Porque alguns consultores começaram a avacalhar o mercado? Nova geração avacalhando?

trabalha desde 2002 com isso e não teve tempo suficiente pra gostar do que faz? todo esse tempo apenas por dinheiro?
um cara BOM de verdade, que tem ~15 anos de experiência não falaria uma coisa dessa. O dinheiro é consequência :wink:

trabalha desde 2002 com isso e não teve tempo suficiente pra gostar do que faz? todo esse tempo apenas por dinheiro?
um cara BOM de verdade, que tem ~15 anos de experiência não falaria uma coisa dessa. O dinheiro é consequência ;)[/quote]
leandronsp, isso foi só uma citação não leve ao pé da letra… :wink:

[quote=dtxk][quote=rmendes08][quote=lkbm]Se a empresa está sendo processada por uma “geração de profissionais” é porque boa coisa não deve ser.
[/quote]

++[/quote]

oque tem haver? lógico que não… Coisa boa não deve ser… Sim mas no sentido de novos profissionais querendo colocar seus anos de herança escravista em CLT e querendo impor suas regras um tanto ridículas. Me desculpem mas trabalho na área já a muito tempo desde meados de 2002-2003 e sempre fui PJ e CLT-COTAS. Parem de querer mudar a realidade e atrapalhar os outros![/quote]

hm… estranho 10 de experiência competindo com novatos?

[quote=lkbm][quote=dtxk][quote=rmendes08][quote=lkbm]Se a empresa está sendo processada por uma “geração de profissionais” é porque boa coisa não deve ser.
[/quote]

++[/quote]

oque tem haver? lógico que não… Coisa boa não deve ser… Sim mas no sentido de novos profissionais querendo colocar seus anos de herança escravista em CLT e querendo impor suas regras um tanto ridículas. Me desculpem mas trabalho na área já a muito tempo desde meados de 2002-2003 e sempre fui PJ e CLT-COTAS. Parem de querer mudar a realidade e atrapalhar os outros![/quote]

hm… estranho 10 de experiência competindo com novatos?
[/quote]

Eu entendo o que ele quer dizer. Não é questão de competir. Quando um novato envolve uma empresa num processo trabalhista, custa caro e a empresa de maneira defensiva acaba vetando toda e qualquer contração PJ. E isso afeta quem está confortável trabalhando nessa modalidade, e que as vezes levou muitos anos para conseguir reputação.

Eu mesmo sou contra tantas regulações. Acho que elas só atrapalham. Por mim, nunca trabalharia com a CLT.

Independente da “geração de profissionais”, o próprio governo evolui nas fiscalizações e aos poucos as empresas param com esse tipo de contratação. Infelizmente não adianta ir contra o sistema, ser pego de surpresa é pior, onde o tempo e valor de carteira pode valer mais do que as vantagens financeiras do outro tipo de emprego fora da lei.

Como sempre, é bom ter uma abordagem sob diversos ângulos. Num primeiro momento, é bom para a empresa e para o “consultor”. Mas, em algumas situações nem tanto, como conflito, litígio, doença, acidente, afastamento, cancelamento de contrato, etc.
Quando está tudo andando bem , beleza, mas nessas situações sitadas anteriormente a coisa pega.
Isso, sem entrar no mérito da legalidade.
Do jeito que está, é bem conveniente para o lado do “consultor”, mas para a empresa que usa desses artifícios, fica numa situação precária, numa insegurança jurídica indesejável.

Eu defendo uma relação trabalhista mais flexível, mas dentro da lei. Que nem um lado seja “beneficiado” ou “lesado” em detrimento da sociedade, do mais forte ou do mais fraco.
Só que falar ou defender mudança na CLT é proibitivo, principalmente, em época de eleição. Qual político seria eleito com essa proposta? Qual sindicato (de empregados) não se mobilizaria contra?

É fato que nossa CLT está precisando de uma revisão urgente…

É fato também que o que leva esses “novatos” a processarem as empresas é pura inveja de quem está faturando bem…

Mas o que é mais fato ainda é que - tendo ciência de que PJ e CLT Cotas/Flex são práticas consideradas proibidas perante à justiça - o profissional que adota essas modalidades de contratação já deveria estar careca de saber que um dia isso iria acabar.

Isso tudo é questão de tempo. Acho que vale mais a pena correr atrás do prejuízo e buscar outras formas de faturar do que gastar energia reclamando…

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=dtxk]
Legal Lucas! Você demonstra ser uma pessoa legitimamente íntegra. E não se corrompe por míseros R$10.000,00 na conta à mais por conta de um processinho barato… ganho… Horrível isso e denigre a imagem de todo mundo como falei… Chegar numa empresa e me disserem que eu posso comprometer o nome da empresa processando ela. Cara sinceramente vejo me no dever de mudar de área, porque isso me denigre… a minha imagem de consultor que montei à tanto custo e suor. Péssimo, péssimo e péssimo. Cara sabe oque eu desejo sinceramente desses consultores? Que se matem!!! rsss…[/quote]

Eu espero é que estas pessoas encontrem seus lugares. Se cada um gostasse e tivesse interesse em alguma área do conhecimento (existem muitas), eles gostariam de trabalhar e os rendimentos chegariam naturalmente. Eu não ganho muito, mas gosto muito do que faço e sempre, sempre que posso, procuro outra área legal pra conhecer um pouquinho. Aprendi a adorar estudar.
Eu não sei de onde o pessoal tem tirado a idéia de que trabalho seja algo ruim. Infelizmente é isso que tem acontecido no país onde vivemos. Talvez seja porque estejamos passando por um bum populacional, problemas educacionais e falta de interesse político. Não sei o que cada um passou pra querer ter uma vida fácil, mas sei que o futuro deste tipo de gente (sejam empresas ou empregados ruins) não é longo. Um ditado que levo ao pé da letra:

Mais vale ter credito na praça que dinheiro no bolso.

Eu sei como é isso. vejo o que é dito dentro e fora das empresas.
Ninguem se sente seguro em negociar com pessoas que não tenham credibilidade.

Vai por mim, seja funcionario ruim ou empresa ruim, nenhum deles precisam de ajuda pra cair. Eles caem sozinhos. Sem ajuda de ninguem. Então, fica tranquilo. Se seu trabalho for bom, com o tempo o mundo vai saber. Quem realmente vale apena conhece os filtros de Socrates.

[/quote]

Deixando um pouco em off.

Interessante esse cara, na Grécia antiga, 400 antes de Cristo, usando relógio de pulso…

Não pude deixar de observar! :stuck_out_tongue:

[quote=ViniGodoy]
Eu entendo o que ele quer dizer. Não é questão de competir. Quando um novato envolve uma empresa num processo trabalhista, custa caro e a empresa de maneira defensiva acaba vetando toda e qualquer contração PJ. E isso afeta quem está confortável trabalhando nessa modalidade, e que as vezes levou muitos anos para conseguir reputação.[/quote]

Se o argumento é que existe diferença entre novato e não novatos (e por isso você precisa de reputação) como essas empresas concluem de que todos tem que ser submetidos a mesma política de contratação ??? lol

[quote=Ruttmann]

É fato também que o que leva esses “novatos” a processarem as empresas é pura inveja de quem está faturando bem…[/quote]
Na maioria das vezes, não é não.

[quote]
Acho que vale mais a pena correr atrás do prejuízo …[/quote]
Melhor correr atrás do lucro…

[quote=A H Gusukuma][quote=Ruttmann]

É fato também que o que leva esses “novatos” a processarem as empresas é pura inveja de quem está faturando bem…[/quote]
[/quote]

Qual seria o motivo então, na sua opinião?

Affe caras… alguns aqui são xiitas do PJ. Gente, não é assim, não é programador = PJ. Pelamor.

Eu já vi tanta falcatrua, tanta hora que não foi paga, CLT Cotas, CLT Flex, CLT metade um, metade outro, Meio CLT meio PJ…
Quem quiser que receba do jeito que preferir. Eu prefiro sem dor de cabeça.

[quote=Ruttmann]É fato que nossa CLT está precisando de uma revisão urgente…

É fato também que o que leva esses “novatos” a processarem as empresas é pura inveja de quem está faturando bem…

Mas o que é mais fato ainda é que - tendo ciência de que PJ e CLT Cotas/Flex são práticas consideradas proibidas perante à justiça - o profissional que adota essas modalidades de contratação já deveria estar careca de saber que um dia isso iria acabar.

Isso tudo é questão de tempo. Acho que vale mais a pena correr atrás do prejuízo e buscar outras formas de faturar do que gastar energia reclamando…[/quote]
++

Você não entendeu a reclamação. As empresas sempre assumiram o risco, partindo do pressuposto que não seriam processadas. E não eram, pois o pessoal mais velho honrava mais os contratos.

A partir do momento que os novos consultores param de honrar o acordo e passam a colocar as empresas no pau, gerando altíssimo custo trabalhista, as empresas também endurecem seus modelos de contratação.

Como trabalham com políticas, passam a exigir CLT e mesmo pjs sérios que eram beneficiados por ter o dinheiro na mão ao invés dos supostos benefícios paternalistas da CLT, saem perdendo.

Problema é que candidatos ao governo federal que tocam nesse assunto perdem votos em massa, ainda mais com terrorismo de adversário.

[quote=Ruttmann]Mas o que é mais fato ainda é que - tendo ciência de que PJ e CLT Cotas/Flex são práticas consideradas proibidas perante à justiça - o profissional que adota essas modalidades de contratação já deveria estar careca de saber que um dia isso iria acabar.
Isso tudo é questão de tempo. [/quote]
Exatamente isso que quis dizer acima, independente da “geração de profissionais”, de um jeito ou de outro uma hora acaba, muito tempo atrás foi assim com as “cooperativas”. O problema é que a pessoa fica deslumbrada pelo $plus imediato.

[quote=Ruttmann][quote=A H Gusukuma][quote=Ruttmann]

[/quote]

Qual seria o motivo então, na sua opinião?[/quote]
Vingança, se achar injustiçado, vantagens monetárias.

[quote=ViniGodoy]

Você não entendeu a reclamação. As empresas sempre assumiram o risco, partindo do pressuposto que não seriam processadas. E não eram, pois o pessoal mais velho honrava mais os contratos.

A partir do momento que os novos consultores param de honrar o acordo e passam a colocar as empresas no pau, gerando altíssimo custo trabalhista, as empresas também endurecem seus modelos de contratação.

Como trabalham com políticas, passam a exigir CLT e mesmo pjs sérios que eram beneficiados por ter o dinheiro na mão ao invés dos supostos benefícios paternalistas da CLT, saem perdendo.[/quote]

parece que a empresa assumiu o menor risco uma vez que lucrava mais todo esse tempo e agora que a merda atingiu o ventilador tudo que precisa fazer é culpar os novatos e descartas os PJs. :wink:

[quote=ViniGodoy]
Eu mesmo sou contra tantas regulações. Acho que elas só atrapalham. Por mim, nunca trabalharia com a CLT.[/quote]

Qual o problema da CLT pra quem é funcionário?

PJ é quem vende um produto ou serviço no mercado, neste caso faz sentido ser uma empresa, mas se a pessoa vende a sua mão de obra, não vejo muito sentido em ser PJ.

Será que só eu não vejo problema nenhum com a atual regulação?

[quote=lkbm]PJ é quem vende um produto ou serviço no mercado, neste caso faz sentido ser uma empresa, mas se a pessoa vende a sua mão de obra, não vejo muito sentido em ser PJ.

Será que só eu não vejo problema nenhum com a atual regulação?

[/quote]
A diferença é no rendimento mensal liquido. Abre-se mão dos benefícios para receber mais.