento é valido. Desde já agradeço aos apaixonados por café.

Estou fazendo uma matéria para o meio acadêmico e gostaria da opinião dos filósofos e operários Java de plantão sobre o assunto:

Convença um empresário que tem todo um departamento de informática já estruturado e uma equipe produtiva formada em uma plataforma proprietária a comprar a idéia Java/J2EE.

Java eh divertido.

Marcio Kuchma

Java é suportado por muitas empresas, não só uma como o .!
Java é multiplataforma e se você desenvolver sua aplicação J2EE usando os padrões vai conseguir rodá-la em qualquer container, desde um opensource até um websphere application server que custa muito caro
Java tem uma comunidade enorme de desenvolvedores amigos, dispostos a ajudar
Ultilizando java vc não tem que reescrever todo seu programa cada vez que sai uma nova versão, diferente de umas tecnologias concorrentes
pultz… tem muuuuito mais coisas… nossos amigos aqui com certeza citaram mais razões…

E eu concordo com o kuchma, Java Is FUN!

[]´s

Pense um pouco como o empresário: se vocë já possui toda uma infra moderna (moderna=última geração do que quer que seja), montada e funcionando, por que você iria gastar os tubos para trocar SOs, appserver, treinar pessoal, etc etc etc?

Bingo. Não faz sentido. Ainda mais que vc disse que a equipe é produtiva.

Olá

Estruturado com qual plataforma? Unix, Windows?
Equipe produtiva usa o que? Rational, Together?
Qual IDE? Delphi, WSAD, VisualStudio?
Qual linguagem? C/C++?, Delphi? VB?

Parto ainda de duas premissas:
a) De qualquer modo ele será obrigado a fazer mudanças, seja pelo desenvolvimento de um novo sistema ou pela própria evolução da informática.
b) Se a equipe é produtiva é porque é composta de gente inteligente e como é normalmente exigido em informática, com enorme capacidade de aprender coisas novas.

Faça-o pensar no futuro e se a tal plataforma continuará sendo produtiva. Pode ser o caso dele usar VisualBasic 6 e de qualquer modo haverá enorme mudança de paradigma se quiser se manter atualizado. Afinal NENHUMA plataforma se mantém produtiva por muito tempo.

Outro argumento é mostrar o caminho adotado por empresas como IBM, Oracle, etc. Cite casos de sucesso. Verifique qual plataforma é atualmente mais usada no mundo.

Procure ver também quais os pontos fracos do Java/J2EE em relação aos projetos da empresa. Se o caso deles é apenas automação comercial então talvez seja melhor continuar com o Delphi.

Os seus argumentos não o levarão a decidir mas poderão ajuda-lo.

[]s
Luca

Bom, acho que nem preciso dizer, mas Java é free, atende as demandas de mercadologia atual, sua estrutura é forte, é multi-plataforma, é estável e vem se tornando mais rápida do que antes…

Agradeço aos que já participaram, e peço desculpas por não me fazer explicar em algumas questões.

Pessoal o debate que constaria de manter é na superação de Java em qualquer linguagem que se possa comparar (certamente baseada em experiência).
Claro que na frase “convença um empresário…”, não levaremos em consideração o porquê ele mudaria, mas o fato de ter motivos melhores. Digamos que você é o criador de algum sistema Java não importando a área de atuação. Agora tente vender o seu peixe, cite suas experiências. Ex.: fiz ou fizemos um sistema tal para superar deficiências de tal plataforma, linguagem, custos, etc. ou ate mesmo por que o logo era mais bonito. He! he! he!.