Um colega me fez esta pergunta esses dias: Por que usar layouts ?
Então eu respondi que era bom para melhor arranjar os componentes dentro do frame, etc…
Mas depois ele me disse: "Mas é tão fácil usar o jbuilder, setar o layout como null e arrastar os componentes onde quiser, assim como é feito no Delphi…"
Então eu comecei a pensar é percebi que até que o cara tem uma certa razão. Realmente é meio chato ficar mexendo com layouts. Até acertar a interface direito demora um pouco e enche o saco ficar pondo um monte de JPanel dentro do outro. No JBuilder é muito simples mesmo arrastar os componentes e colocá-los onde quiser, desenhando a interface gráfica como quiser assim como em Delphi ou VB.
Então eu pergunto aos experts após ter pensado sobre o assunto:
Qual a real vantagem de se usar os layouts ? Não é mais simples mesmo arrastar os componentes no frame ? Por que usar os layouts e por que não usar ?
É só p/ desencargo de consiência, pois sei que não é recomendado programar sem layout, mas tenho curiosidade de saber o porque…
Peça pro seu amigo fazer um form no Delphi, sem layouts, e maximiza ele. FEEEEEEEIO né?
Por isso se usa layouts. Layouts são ‘dicas’ pra Swing/AWT/SWT sobre como se comportar quando a janela for redimensionada. É bastante poderoso, uma vez que vc não precisa mais ficar calculando o tamanho dos componentes quando o tamanho da janela muda
F
franklinbenini
Então, foi exatamente isso q eu falei p/ ele. Que os layouts ajudam a arrumar os componentes na tela. E claro, quando se maximiza o Frame principalmente. Mas e quando temos Frames que não podem ser maximizados ? Que tem um tamanho fixo ? Aí acabei achando q ele tem razão em falar que não tem utilidade o uso de layouts neste caso Ou estou errado também ?
cv1
Está, em parte. É muito mais elegante posicionar todos os componentes num form sem saber a posicao [x, y] deles, além de evitar um monte de bugs (sobreposição de widgets é o mais comum, mas dá pra fazer um monte de cagada diferente :D). Por outro lado, abrir um JBuilder da vida e arremessar os widgets no frame é sempre mais prático
Jair_Rillo_Junior
eu vim do delphi e no começo demorou pra mim entender o porque dos layouts… mas depois que comecei usar na pratica vi uma grande vantagem…
vc pode perder um tempo pra montar o seu primeiro form (acredito que depois que pega a prática vc monta rapidao, se usar o NetBens, é bem simples trabalhar com layout nele apenas ir arrastando os objetos com o mouse), mas pra fazer alterações depois como adicionar ou remover campo, usando Layout é muitoooooooooooooo mais facil e mais rapido, vc tira ou poe algum campo sem se preocupar com espaçamento e etc, deixa que os layouts quando bem feitos faz isso pra voce…
ae vai da pratica…
D
danieltaranta
Outra vantagem de usar Layouts é q vc pode criar um padrão de tela muito mais fácil, vc tem um trabalho pra criar o padrão, mas depois é so usar essa base para todas as telas com a certeza de q elas todas vão estar esteticamente iguais
J2Alex
Dá pra criar forms legais e que se comportam perfeitamente no Delphi sem a utilização de layouts ( não há problemas em maximizar ou redimensionar - basta trabalhar da forma correta - os compontes serão posicionados corretamente ).
A questão principal da utilização de layouts, ao meu ver, é com relação a independência da plataforma. Usando layouts você tem a certeza de que um form vai ter a mesma aparência tanto no Windows, quanto no Linux, como em qualquer outro. Esse é o argumento principal.
Falei! Valew!
ednazio_fernandes
aproveitando :
Peça pro seu amigo fazer um form no Delphi, sem layouts, e maximiza ele. FEEEEEEEIO né?
quando inserido um textField num frame…e maximizamos esse frame o textField aumenta também…tem como fixar o tamanho dele??
F
fabio.patricio
“cv”:
Por isso se usa layouts. Layouts são ‘dicas’ pra Swing/AWT/SWT sobre como se comportar quando a janela for redimensionada. É bastante poderoso, uma vez que vc não precisa mais ficar calculando o tamanho dos componentes quando o tamanho da janela muda :D
Eu diria mais CV…faca uma aplicação com e outra sem layouts rode em 800 x600 e em 1024x768 as duas ve qual fica melhor e mais simples de dar manutenção…
Quem ja passou por isso em ferramentas tipo deplhi, forms…sabe o que to falando
[]'s
F
fabio.patricio
Acho que aqui vc pode usar como null não é…uso de layouts não é obrigatório…
[]'s
cv1
Exatamente, não é… mas ainda assim, eu acho mais chato esparramar um monte de setLocation(), setPosition(), setDimension(), e o que mais o valha, quando vc pode simplesmente entregar tudo isso nas maos de um bom layout manager
dsiviotti
O que é e o que faz um Layout manager? Onde consigo um?
dsiviotti
É impressão minha ou o relógio está atrasado em 1 hora?
Sem contar que usando layouts você garante que sua aplicação vai “aparecer da mesma maneira” em outros SO. Por exemplo, um layout que fica legal no windows vai continuar do mesmo jeito no linux.
dsiviotti
Putz! Da forma que você falou achei que fosse alguma ferramenta para layout. :lol: