Porque 5.0?

Pessoal,
Apenas para um esclarecimento. Quando anunciaram a próxima versão do Java, era 1.5. Porque agora mudaram para 5.0 ?

Obrigado pela paciência !

Pq ainda esta na versao 1.4.2.04

Não entendi. A próxima versão não era a 1.5 apelidada de Tiger ? Agora, esta versão beta, a 5, continha sendo a Tiger ?

Acho q foi um erro de digitacao.

Por exemplo c vc entrar neste link: http://java.sun.com/j2se/1.5.0/snapshots/ (repare 1.5.0 ) o conteudo fala sobre:

[quote]
J2SE 5.0 Beta 2[/quote]

Olá

Por questões de marketing justificadas por julgarem que aconteceram grandes mudanças. Não sei até que ponto é bom acontecerem grandes mudanças.

Na verdade deve ter sdo a vitória de algum grupo interno da Sun que queria que o Java 1.1 virasse Java 2 lá pelos idos de 2000/2001. O Java ia muito bem com as versões se sucedendo: 1.0.2,…, 1.1.6, 1.1.8 e aí viria o Java 2 como aliás foi amplamente anunciado. De repente o que seria Java 2 virou Java 1.2. Daí seguiram-se Java 1.3, 1.3.1, 1.4, 1.4.1 e 1.4.2. Neste caminho o normal seria vir 1.5. Porém, do mesmo modo que acharam que as mudanças de 1.1 para 1.2 eram enormes e justificavam virar Java 2, agora de novo com os mesmos argumentos, vão partir para a denominação Java 5.

Na minha modesta opinião não é muito bom enfatizar a ocorrência de grandes mudanças pelo trauma psicológico em alguns pela necessidade de aprender coisas novas. Digo isto de forma geral porque no meu caso adoro aprender coisas novas.

[]s
Luca

Isso significa q a partir do lancamento teremos:

J5SE
J5EE
J5ME

???

Na documentacao eles ainda chamam de J2XX

Pois eh. Vai continuar sendo Java 2, mas agora versao 5.0.

Ou seja, J2SE 5.0 :wink:

Olá

Exatamente as siglas que citou talvez expliquem porque a Sun voltou atrás e não chamou a versão depois da 1.1.8 de Java 2. Ela reservou o 2 para significar “to” nos pacotes completos dos SDKs. Assim:
J2SE = Java para Standard Edition
J2EE = Java para Enterprise Edition
J2ME = Java para Micro Edition

Mas as versões do SDK seguiam outra linha. Assim J2SE 1.4.2 SDK , J2EE 1.4 SDK e agora J2SE 5.0 Beta2

Acredito que a mudança para versão 5.0 do SDK não vai mudar os nomes J2SE, J2EE e J2ME…

[]s
Luca

De novo a Sun fazendo bananada… Ridiculo esse negocio das versoes do Java… Confunde todo mundo - IMHO poderiam simplesmente alterar os nomes como JSE, JEE, JME e deixar os numeros de versao correrem normalmente, como em qualquer outro software.

Marcio Kuchma

IMHO, a mudança é puro marketing. A versão 2.0 do .NOT Framework deve sair em breve (já está em beta) e, pra não ficar atrás, resolveram fazer esse “upgrade” pra 5.0.

Acho que a mudança vai de encontro ao plano da Sun de angariar os antigos VBzeiros e aumentar a base de programadores Java para 10 milhões. Imagine um cabra que programa em VB e decide partir pra algo mais “avançado”. Ele vai se perguntar: .NOT ou Java? Pra quem não conhece nem uma nem outra, ele vai chegar à conclusão que o .NOT tá mais maduro e avançado que o Java, afinal ele tá na versão 2.0, enquanto o Java tá na 1.5.

Aliás, a mesma estratégia foi adotada pela MS quando o Word era 2.0 e o WordPerfect era 5.0, que ainda tinha uma parcela significativa do mercado na época. A próxima versão do Word pulou pra 6.0.

Mas tudo isso é especulação da minha mente fértil num momento de introspecção do meu eu interior. :wink:

Patético :bad-words:

Mas normal… acontece muito no mercado mesmo…
Até o Slackware que sempre foi super lerdinho nas atualizações e conservador nos números, pulou do 4.0 para o 7.0 uma vez (quando a RedHat começou a lançar um monte de versão).

[quote=“kuchma”]De novo a Sun fazendo bananada… Ridiculo esse negocio das versoes do Java… Confunde todo mundo - IMHO poderiam simplesmente alterar os nomes como JSE, JEE, JME e deixar os numeros de versao correrem normalmente, como em qualquer outro software.

Marcio Kuchma[/quote]

Cara não acho bananada, acho sim uma estratégia de impácto para dar a impressão de que o softwere sofreu melhorias gigantescas, infelismente isso é preciso para manter uma boa impressão no mercado e conquistar aqueles que ainda tem medo de mudar para o java.

[color=“blue”]Oi pessoal !!! Coincidencia, vi no theserverside.com uma discussão sobre esse assunto e eles diziam a mesma coisa, é uma confusão muito grande em relação a essas versões… e eu concordo, mais com certeza como ja disseram é puro marketing.

Fazer o que ?! :wink:

Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]

Querendo ou não, marketing é necessário, e quanto mais marketing mais investimento melhores ficam as ferramentas e a própria API será forçada a ser aperfeiçoada.

Nao penso dessa forma (coitada da empresa cujo diretor decide que tecnologia utilizar com base nos numeros de versao), MAS mesmo que fosse isso - tudo bem, mudancas acontecem, mesmo bruscas. Mudanca nao eh problema, problema eh CONSISTENCIA. Esse tipo de coisa soh confunde a cabeca das pessoas (imagina voce explicando para seu chefe leigo/nao-tecnico esse lance de versoes).

Tirado do TheServerSide (nao sei se ficara assim mesmo, eh apenas especulacao):

[quote=“Dan Holmsand”]Apparently, you’re supposed to use both number schemes at once. According to http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/relnotes/features.html the name is really

“Version 1.5.0 of the Java 2 Platform Standard Edition 5”

no less. Kind of hilarious, in a way.

I can’t wait for “version 1.5.1_03 of Java 2 JDK 5.0.1” to hit the streets…[/quote]

http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=28447

E eu concordo. Que confusao. Ja que quer mudar em passos largos, facam de maneira consistente. Mas tudo bem, estamos falando da Sun.

Marcio Kuchma

Quando sera lancado o JDK 1.5 da JSE? :wink:

JSE - Java Standart Edition
JEE - Java Enterprise Edition
JME - Java Micro Edition

Marcio Kuchma

Concordo que deveriam mudar a nomenclatura J2SE, J2ME, J2EE para JSE, JEE E JME… aproveitando que as mudanças foram críticas e tirar logo o 2 no meio das siglas. :roll:

O lançamento do Java 5 está previsto para o final deste ano.
Para quem não sabe, já está disponível para download no site da Sun a versão RC do Java 5…
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp

Olá pessoal, muito obrigado… Minhas dúvidas quanto ao “por que” foram foram resolvídas.

Agora, uma outra dúvida que tenho é, “o que” mudou.

O que mudou entre as duas versões? Me disseram que até a sintax foi alterada, isso é verdade?

Obrigado.

Nao, tem muitas outras APIs novas tambem.

Quando sera lancado o JDK 1.5 da JSE? :wink:

JSE - Java Standart Edition
JEE - Java Enterprise Edition
JME - Java Micro Edition

Marcio Kuchma[/quote][quote=arthurcampos]Concordo que deveriam mudar a nomenclatura J2SE, J2ME, J2EE para JSE, JEE E JME… aproveitando que as mudanças foram críticas e tirar logo o 2 no meio das siglas.

O lançamento do Java 5 está previsto para o final deste ano.
Para quem não sabe, já está disponível para download no site da Sun a versão RC do Java 5…
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp[/quote]

5.09 saiu hj! O que esperamos é o 6 :roll: