Porque ainda não existe um FrameWork para DEV Web-Java estilo o Rails/Grails/Zend?

13 respostas
mausexdd

Dando uma pesquisada eu vi que estes frameworks adotam a utilização do paradigma da programação por convenção que preserva o desenvolvedor dos detalhes de configuração.
já imaginou algo que gera-se um baseProject tipo o Rails no Ruby !

Outra coisa este Grails é um framework para construção de aplicações para web através da linguagem de programação Groovy

Groovy = Java Certo? Então = JSP,JSF ? ? ?

13 Respostas

FernandoFranzini

mausexdd:
Dando uma pesquisada eu vi que estes frameworks adotam a utilização do paradigma da programação por convenção que preserva o desenvolvedor dos detalhes de configuração.
já imaginou algo que gera-se um baseProject tipo o Rails no Ruby !

Outra coisa este Grails é um framework para construção de aplicações para web através da linguagem de programação Groovy

Groovy = Java Certo? Então = JSP,JSF ? ? ?

Sim…mas groovy não usa JSF.
Groovy usa Groovy Server Pages GSP - paginas com tags JSF para groovy.

mausexdd

Intendi ,o Grovy
mas seria muito bom e agil se existi-se um Rails da vida para Criar JSF’s ,pré configuradas com banco de dados ja configurado com framework Hibernate passando apenas os parâmetros como Banco:Oracle Senha:XXXXXXX User:XXXXX - -

Vejo muita gente falando em WebCast sobre ROR , na dificuldade da sintaxe do Java/C++ Logico nem se compara ao Ruby , mas tbm não é nada “OOO IMPOSSIVEL” abrir e fechar uma chave quando for criar um método !

Um framework assim seria muito bom ! tem tanta gente inventando o feijão com arroz , oque ja existe … Este seria tão revolucionário, utilizado , e AMADO quanto o Hibernate na minha humilde opinião!

FernandoFranzini

Tem para JSF sim - http://www.softwell.com.br/ MAKER!!!

Ja que vc deu sua opinião sobre o assunto, segue:

Definição e construção de um estilo arquitetural deve ser feito pelo arquiteto responsável por interpretar os requisitos da solução e combinar os componentes e frameworks necessários que venha a suprir requisitos funcionais e e cobrir requisitos não funcionais.
Esse tipo de coisa só funciona em lugares aonde não existe tal pessoa…

Usar esse tipo de coisa é legal, rapido, etc…para só da certo empresas pequenas, projetos pequenos com arquiteturas fixas que não tem porte para manter um profissional desse nível.
Ja projetos grandes no qual a empresa e o negocio sofrem alterações que refletem em mudanças arquiteturais frequentas…não funciona!

mausexdd

Isso é legal para dev projetos simples … concordo plenamente , muitas pessoas deixariam de ussar rubyOnRails por ser mais “Facil” e continuaria utlizando java para projetos de todos os níveis de arquitetura ,

Falando em arquitetura …

É por isso que toda empresa que geralmente pega Projetos grandes como Cast/HP/IBM etc etc etc … tem este Cara que ganha relativamente Bem :smiley:
eu intendo que cada macaco no seu galho … um framework nunca vai ser melhor que um profissional que sabe as necessidades do cliente , e x tecnologias que podem ser utilizadas.

Mas , se tantos projetos estão sendo feitos em ROR , é ´porque para sistema de baixa escalabilidade e complexidade eles servem e muito bem , Grupon,twitter,etc …

Eu quero chegar no seguinte ponto.

Porque Java não é uma linguagem apropriada para se ter um framework com estas funcionalidades , Acredito que Java é a melhor linguagem para Projetos Grandes , mas porque não poderia oferecer uma “Facilidade” para projetos de baixo custo, onde não seria necessário tal arquitetura , Diagramas ,Testes detalhadamente específicos… ETC ETC ETC…?

mausexdd

Este Maker me recorda o velho delphi , que por sinal é uma otima linguagem para programar assim … vai de delphi ! Não é este o objetivo do post , e sim apenas intender qual a dificuldade e porque java não é apropriado para se desenvolver de forma Agil com algum framework estilo Rails …

fabiozoroastro

http://www.playframework.org/

FernandoFranzini

Eu discordo!!
Java é uma plataforma para ser usado em qualquer tipo de soluções pequena, media e grande. Eu vejo que o problema de soluções pequenas é que os responsáveis arquiteturais sempre acabam usando mais opções que realmente necessitam, sobrecarregando a soluções e gerando complicadores completamente desnecessário. Na verdade, em 99% dos casos “responsáveis arquiteturais” são pessoas completamente despreparadas…
Se vc perguntar aqui no fórum para cada um justificar o uso de tecnologias por exemplo EJB, JPA, JMS, SOAP, REST, etc… metade não vão saber responder e a outra metade nem saberão justificar…
A verdade cru mesmo é que o pessoal usa por modismo e não por necessidade…

Por exemplo…
minha maior soluções hoje conta com 6 mil usuarios habilitados, media de 1 mil sessões por minuto, 85 mil acessos por mês e 40 mil transações por mês.
Eu simplesmente uso tomcatzinho + jsf+ spring+ jpa + sql-server - simples e facil.
Resumidamente - Nunca cheguei a usar nem 50% de tudo que eu sei ou ja estudei na vida de cachorro kkkkkkkkk
Por que?
Por que eu não uso oque eu quero…eu projeto oque a solução precisa! :smiley:

mausexdd

Eu acho que o foco da pergunta está tomando outros caminhos…

Responda-me:

Oque é mais facil seguir uma convenção ? ou configuração em desenvolvimento WEB ?
Estou falando de Facilidades,Desenvolvimento rápido e produtivo porem sem perder a qualidade do código por isso a “Convenção” ,“Padrão”, projetos com prazos-curtos e poucos programadores disponiveis , vamos dizer 3 em uma pequena empresa por exemplo, Que não tem condições de pagar 12k por mes para o cara ficar pensando como vai ser o sistema deles !

Estou atacando no ponto de desenvolvimento Agil , onde JAVA esta perdendo para outras linguagens como o Ruby por não ter um framework tão bem elaborado como o Rails, não estou defendendo nenhuma das linguagens o fato é o seguinte, como vc’s mesmos citaram sobre o modismo , tem framework a torta e a direita que fazem a mesma coisa agrupam Spring,JSF,HIBERNATE e tentam implemantar um padrão MVC , não to falando que isto é ruim pelo contrario , estou questionando porque não um framework agil tipo o rails para java , simplesmente esta é a minha indagação ! Nada além disso , eu sei que em toda empresa , tem o cara que é pago ali para decidir e admiro isto, mas se voce esta começando , não vai contratar um tester,Analista de testes,Programador,Analista de Sistemas,Arquiteto de Informação , e ainda por um Gerente para tomar conta de tudo para voce…

Ocasionalmente ,Será você e no máximo mais 2 amigos loucos e um estagiário !!!

1ºCitação

Neste caso, simplifique.
Java também serve para projetos menores, a mudança está em como olhar a arquitetura, deixe-a mais simples.

Posso estar sendo arrogante , mas é logico que um sistema com menos funcionalidades , funções e complexidade terá uma arquitetura muito mais simples , e fácil de ser planejada pelo profissional que faz esta função , mas neste caso é o mesmo que programa , pensa , analisa , e garanto ele não vai ficar “desenhando” se o prazo do projeto é para 15 dias …
sei que vou ser xingado por isso , não estou discriminando nenhuma Profissão , pelo contrario admiro e pretendo chegar a este nível um dia , oque estou falando é apenas da Realidade de uma Star UP…

1ºCitação

2º Citação

É meu amigo , concordo … eu acho que hoje não , mas o próprio Jack Dorsey fala que a twitter no inicio era uma aplicação para comunicação interna , no total eram
15 colaboradores , então quer dizer … Não precisou de um Super - fod@ Profissional para Arquitetar/Fotografar/Reuniões/Requisitos/Licitação e mais Reuniões …

Os caras criaram o Sistema para se comunicarem dentro da própria empresa ou com colaboradores que estavam em Home-Office , como o amigo citou anteriormente , para projetos deste nível , serve muito bem o uso destas tecnologias , porem como você disse anteriormente que não acha o twitter um projeto “Pequeno” saiba que ainda roda em ROR …

Oque estou dizendo , é que estou longe de ser arquiteto, to vendo gente rachando de ganhar grana com ROR em varias Star-Ups ! Só queria que o cenário fosse outro onde a linguagem é Java … Será que fui claro? Creio que esta discusão não ira levar a lugar algum …

fabiozoroastro , Vale a pena dar uma olhada neste Framework Play , Parece atender oque estou “Tentando” Expressar !

FernandoFranzini

O groovy e o grails é equivalente sim…
Vc pode usar sem medo!

FernandoFranzini

Agilidade e produtividade vem de um boa arquitetura!
Meus programadores aqui da equipe conseguem fazer um caso de uso funcional em 5 minutos - Lista, detalhe, regra negocio, persistência JPA, transação, validação…etc
Tudo isso pq temos uma arquitetura pre elaborada, organizada e padronizada.
Não existe nada melhor e mais rápido que isso!!!

mausexdd

Obrigado a todos que responderam ,irei dar uma olhada no grovy , e neste framework Play , parece suprir oque eu quero :smiley:
Vlw Pessoal !

WellingtonRamos

[color=red][OFF][/color] intender (segundo Houaiss): 1 - efetuar a administração de; dirigir, superintender; 2 - tornar(-se) mais intenso; intensificar(-se) [color=red][/OFF][/color]

FernandoFranzini:
A verdade cru mesmo é que o pessoal usa por modismo e não por necessidade…
Concordo.

Neste caso, simplifique.
Java também serve para projetos menores, a mudança está em como olhar a arquitetura, deixe-a mais simples.

mausexdd:
Mas , se tantos projetos estão sendo feitos em ROR , é porque para sistema de baixa escalabilidade e complexidade eles servem e muito bem , Grupon,twitter,etc …
Não acho que o twitter seja um sistema de baixa escalabilidade…

WellingtonRamos

mausexdd:
O que é mais facil seguir uma convenção ? ou configuração em desenvolvimento WEB ?
Estou falando de Facilidades,Desenvolvimento rápido e produtivo porem sem perder a qualidade do código por isso a “Convenção” ,“Padrão”, projetos com prazos-curtos e poucos programadores disponiveis , vamos dizer 3 em uma pequena empresa por exemplo, Que não tem condições de pagar 12k por mes para o cara ficar pensando como vai ser o sistema deles !

Estou atacando no ponto de desenvolvimento Agil , onde JAVA esta perdendo para outras linguagens como o Ruby por não ter um framework tão bem elaborado como o Rails, não estou defendendo nenhuma das linguagens o fato é o seguinte, como vc’s mesmos citaram sobre o modismo , tem framework a torta e a direita que fazem a mesma coisa agrupam Spring,JSF,HIBERNATE e tentam implemantar um padrão MVC , não to falando que isto é ruim pelo contrario , estou questionando porque não um framework agil tipo o rails para java , simplesmente esta é a minha indagação ! Nada além disso , eu sei que em toda empresa , tem o cara que é pago ali para decidir e admiro isto, mas se voce esta começando , não vai contratar um tester,Analista de testes,Programador,Analista de Sistemas,Arquiteto de Informação , e ainda por um Gerente para tomar conta de tudo para voce…
Ocasionalmente ,Será você e no máximo mais 2 amigos loucos e um estagiário !!!

E em momento algum pensei nesse modelo de equipe completa :wink:

O detalhe é que você está olhando para o desenvolvimento em java num único modelo de desenvolvimento. O modelo de desenvolvimento independe da linguagem adotada. É óbvio que algumas linguagens se ajustam melhor a um ou outro modelo.
Mas tenho conhecidos que ganham dinheiro em Startups com Java e uma arquitetura “simplificada”, porém, que dá a eles a agilidade de que necessitam. O mesmo modelo que você quer mas desenvolvido com Java (e código um pouco mais “verbalizados”).

A sim, eles já tinham o desenho da arquitetura feita antes do início do projeto :wink:

Nem deveria ficar 15 dias desenhando. No caso, você deve saber com o que vai trabalhar. Defina um padrão mínimo de organização para o projeto fluir (isso até dá pra ser feito em 1 dia e vai melhorando no decorrer do projeto, quando necessário).

O Twitter, pra mim, é sim um projeto pequeno, mas que deve possuir alta escalabilidade como requisito. Creio que o mesmo deva ter sido reformulado antes de ser “aberto para o mundo”.

É uma pena.
Como vejo que não é teu interesse continuar essa conversa, paro por aqui. Minha intenção era dar uma outra visão, ao invés de apenas buscar algo comparável com as tais linguagens ágeis.
Agilidade vem de conhecimento. Se você não conhece a mesma, pode ser até menos produtivo e não atingir seu objetivo (ou o objetivo do cliente).

Criado 30 de agosto de 2011
Ultima resposta 30 de ago. de 2011
Respostas 13
Participantes 4