Eu acho que o foco da pergunta está tomando outros caminhos…
Responda-me:
Oque é mais facil seguir uma convenção ? ou configuração em desenvolvimento WEB ?
Estou falando de Facilidades,Desenvolvimento rápido e produtivo porem sem perder a qualidade do código por isso a “Convenção” ,“Padrão”, projetos com prazos-curtos e poucos programadores disponiveis , vamos dizer 3 em uma pequena empresa por exemplo, Que não tem condições de pagar 12k por mes para o cara ficar pensando como vai ser o sistema deles !
Estou atacando no ponto de desenvolvimento Agil , onde JAVA esta perdendo para outras linguagens como o Ruby por não ter um framework tão bem elaborado como o Rails, não estou defendendo nenhuma das linguagens o fato é o seguinte, como vc’s mesmos citaram sobre o modismo , tem framework a torta e a direita que fazem a mesma coisa agrupam Spring,JSF,HIBERNATE e tentam implemantar um padrão MVC , não to falando que isto é ruim pelo contrario , estou questionando porque não um framework agil tipo o rails para java , simplesmente esta é a minha indagação ! Nada além disso , eu sei que em toda empresa , tem o cara que é pago ali para decidir e admiro isto, mas se voce esta começando , não vai contratar um tester,Analista de testes,Programador,Analista de Sistemas,Arquiteto de Informação , e ainda por um Gerente para tomar conta de tudo para voce…
Ocasionalmente ,Será você e no máximo mais 2 amigos loucos e um estagiário !!!
1ºCitação
Neste caso, simplifique.
Java também serve para projetos menores, a mudança está em como olhar a arquitetura, deixe-a mais simples.
Posso estar sendo arrogante , mas é logico que um sistema com menos funcionalidades , funções e complexidade terá uma arquitetura muito mais simples , e fácil de ser planejada pelo profissional que faz esta função , mas neste caso é o mesmo que programa , pensa , analisa , e garanto ele não vai ficar “desenhando” se o prazo do projeto é para 15 dias …
sei que vou ser xingado por isso , não estou discriminando nenhuma Profissão , pelo contrario admiro e pretendo chegar a este nível um dia , oque estou falando é apenas da Realidade de uma Star UP…
1ºCitação
2º Citação
É meu amigo , concordo … eu acho que hoje não , mas o próprio Jack Dorsey fala que a twitter no inicio era uma aplicação para comunicação interna , no total eram
15 colaboradores , então quer dizer … Não precisou de um Super - fod@ Profissional para Arquitetar/Fotografar/Reuniões/Requisitos/Licitação e mais Reuniões …
Os caras criaram o Sistema para se comunicarem dentro da própria empresa ou com colaboradores que estavam em Home-Office , como o amigo citou anteriormente , para projetos deste nível , serve muito bem o uso destas tecnologias , porem como você disse anteriormente que não acha o twitter um projeto “Pequeno” saiba que ainda roda em ROR …
Oque estou dizendo , é que estou longe de ser arquiteto, to vendo gente rachando de ganhar grana com ROR em varias Star-Ups ! Só queria que o cenário fosse outro onde a linguagem é Java … Será que fui claro? Creio que esta discusão não ira levar a lugar algum …
fabiozoroastro , Vale a pena dar uma olhada neste Framework Play , Parece atender oque estou “Tentando” Expressar !