Porque comprar um sistema feito em java?

11 respostas
S

Bom dia pessoal!

Bom este final de semana conversando com um amigo,
ele me questionou sobre porque ele que tem uma empresa de fabricação de componentes compraria um sistema feito em java?
Bom ele precisa de um sistema de controle de estoque,emissao de notas,relatorios,etc.
Bom falei para ele que o sistema feito em java é multiplataforma,podendo assim ele usar linux ja que hoje ele tem um sistema feito em VB .
Bom alem disso falei mais coisas a respeito de java com ele, mas chegando a questao .Que vantagens um sistema feito em java oferece para o cliente(comprador do sistema) que um sistema em VB nao tem?

Porque ele trocaria um sistema feito em VB por um em java?

Bom algumas coisas sobre porque programar em java e nao em VB sao bem claras, mas como convencer um cliente a trocar de sistema?

11 Respostas

M

acredito q a única coisa seria o fato de poder rodar independente de plataforma… mas, na maioria das vezes (se não for bem pensado na hr do desenvolvimento), dependente de fornecedor :roll:

D

alem disso tem o fato do java ser bem mais pesado… provavelmente um cliente nao iria querer trocar o VB pelo Java…

S

… e tem ainda o fato de um sistema personalisado, para ter sucesso, ainda depende mais do desenvolvedor do que da plataforma … Se o atual atende trodas as necessidades, e se não há previsão de dispensar a plataforma atual, migrar apenas para seguir a onda não é o caminho.

S

Acredito que Java é uma excelente prataforma de desenvolvimento, porêm o mais importante é a robustes do aplicativo desenvolvido. E isto a plataforma sozinaha não faz. É necessário não apenas um softer feito em java, mas um bom programador com experiência para que o softer atenda as necessidades do usuario.
Acredito também que isso é o mais importante. Um bom proficional poderá desenvolver excelentes aplicativos independentes da linguagem.

V

“Porque comprar um sistema feito em java???”
Não há por que comprar, os melhores são gratuitos!!

Acredito que programas em Java devem ter como diferencial a robustez e segurança, e isso só eh bem percebido em aplicações de grande porte. Num sistema simples de controle de estoque de uma micro ou pequena empresa, não vejo grande vantagem principalmente pelo custo da tecnologia: Você pagará caro por um software feito por encomenda que será robusto e seguro e que será subalocado para tarefas simples que não precisam de toda a robustez!

Neste caso é melhor comprar aqueles softwares prontos que vendem no shoptime… ehhehehe

S

Bom com o conteudo de todas as respostas acima , agora estou em duvida . Porque java???

Na verdade queria alguma resposta com algo mais positivo a respeito afinal estamos num portal java e o que ouvi é que depende de um bom programador,é mais pesado,etc.Não vi ninguem defender java praticamente so vi desvantagens que colocaram nas respostas.
É realmente isso???/

Quais sao as vantagens de usar java???

:sad:

S

Cara… Não é verdade… foram colocadas as vantagens também…

Acredito que todos aqui gostão e muito de trabalhar com java por isso que fazemos parte desta comunidade… Acredito também que seja uma exelente ferramenta de desenvolvimento.

Mas o fato de estarmos nessa comunidade não faz de nós “FANÁTICOS” um bom proficional tem que ter mente aberta e jamais pode acreditar que a “FERRAMENTA” é mais importante que o “OPERARIO”.

Anter de migrar de uma ferramenta para outra, é necessário ver os prós e os contras. Mas se você tivesse feito a pergunta assim: “Estou começando um sistema, por que fazer em java?” acredito que as suas respostas seriam muito positivas…

Acredito que é mais ou menos isso que todos tentaram descrever anteriormete.

S

“sens”:
Cara… Não é verdade… foram colocadas as vantagens também…

Acredito que todos aqui gostão e muito de trabalhar com java por isso que fazemos parte desta comunidade… Acredito também que seja uma exelente ferramenta de desenvolvimento.

Mas o fato de estarmos nessa comunidade não faz de nós “FANÁTICOS” um bom proficional tem que ter mente aberta e jamais pode acreditar que a “FERRAMENTA” é mais importante que o “OPERARIO”.

Anter de migrar de uma ferramenta para outra, é necessário ver os prós e os contras. Mas se você tivesse feito a pergunta assim: “Estou começando um sistema, por que fazer em java?” acredito que as suas respostas seriam muito positivas…

Acredito que é mais ou menos isso que todos tentaram descrever anteriormete.

A minha intenção nao foi de ofender ninguem,
Talvez nao tenha sido muito feliz na minha pergunta inicialmente,
Eu tambem gosto de trabalhar com java ,
E como na minha pergunta inicial fui questionado por um amigo,
Sobre as vantagens da ferramenta java em relacao a outra neste caso citei VB nao que precisasse ser VB, e a intençao de colocar essa pergunta foi ver mais coisas sobre a vantagem de usar um sistema feito em java.

Alem das vantagens eu queria saber o porque alguem optaria por java e nao por outra?

S

Cara…

Você não me ofendeu não… talvez eu tenha colocada de uma forma que tenha dado essa impressão… eu apenas quis defender um ponto de vista mas em nenhum momento me senti ofendido com qualquer colocação sua ou de qualquer outro nesse portal…

Se eu te ofendi foi mal não foi minha intenção…

Achei muito intereçante essa pergunta… e existe muito o que debater em cima dela… Eu apenas tentei colocar que iniciar um projéto em java é uma coisa, e migrar um já existente é outra e com muito mais fatores a ser analizados

[]s Victor

S

Vitor,

Sem problema nao me ofendeu.

Como tu falaste é uma pergunta interessante sobre java.
Que como ja coloquei anteriormente talvez nao tenha feito a pergunta certa,
Acho que seria interessante discutir as vantagens java sobre outra linguagem pois ate pra mim
que estudo java a uns 9 meses ainda nao estao bem claras.
Ainda mais quando se trata da visao de cliente de sistemas java,
ou melhor futuros clientes.

É um assunto que gostaria de ver mais, afinal no dia dia surgem questoes, sobre porque sistema em java? quais sao as vantagens disso para o usuario(cliente) ? etc…

Abraços

M

o cliente não quer saber em qq o sistema vai ser feito, se em Java, dotNet, todo em javascript, Assembly, ou oq for, quer ver um troço funcionando, pelo preço X, e pelo tempo de desenvolvimento Y…, quem decide q tecnologia utilizar, é a empresa q vai desenvolver a aplicação…, claro q há mais variáveis nessa equação, como por ex, se o cliente só tem máquinas windows, talvez seja melhor desenvolver em dotNet, se há máquinas de processamento baixo, talvez seja melhor não fazer em java… são muitas premissas a se levantar

Criado 27 de dezembro de 2004
Ultima resposta 29 de dez. de 2004
Respostas 11
Participantes 6