Porque alguns consultores começaram a avacalhar o mercado? Nova geração avacalhando?

Olá Pessoal,

Trabalho com Java desde meados de 2004 e sempre fui PJ atualmente atuo como CLT.

O que me traz até esses tópicos que existem uns meros “novos consultores” com seus conceitos um tanto ultrapassado. e estão processando as empresas que trabalham com CLT COTAS e PJ.

Me desculpem, esse pessoal não sabe trabalhar no meio corporativo e sim como pedreiros e faxineiros nada contra essa áreas. Mas esse “consultores” se é que podem chamar assim começaram a processar as empresas com qual objetivo? Enriquecer desonestamente? Me desculpem procurem outras áreas para trabalharem como CLT se é oque gostam. porque eu como consultor sempre fui acostumado a trabalhar como PJ ganhando razoavelmente bem.

Aqui na empresa onde estou atualmente não pude trabalhar como PJ porque tem uma minoria que acabou de sair da faculdade e querem colocar a matéria que aprenderam de “direitos trabalhistas” em prática.

Pow que Put$#@%. Não avacalhem sejam mais profissionais!!

Então ai vai um toque, parem com essa frescura e trabalhem com o CLT COTAS e PJ, saibam negociar. Ao invés de ter uma mentezinha pequenininha… Pensem grande e atuem como legítimos profissionais!

[quote=dtxk]Olá Pessoal,

Trabalho com Java desde meados de 2004 e sempre fui PJ atualmente atuo como CLT.

O que me traz até esses tópicos que existem uns meros “novos consultores” com seus conceitos um tanto ultrapassado. e estão processando as empresas que trabalham com CLT COTAS e PJ.

Me desculpem, esse pessoal não sabe trabalhar no meio corporativo e sim como pedreiros e faxineiros nada contra essa áreas. Mas esse “consultores” se é que podem chamar assim começaram a processar as empresas com qual objetivo? Enriquecer desonestamente? Me desculpem procurem outras áreas para trabalharem como CLT se é oque gostam. porque eu como consultor sempre fui acostumado a trabalhar como PJ ganhando razoavelmente bem.

Aqui na empresa onde estou atualmente não pude trabalhar como PJ porque tem uma minoria que acabou de sair da faculdade e querem colocar a matéria que aprenderam de “direitos trabalhistas” em prática.

Então ai vai um toque, parem com essa frescura e trabalhem com o CLT COTAS e PJ, saibam negociar. Ao invés de ter uma mentezinha pequenininha… Pensem grande e atuem como legítimos profissionais!

[/quote]

Até concordo que existe gente que aceita contratos fora da CLT já com o intuito de processar a empresa, e que isso é ato de má-fé.
Mas o fato é que essas modalidades de contratação são ilegais …

[quote=dtxk]Olá Pessoal,

[/quote]

do ponto de vista do governo isso é fraude tributária.

melhor negociar com sua empresa uma relação de trabalho que não seja assalariada. Existem muitas formas de ser profissional de TI sem precisar ser um drone corporativo.

Eu nunca precisei processar as empresas que trabalhei, acho que se você aceita um condição, está ciente dela, não deve reclamar depois.

Mas… e bem mas…

Muitas empresas adoram se aproveitar de situações para burlar a lei. Se elas querem contratar como PJ tem que tratar com PJ, ou pelo menos cumprir o acordo. Quem aceita esse tipo de contratação tem que ter ciência de que boa parte do que a empresa deixa de pagar nesse tipo de contratação na verdade são benefícios para você mesmo, como INSS, FGTS, férias e décimo terceiro. Se ela não quer pagar para o governo, ela tem que pagar pra você pra que você administre da maneira que lhe convier. Deixar de pagar pro governo e embolsar esse dinheiro, tem mais é que levar fumo mesmo.

A única vez que tive algum problema foi quando trabalhei como PJ e a empresa estava enrolando pra cumprir algo combinado. Eu conversei com um advogado que já queria entrar com ação, pedindo isso, isso e aquilo. Mas eu não queria hora-extra, férias, décimo terceiro, eu queria só o combinado. Levei algum tempo pra receber, mas não precisei acionar a justiça.

Mas sinceramente, não condeno quem o faz, mesmo quando faz de caso pensado. Muitas empresas não cumprem a lei também de caso pensado, calculam a média de funcionários que processam e vêem o que vale mais a pena, pagar CLT ou os acordos na justiça. A lei está aí pra ser cumprida, se não concorda com ela, como eu não concordo com muita coisa, que se comece a trabalhar pra mudá-la.

Mas sempre quando eu falo com alguém sobre “acabar” com a aberração da CLT no Brasil, me tratam como se eu estivesse propondo a volta da escravidão.

[quote=YvGa]Eu nunca precisei processar as empresas que trabalhei, acho que se você aceita um condição, está ciente dela, não deve reclamar depois.

Mas… e bem mas…

Muitas empresas adoram se aproveitar de situações para burlar a lei. Se elas querem contratar como PJ tem que tratar com PJ, ou pelo menos cumprir o acordo. Quem aceita esse tipo de contratação tem que ter ciência de que boa parte do que a empresa deixa de pagar nesse tipo de contratação na verdade são benefícios para você mesmo, como INSS, FGTS, férias e décimo terceiro. Se ela não quer pagar para o governo, ela tem que pagar pra você pra que você administre da maneira que lhe convier. Deixar de pagar pro governo e embolsar esse dinheiro, tem mais é que levar fumo mesmo.

A única vez que tive algum problema foi quando trabalhei como PJ e a empresa estava enrolando pra cumprir algo combinado. Eu conversei com um advogado que já queria entrar com ação, pedindo isso, isso e aquilo. Mas eu não queria hora-extra, férias, décimo terceiro, eu queria só o combinado. Levei algum tempo pra receber, mas não precisei acionar a justiça.

Mas sinceramente, não condeno quem o faz, mesmo quando faz de caso pensado. Muitas empresas não cumprem a lei também de caso pensado, calculam a média de funcionários que processam e vêem o que vale mais a pena, pagar CLT ou os acordos na justiça. A lei está aí pra ser cumprida, se não concorda com ela, como eu não concordo com muita coisa, que se comece a trabalhar pra mudá-la.

Mas sempre quando eu falo com alguém sobre “acabar” com a aberração da CLT no Brasil, me tratam como se eu estivesse propondo a volta da escravidão.[/quote]

Sinceramente. Quer trabalhar de clt para ganhar $3000 reais… trabalhe de gerente de casa noturna…

Consultor é diferente… Se quer todos os direitos trabalhistas peça um valor que engloba tudo isso…

Agora você pede um valor e quer 13º férias é sacanagem… não tem como… processar por processar acaba queimando todo o mercado…

Ai devez vc ganhar $10.000 tem que ser obrigado a ganahr $6000,00 porque tem uma minoria chorando por direitos trabalhistas… vai trabalhar no exterio bando de f$#@$#$…

Aqui no brasil como consultor você tem que ter em mente uma coisa peça um valor que lhe conceda tudo oque você imaginar para depois nao ficar chorando vou processar… vou processarrr… para com isso… nao inventem!!

Vamos trabalhar sim, mas trabalhar honestamente e honrar o salario recebido e não ficar chorando e processando… não sabe trabalhar de PJ ou CLT COTAS nao trabalhe procure outra coisa que melhor convém… não saia processando e queimando a área que muitos aqui conquistaram com suor e trabalho.

Completamente indignado com “pessoinhas”.

Sem mais.

Olá dtxk, nada pessoal, vamos conversar:

[quote=dtxk]O que me traz até esses tópicos que existem uns meros “novos consultores” com seus conceitos um tanto ultrapassado. e estão processando as empresas que trabalham com CLT COTAS e PJ.[/quote] Não generalize. As vezes não existem o que você chama de “novos consultores”. Está acontecendo, já faz uns anos, uma reformulação em várias empresas e consultorias de SP (é onde trabalho faz tempo). Já vi consultorias alterarem todos os profissionais, de PJ para CLT. Se não gostar, rua. As vezes é uma decisão de cima, e não dos profissionais.

[quote=dtxk]Me desculpem, (…) porque eu como consultor sempre fui acostumado a trabalhar como PJ ganhando razoavelmente bem.[/quote] É complicado mudar quando a gente está acostumado com uma coisa, mas todo mundo aprende.

[quote=dtxk]Aqui na empresa onde estou atualmente não pude trabalhar como PJ porque tem uma minoria que acabou de sair da faculdade e querem colocar a matéria que aprenderam de “direitos trabalhistas” em prática.[/quote] Você sabe se isso é da empresa, do RH? Se eles não querem que seja assim?

[quote=dtxk]Então ai vai um toque, parem com essa frescura e trabalhem com o CLT COTAS e PJ, saibam negociar. Ao invés de ter uma mentezinha pequenininha… Pensem grande e atuem como legítimos profissionais![/quote] Muito pelo contrário cara, existe trabalho pra todo mundo nessa área. Eu sugiro que você procure um lugar que te pague como você quer. Pensar grande é atuar como PJ? Porque é isso que você está passando. Eu acho que todo mundo deveria poder escolher como trabalhar e como receber, mas não dá pra tudo.

Bom, eu já trabalhei de PJ, já tive empresa por muito tempo, e agora estou CLT. Estou gostando. Não me forçaram, muito pelo contrário, eu poderia escolher e preferi ser CLT.
Existem desvantagens nas duas. O certo é o profissional escolher qual vai doer menos

[quote=dtxk]Olá Pessoal,

[/quote]

Não entendi… a empresa é sua ou está se solidarizando com a empresa?
Por que ele (ou eles) estão processando a empresa?

Cara, já pedi dispensa de algumas empresas com muito bons motivos pra abrir processo, mas nunca tive coragem de processar nenhuma delas. Nunca fiz isso. Nem nos casos em que levei cano, pq acho que em qualquer um destes casos poderia se estender por anos, o que poderia receber seria muito pouco em relação ao tempo e interesse investido além de, como disse, queimar o filme. Eu sugiro a quem tenha interesse em processar alguém, o faça quando o prejuízo for realmente grande. Alguém vive disso deve ser muito preguiçoso.

Destoando um pouco do assunto: o que vem a ser um “consultor”? Ou seja, se o cara trabalhar numa consultoria não é desenvolvedor, nem programador (ou qualquer outra coisa)…é consultor?

Pergunto isso pq nunca trabalhei em consultoria de fato
É cada rótulo que eu vejo no mercado :stuck_out_tongue:

[quote=leandronsp]Destoando um pouco do assunto: o que vem a ser um “consultor”? Ou seja, se o cara trabalhar numa consultoria não é desenvolvedor, nem programador (ou qualquer outra coisa)…é consultor?

É cada rótulo que eu vejo no mercado :P[/quote]

Em TI costuma ser uma maneira de se referir a funcionarios PJ. Pra disfarçar uma relação de emprego normal e evitar problemas com a lei, eles chamam de consultor. Mas na prática, o trabalho é o mesmo de um programador/desenvolvedor.

[quote=lkbm][quote=leandronsp]Destoando um pouco do assunto: o que vem a ser um “consultor”? Ou seja, se o cara trabalhar numa consultoria não é desenvolvedor, nem programador (ou qualquer outra coisa)…é consultor?

Em TI costuma ser uma maneira de se referir a funcionarios PJ. Pra disfarçar uma relação de emprego normal e evitar problemas com a lei, eles chamam de consultor. Mas na prática, o trabalho é o mesmo de um programador/desenvolvedor.
[/quote]

E se o consultor trabalhar sempre no mesmo local, numa relação típica de empregado, é proibido por lei.

Tem vários argumentos pra processar, tipo a proibição de terceirizar atividade-fim, princípio da primazia da realidade, entre outros.

O que se pode discutir é se isso é benéfico ou não pro trabalhador (a proibição de ser PJ), mas não o fato de estarem no direito de processar a empresa, se se sentirem prejudicados (e a justiça do trabalho sempre dá ganho de causa ao funcionário).

Se a empresa está sendo processada por uma “geração de profissionais” é porque boa coisa não deve ser.

[quote=lkbm]Se a empresa está sendo processada por uma “geração de profissionais” é porque boa coisa não deve ser.
[/quote]

++

[quote=YvGa]Eu nunca precisei processar as empresas que trabalhei, acho que se você aceita um condição, está ciente dela, não deve reclamar depois.

Mas… e bem mas…

[/quote]
Cara é como um colega meu fala, oque importa é cacau na conta… se você foi contratado para um determinado tipo de contratação por exemplo CLT Cotas… qual o problema? não irar pagar algumas coisas pro governo verdade… mais essa forma de contratação como outras é unica e exclusiva beneficiar o contratado. Eu prefiro mil vezes ser contratado com CLT cotas em um salário de 7000,00 por exemplo do que ser em CLT no mesmo valor. você ganha diversos benefícios do que você não ganharia como CLT. Além de deixar de pagar quase R$1200 nesse salário para imposto de renda.

Ai vai o capial que quer tirar proveito da situação e processa a empresa, oque ele ganha com isso? É exatamente isso que proponho nesse tópico. Oque determinada pessoa ganhará com isso sendo que no minimo irá queimar o mercado todo por essas atitudes?

Sim, é uma forma que não tem outra alternativa. Mas lógico não deve ser empresa corporativa conhecida no mercado, certeza…

Cara CLT é assim mesmo não vale apena para consultor que ganha um valor considerável. Por isso as empresas dão alternativas, digo empresas conhecidas do mercado não essas de porta de esquina. Vai de o contratado respeitá-las e assumir a bronca. E não processar ridículo isso.

Sim, CLT é legal mas para quem ganha pouco, ponto.

[quote=jaboot]Olá dtxk, nada pessoal, vamos conversar:

[quote=jaboot]Não generalize. As vezes não existem o que você chama de “novos consultores”. Está acontecendo, já faz uns anos, uma reformulação em várias empresas e consultorias de SP (é onde trabalho faz tempo). Já vi consultorias alterarem todos os profissionais, de PJ para CLT. Se não gostar, rua. As vezes é uma decisão de cima, e não dos profissionais.
[/quote]
Sim isso está acontecendo mesmo… Mas pode ter certeza. É por conta dos processos… Parecido como acontecia numa época atrás quando a empresa se utilizava de software pirata. Foi assim por volta de 2005-2012. Se você é antigo, digo, conhece o mercado à algum tempo, você deve ter escutado falar disso, ou presenciado isso.

Sim, mas isso não é um aprendizado e sim nova “onda do mercado” por causa de uma minoria. Lógico na empresa, temos o seguinte problema se Joãozinho vai processar “nós”, então vamos pagar para ele CLT porque só de custos que esse Joãozinho vai nos dar pagaremos ele em CLT. Compensa não é verdade?

Não, não, aqui o pessoal do Administrativo já havia avisado sobre.

-“Apenas contratamos CLT pelo fato de alguns estarem processando à empresa.”

Ridículo isso…

Lógico que não. Pensar grande é pensar como um legítimo consultor. Eu aqui estou ganhando um salario legal além logico dos tributos como o Imposto de Renda que sai quase R$ 1500,00 do meu salário somente para isso. Sou solteiro e não tenho filhos para mim está difícil trabalhar assim. Mas já propus o CLT COTAS aqui para eles vamos ver no que dá. Como já conheço o pessoal fica fácil. Ai sim ganharei o valor que quero.

Ai vai de cada um rss… porque vamos supor você ganhe R$ 10.000,00 isso no CLT você não vai conseguir porque no mínimo a empresa irá ter que desembolsar R$ 20.000,00 reais não compensa para a empresa. Então a empresa irá te pagar muito menos, muito menos mesmo…

Sim, vai do profissional escolher a melhor forma. E lógico que seja melhor remunerado.

Sabe oque está acontecendo no mercado… sabe oque irá acontecer? É a diminuição real dos salários e isso irá pesar na conta de todo mundo, por causa de alguns. Alguns mesmo…

Então se quer ganhar um salário bom é como você falou CLT ganhando R$ 5000,00 para um pleno? Não! Não quero isso para mim, para minha carreira, e para o mercado!! Quero ganhar R$ 7000,00 como PJ e valorizar meu cargo. Todo mundo ganha certo?

Abraços!

[quote=dtxk]
Sim, vai do profissional escolher a melhor forma. E lógico que seja melhor remunerado.

Oque está acontecendo no mercado, sabe oque irá acontecer? é a diminuição real dos salários e isso irá pesar na conta por causa de alguns. Alguns mesmo…

Então se quer ganhar um salário bom é como você falou CLT ganhando R$ 5000,00 para um pleno? Não! Não quero isso para mim para minha carreira e para o mercado!! Quero ganhar R$ 7000,00 como PJ e valorizar meu cargo. Todo mundo ganha certo?

Abraços![/quote]
Parece que está esquecendo de um lado, o da sociedade, que é representado pelo governo.
Não que eu goste da atual legislação, mas é a que temos e temos que cumpri-la.
Não dá para escolher o que se deve cumprir de acordo com as conveniências.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=dtxk]Olá Pessoal,

[/quote]

Não entendi… a empresa é sua ou está se solidarizando com a empresa?
Por que ele (ou eles) estão processando a empresa?

Cara, já pedi dispensa de algumas empresas com muito bons motivos pra abrir processo, mas nunca tive coragem de processar nenhuma delas. Nunca fiz isso. Nem nos casos em que levei cano, pq acho que em qualquer um destes casos poderia se estender por anos, o que poderia receber seria muito pouco em relação ao tempo e interesse investido além de, como disse, queimar o filme. Eu sugiro a quem tenha interesse em processar alguém, o faça quando o prejuízo for realmente grande. Alguém vive disso deve ser muito preguiçoso.
[/quote]

Legal Lucas! Você demonstra ser uma pessoa legitimamente íntegra. E não se corrompe por míseros R$10.000,00 na conta à mais por conta de um processinho barato… ganho… Horrível isso e denigre a imagem de todo mundo como falei… Chegar numa empresa e me disserem que eu posso comprometer o nome da empresa processando ela. Cara sinceramente vejo me no dever de mudar de área, porque isso me denigre… a minha imagem de consultor que montei à tanto custo e suor. Péssimo, péssimo e péssimo. Cara sabe oque eu desejo sinceramente desses consultores? Que se matem!!! rsss…

[quote=lkbm][quote=leandronsp]Destoando um pouco do assunto: o que vem a ser um “consultor”? Ou seja, se o cara trabalhar numa consultoria não é desenvolvedor, nem programador (ou qualquer outra coisa)…é consultor?

[/quote]

Lógico que não amigo… Consultor é consultor oxi rss. Para de querer achar razão para as coisas lkbm não propriamente dito seja um desenvolvedor. Pode ser um Analista de negócio… Rsss é cada um… rsss

[quote=rmendes08][quote=lkbm]Se a empresa está sendo processada por uma “geração de profissionais” é porque boa coisa não deve ser.
[/quote]

++[/quote]

oque tem haver? lógico que não… Coisa boa não deve ser… Sim mas no sentido de novos profissionais querendo colocar seus anos de herança escravista em CLT e querendo impor suas regras um tanto ridículas. Me desculpem mas trabalho na área já a muito tempo desde meados de 2002-2003 e sempre fui PJ e CLT-COTAS. Parem de querer mudar a realidade e atrapalhar os outros!

[quote=dtxk]
Legal Lucas! Você demonstra ser uma pessoa legitimamente íntegra. E não se corrompe por míseros R$10.000,00 na conta à mais por conta de um processinho barato… ganho… Horrível isso e denigre a imagem de todo mundo como falei… Chegar numa empresa e me disserem que eu posso comprometer o nome da empresa processando ela. Cara sinceramente vejo me no dever de mudar de área, porque isso me denigre… a minha imagem de consultor que montei à tanto custo e suor. Péssimo, péssimo e péssimo. Cara sabe oque eu desejo sinceramente desses consultores? Que se matem!!! rsss…[/quote]

Eu espero é que estas pessoas encontrem seus lugares. Se cada um gostasse e tivesse interesse em alguma área do conhecimento (existem muitas), eles gostariam de trabalhar e os rendimentos chegariam naturalmente. Eu não ganho muito, mas gosto muito do que faço e sempre, sempre que posso, procuro outra área legal pra conhecer um pouquinho. Aprendi a adorar estudar.
Eu não sei de onde o pessoal tem tirado a idéia de que trabalho seja algo ruim. Infelizmente é isso que tem acontecido no país onde vivemos. Talvez seja porque estejamos passando por um bum populacional, problemas educacionais e falta de interesse político. Não sei o que cada um passou pra querer ter uma vida fácil, mas sei que o futuro deste tipo de gente (sejam empresas ou empregados ruins) não é longo. Um ditado que levo ao pé da letra:

Mais vale ter credito na praça que dinheiro no bolso.

Eu sei como é isso. vejo o que é dito dentro e fora das empresas.
Ninguem se sente seguro em negociar com pessoas que não tenham credibilidade.

Vai por mim, seja funcionario ruim ou empresa ruim, nenhum deles precisam de ajuda pra cair. Eles caem sozinhos. Sem ajuda de ninguem. Então, fica tranquilo. Se seu trabalho for bom, com o tempo o mundo vai saber. Quem realmente vale apena conhece os filtros de Socrates.