A pergunta é de cunho pessoal, mas gostaria de receber sugestões.
Gosto da área de investimentos, não sou investidor ainda.Sei muito bem a importância de conhecer a ferramenta que usamos, logo hoje em dia é indispensável uma pessoa não conhecer bem seu computador, celular, etc. Porém, em um nível mais avançado sei que existe a programação. Já vi alguns vídeos sobre isso, li artigos e há quem indique aprender a programar mesmo para aqueles que não querem adentrar a area, o que é meu caso. Na opinião de vocês porque alguém deveria aprender a programar, independente da área?
Para resolver algum problema rotineiro e que pode ser automatizado. Como no seu caso, voce poderia desenvolver um sistema relacionado a bolsas de valores, ver o que subiu e o que desceu e realizar a compra dos mesmos de uma forma automatizada se possível (não manjo nada disso). Ou criar algum sistema que controle seus investimentos, e gerar gráficos que ajudam na tomada de decisão.
As vezes você precisa enviar um email toda vez para alguem, como cobrança de alguma dívida mensal. Voce pode automatizar isso, já calculando os valores corretos, gerando boleto, etc.
É claro que você pode pagar para alguém fazer pra você, mas também sairá bem mais caro, nem compensando o valor gasto.
não tem nenhuma razão para alguém que não quer adentrar na área, aprender programação… mas do ponto de vista de mercado, é perfeitamente natural que tentem difundir essa idéia.
Por que quanto mais gente aprendendo a programar, mais demanda por cursos de TI, e consequentemente… mais $ circulando.
Na minha opnião…(e de muitos outros provavelmente)
Programação tem a mesma utilidade que uma matéria de História, Química, Matemática, Português, etc…
Tu não precisa necessariamente aprender programação para construir softwares pra teu uso pessoal nem nada disso. Ta mais ligado ao sentido exercitar teu raciocínio lógico (matemática provavelmente vai te dar ele, talvez demore mais). Eu diria que depois de uns 2~3 anos programando tua forma de pensar sobre problemas simples da vida, como ir ao mercado de a pé, ou de carro, mudam. Mudam no sentido de que você cria uma capacidade muito mais ‘rápida’ de tomar essas decisões.
Eu faço faculdade de ciência da computação.
Vejo que ajuda muito quem sabe programar,pois algo complexo é resolvido bem mais rápido.
E pode se criar programa p qualquer tip de área.
Posso criar programa p área saúde,comercial,juridica etc
Ajuda a exercitar o raciocinio logico.
Agora não é facil tem que ter dedicação,não é só querer e andar lendo umas coisas e pronto,tem que praticar.
Agora quem quer seguir nessa área é uma boa opção ,pois no mercado de trabalho tem muita chanse.
Agora quem não quer seguir a área saber pelo menos o básico é bom,pois pagar p alguem fazer sai caro.
Se tem aptidão pela área de investimentos, melhor não perder tempo com “programação”, foque para começar como analista de investimentos e depois quem sabe consultor. Em relação a tecnologia, no máximo aprenda Excel avançado. De resto você vai ter que demandar pra TI da empresa, que a cada moda usa uma tecnologia diferente.
Essa plataforma é originalmente criada para Forex, mas algumas corretoras a oferecem tbm para criar robôs em ações e derivativos.
Você precisa aprender os comandos da plataforma e daí criar seus próprios algoritmos com base em alguns padrões de análise, mas digo-te que não é fácil, pois não existe “lanche grátis” no mercado e a maioria dos robôs leva STOP na maioria das vezes.