Oi pessoal, constantemente me pergunto para quê configurar as variáveis de ambiente para java, se com apenas configuração realizada na instalação e ele funciona sem problema.
me eclipse funciona, depois de feito um aplicativo(web, não lembro de ter feito com desktop) funciona. Tem um monte de tutos ensinando a configurar e comentando que é importante, mas não a falam da importância dessa configuração.
alguém pode me ajudar a esclarecer essa dúvida?
vlw pessoal
Porque configurar variáveis de ambiente java, se já funciona?
9 Respostas
Oi pessoal, constantemente me pergunto para quê configurar as variáveis de ambiente para java, se com apenas configuração realizada na instalação e ele funciona sem problema.
me eclipse funciona, depois de feito um aplicativo(web, não lembro de ter feito com desktop) funciona. Tem um monte de tutos ensinando a configurar e comentando que é importante, mas não a falam da importância dessa configuração.
alguém pode me ajudar a esclarecer essa dúvida?
vlw pessoal
Tenta compilar alguma classe sua pelo prompt.
Se vc tiver usando o DOS para compilar, vc terá que configurar suas variáveis. Caso contrário, realmente não percisa.
po pessoal… e alguém compila pelo dos quando está usando uma IDE para desenvolver???
a n ser para estudar né… mas estudar e brincar é uma coisa, o trabalho é grande.
vlw pessoal, n tinha lembrado do dos.
po pessoal… e alguém compila pelo dos quando está usando uma IDE para desenvolver???
a n ser para estudar né… mas estudar e brincar é uma coisa, o trabalho é grande.
vlw pessoal, n tinha lembrado do dos.
Realmente. DOS só para estudar mesmo! POrque ninguem mereçe ficar compilando em DOS. Rsrsrsrs.
Eu compilo pelo DOS… Tenho um script que invoca o ant e que é corrido sempre pelo DOS porque o basedir pode ser um de mais de cem diferentes.
Eu compilo pelo DOS... Tenho um script que invoca o ant e que é corrido sempre pelo DOS porque o basedir pode ser um de mais de cem diferentes.
que basedir?
E se você instalar o TomCat, também não vai funcionar …
Acredito que existam mais coisas que nao funcionem sem as variaveis de ambiente.
É muito interessante começar compilando via prompt, dessa forma você vai ser capaz de determinar mais facilmente alguns erros no futuro!
vamos lá.
Vc precisa configurar variaveis de ambiente quando necessário. Alguns programas tem o seu comportamento alterado por uma ou mais variaveis. No caso da maquina java uma delas é o CLASSPATH, no caso do tomcat é o CATALINA_HOME, vais ter que configurar um ORACLE_HOME se tiver um oracle… porém a configuração por variavel de ambiente nem sempre é a sua unica opção: vc pode ter um arquivo de configuração ou um script ANT que faz o que é necessário (é até melhor).
o java e outros tem instaladores, provavelmente esses configuram os classpath, chato é se usar o descompactado, esse com absoluta certeza tem que fazer na mão.
o ant que comenta é plugin que automatiza tarefas no eclipse?