Lembrando que o EXT tem uma licença GPL que em determinados tipos de aplicativos pode não ser interessante.
A única explicação que vejo para alguns programadores ignorarem o JavaScript é não darem valor a view. Ou seja, se estivessem mais concientes do que isso representa para o usuário, e sua contribuição para a qualidade do software, teriam uma motivação maior para explorar os recursos q essa linguagem oferece.
Como disse antes, o problema não é usar o javascript, até mesmo que uma aplicação sem js é quase impossivel, porém não se pode abusar.
Como disse antes, o problema não é usar o javascript, até mesmo que uma aplicação sem js é quase impossivel, porém não se pode abusar.[/quote]
Do ponto de vista de usabilidade eu diria q é impossível não abusar de java script pelo seguinte motivo: JavaScript é tão necessário quanto HTML.
Aliás, cada vez mais a porção de código javascript e css de uma página tende a ser maior que a de HTML.
Então isso deve ser algo pessoal, pois todos os sistemas que fiz possuiam apenas js para validação de campos e algumas coisas relativas a ajax e sempre agradou aos usuários.
Do contrario do sistemas que ja peguei pra dar manutenção onde os js alcançam numeros absurdos e qualquer tentativa de entender o codigo levam horas.
http://www.xandrix.com.br/blog/2006/11/25/javascript-no-java/
Ótimo livro para aprender Javascript de verdade:
http://compare.buscape.com.br/javascript-o-guia-definitivo-david-flanagan-8536304758.html
Defina “abusar”
Eu uso, sei (o necessário) e sim, odeio javascript!
Evito até a morte, tento usar libs prontas e tudo o que for possível para fugir de ficar fazendo js.
Não desmereço a linguagem e nem o potencial que ela tem, o que sempre vi na grande maioria dos ligares que trabalhei, das pessoas que conheço e de relatos que leio sobre projetos por ai, é o uso de js apenas para validação de tela, efeitinhos e outras coisas, sabemos sim que js faz muito mais do qeu isso, mas alguém deixar de fazer algum regra em java/ruby/python e faz em js no lado server?
Manter js grandes é um parto, chato de testar, debugar e por ai vai.
Os guros do JS não vão me tacar pedras hein rs, só estou dando a minha opinição sobre o meu gosto, não sobre a linguagem, ok?!
[quote=Luiz Aguiar]Eu uso, sei (o necessário) e sim, odeio javascript!
Evito até a morte, tento usar libs prontas e tudo o que for possível para fugir de ficar fazendo js.
Não desmereço a linguagem e nem o potencial que ela tem, o que sempre vi na grande maioria dos ligares que trabalhei, das pessoas que conheço e de relatos que leio sobre projetos por ai, é o uso de js apenas para validação de tela, efeitinhos e outras coisas, sabemos sim que js faz muito mais do qeu isso, mas alguém deixar de fazer algum regra em java/ruby/python e faz em js no lado server?
Manter js grandes é um parto, chato de testar, debugar e por ai vai.
Os guros do JS não vão me tacar pedras hein rs, só estou dando a minha opinição sobre o meu gosto, não sobre a linguagem, ok?!
[/quote]
não tem pra onde correr, as pessoas querem suas aplicações web tão ricas quanto as desktop. Eu sei que manter js grande é um parto, mas manter telas grandes escritas em swing tb é (além de ser muito mais difícil alguém fazer alguma coisa relmente bonita naquilo).
[quote=Luca]Olá
Abri este tópico com esta pergunta baseado na frase que li no tópico http://www.guj.com.br/posts/list/15/91312.java#488491
Pelo menos nos sites que visito, Javascript é muito usado. Não posso concordar de modo nenhum que tenha morrido ou que não tenha ambições. Talvez o grande problema do javascript seja ter java no nome. Isto induz ao pensamento errôneo de que Java é parecido com javascript o que na prática não é bem verdade.
Atualmente algumas linguagens funcionais que andam em voga, como o Scala por exemplo, tem muitas coisas que o Javascript também tem e isto é mais uma prova de que javascript não é pré-histórico.
Como exemplo curioso de sites que usam javascript de forma não usual, vou citar 2 exemplos (passados em private pelo Fábio Kung)
http://blog.nihilogic.dk/2008/04/super-mario-in-14kb-javascript.html
http://ejohn.org/blog/ruby-vm-in-javascript/
Assim como o Emmanuel fez ontem no Falando em Java/2008, sugiro fortemente aos programadores web que aprendam javascript direito.
[]s
Luca[/quote]
HEhee eu tenho 99% de certeza que é por causa da falta de conhecimento na linguagem…
Tem muita coisa alem do que simples validações…
10% dos “programadores” em js entedem perfeitamento o que é o DOM como ele funciona…
O modelo de eventos dos browsers.
Talvez tambem um fator que talvez distâncie o js dos programadores é a imcompatibilidade entre os browsers. E a dificuldade para fazer um debug em um objeto , função …
Agora surgindo varias libs, e ferramentas fantásticas como o firebug, o aptana, e até a copia do firebug da microsoft integrada no ie 8, creio que o cenário mude mais ainda…
Ta ai minha opinião
Ate ai, que em que lingugem manter uma aplicacao grande eh divertido? Em qual delas dá tesão de levantar de manha pra testar, debugar etc etc? Se vc vai desmerecer alguma coisa como “dificil”, ofereca uma alternativa
Javascript é um mal necessário.
Infelizmente!
Ate ai, que em que lingugem manter uma aplicacao grande eh divertido? Em qual delas dá tesão de levantar de manha pra testar, debugar etc etc? Se vc vai desmerecer alguma coisa como “dificil”, ofereca uma alternativa
[/quote]
Só quis dizer que é mais simples/prazeroso/produtivo/barato colocar um breakpoint numa classe java/ruby/python/etc/etc/etc e debugar, ou rodar um teste unitário após uma alteração de código, do que fazer/precisar fazer isso com javascript.
[/quote]
Grande nem sempre é sinonimo de complexo. Eu particularmente adoro programar em qualquer linguagem que me permite acesso simples e eficaz a uma interface de debug.
Com certeza nao tenho o minimo tesao de sair de casa pra debugar codigo javascript imensos feitos por um desenvolvedor que se acha dono do mundo e que na metade do projeto ja largou mão de controlar a qualidade do codigo e deixou tudo encoxado, fora quando existem aqueles ifs pra detectar qual navegador esta rodando, realmente eu abomino codigo mal feito e no lugar errado.
Existem alternativas para o emaranhado de javascript já citados aqui, como ext, prototype, etc. E se precisar algo realmente web 2.0 existem alternativas baseadas no flash, google gears e outras mil. Quando falo de web 2.0 não estou falando de coisas bonitinhas como validação.
Só pra lembrar que WEB 2.0 nada tem a ver com JavaScript, AJAX e afins.
Olha, realmente nunca dei valor ao JavaScript.
Gostei das considerações feitas e fui dar uma olhada no que vem sendo feito em js atualmente…
Incrível essas libs Ext, prototype, jquery … o/
Pequenas coisas em meus códigos jsf / jsp poderiam ser resolvidos com js …
Alguma sugestão para leitura ??
Att,
Renan
Tem tudo a ver. Se nao fosse por essas tecnologias finalmente funcionarem, depois de anos de implementacoes podres nos browsers, esse papo todo de web2.0 nao existiria.
Só pra lembrar que WEB 2.0 nada tem a ver com JavaScript, AJAX e afins.[/quote]
Então tem a ver com o que?
Tem tudo a ver. Se nao fosse por essas tecnologias finalmente funcionarem, depois de anos de implementacoes podres nos browsers, esse papo todo de web2.0 nao existiria.[/quote]
Conceitualmente WEB2.0 tem a ver com a mudança da web para uma plataforma, algo mais network (Folksonomy), onde todos colaboram com conteúdo e o conteúdo é compartilhado. Temos também muitos serviços disponíveis para montar Mashups, etc. Temos os Blogs, Wikis, Feeds, entre outros. O próprio conceito de SOA é bem mais aplicado e relacionado a WEB2.0.
Na minha opinião o uso de JavaScript, AJAX e afins é apenas um detalhe da implementação tecnológica que dá uma turbinada nisso tudo. Não vejo isso como fundamento da coisa.
Repare que a minha frase que disse no post anterior não foi pra criticar o que o colega havia dito e sim para endossar, tanto que quando ele cita algo mais WEB2.0 ele fala também de Flash. Posso criar perfeitamente uma aplicação WEB2.0 usando Adobe AIR/Flex e o Javascript e AJAX vão passar longe. Claro que essa aplicação pode não ser aplicável a Internet e somente uma Intranet mas ai depende do caso e é tudo detalhe da implementação/contexto e não dos conceitos.
Se pegarmos o exemplo de SOA caimos na mesma coisa. Mesmo antes de existirem os WebServices eu participei de alguns projetos que utilizavam Serviços com troca de mensagens XML por HTTP (um tipo de POX). IMO, era bem SOA :D. O fato de posteriormente terem sido criados WebServices, sejam SOAP, REST ou XPTO que seja, mesmo que tenha alavancado a coisa, não é o que definiu o conceito da Arquitetura Orientada a Serviços. Essas tecnologias foram as implementações padronizadas que ajudaram nas várias formas de implementação.
Tem a ver com a implementação de aplicações, como respondido acima.
E todo mundo com problemas de acessibilidade (como o Google, que é cego) tambem vai. Assim como todo mundo que da a minima pra padroes abertos na Internet.
Voce nao esta errado em dizer que o que chamam por ai de Web 2.0 eh uma combinacao de uma tonelada de coisas, e cada um puxa a sardinha pro seu lado. Mas eu mantenho que ela nao existiria sem JavaScript funcionar nos browsers.