Porquê aprender jsp?

4 respostas
T

Pessoal, estou entrando no mundo java, ja desenvolvo alguns aplicativos no swing, mas estava querendo me divertir na web nessas férias.

Comecei a ler sobre jsp, servelets, EJB, JSF … sei que se tratam de frameworks, ainda estou me adptando. Não sei muito bem pra que serve um ou outro.

No mais estou querendo criar um site dinâmico e ter oportunidade de já ir aprendendo java para web. Já desenvolvi umas páginas que faz includes de outras páginas html, scripts de login essas coisas utilizando tutoriais… Sei pelo que lembro utilizava um beanrequest algo assim para controlar as transações.

Mas minha principal dúvida é se vale a pena tentar aprender java para web para criação de portais (minha necessidade atualmete). Gostaria de poder fazer um portal que eu pudesse enviar conteúdos, notícias, RSS tudo dinamicamente. Já conseguir fazer essas coisas de include no JSP e achei o máximo… coisa que nem sei fazer em php etc…

Minha dúvida está em PHP x JSP (ou JSF)

O que vocês recomendariam ?
Lenvando em conta que é muito difícil achar por ai host que hospede java.

Obs.: Quero criar para aprender mesmo, por isso não quero usar blog e etc’s… para divulgar conteúdo

Obrigado.

4 Respostas

internetws

Olha, depende do que voce vai fazer. Se for fazer sites de pequeno porte eu recomendo o uso de PHP. Agora se voce precisar de um sistema web, utilizando webservices… com clientes em desktop ou coisa do tipo, eu recomendo JAVA.

internetws

… apesar de que o Java foi feito para uso geral. Já o PHP não.

marciofermino

Foi como o amigo disse… JAVA SEM DÚVIDA

agora leia tudo oque puder, muitos começam com JSP

eu atualmente utilizo JSTL e JSF

também escolha uma IDE, existem ótimas

eu uso NetBeans 6

ate +

danieldestro

Caro,

JSF não parece ser uma boa opção para desenvolver portais ou gerenciadores de conteúdo. JSP seria melhor.

Se for pra aprender, use JSP, includes, Servlets, Filters etc.

Se quiser produtividade, use algo pronto. Existem alguns sistemas de CMS (ex: Magnolia).

Criado 21 de janeiro de 2008
Ultima resposta 22 de jan. de 2008
Respostas 4
Participantes 4