GALERA, PRA QUE SERVER E POR QUE DEVO APRENDER ORIENTAÇÃO A OBJETO…?
Porque devo aprender orientaÇÃo a objeto?
15 Respostas
Você quer programar em Java?
Java é uma linguagem orientada a objetos, portanto, se você quizer ser um bom programador Java e extrair o máximo da linguagem, tem que saber orientação a objetos.
nos dias de hoje, o desenvolvimento corporativo é altamente dominado por este paradigma.
tudo depende da finalidade…
Quem falou que você deve?
na minha humilde opinião seria por causa que a linguagem OO:
- provê uma melhor organização do código;
- Contribui para o reaproveitamento de código;
- O desenvolvedor passa a ter o paradigma de “Abstração” em sua concepção mental (modelo mental);
- O mercado é mais decisivo neste ponto, quer esses tipos de perfis na hora da entrevista de emprego;
- e recursos mais bem elaborados tipo:(Classe, Atributos, Métodos, Encapsulamento, Associação, Herança, Polimorfismo).
Agora pra quem está começando sinto em lhe dizer, mas para ser um exímio “developer” tem que conhecer os primordios das linguens, começando por Pascal ou C ou linhas desse tipo, que na linguagem formal seriam linguagens de baixo nível (que vc tem q descer logicamente a nivel de máquina), depois vc parte para a linha das linguagens de alto nível que o desenvolvedor nao se preocupa com certos limitadores (ponteiro, enlace e coisas do gênero).
É isso, mão-a-obra e vamos estudar. o mercado precisa muito de bons desenvolvedores e queremos passar a boa imagem que já é bem vista lá fora.
Rumo a India… hehehe 
Se vc esta aprendendo Java,C# e Ruby etc… é essencial saber OO. No tempo de Dalphi o povo não usava OO, bem q o delphi dava suporte a orientação a objeto, mas muitos nem a usavam. mas ainda bem q aprendi isso só no tempo de curso tec, na universidade nem vi, rsrsr.
é otimo aprender orientação objeto. Alguns dizem q é otimo aprender uma liguagem por ano, isso lhe ajuda a não ficar preso em apenas um paradigma, porém a logica da OO server para qlq liguagem q de suporte.
O na minha humilde opinião, ler um livro otimo para iniciante, depois ler o livro Use a cabeça A&POO.
PS: Imagine vc ir direto para Spring, Hibernate, EBJ3 sem aprender Orientação objeto, rsrrs seria impossivel.
Mas nao se assuste com os nomes acima, aprenda OO, q um dia com muito esforço chegará neles.
Abraço
Comece aprendendo desligar o CAPS!
Vai aprender noções de informática primeiro, depois tente aprender programação.
Até hoje nunca vi ninguém que usasse letras maiúsculas que não fosse novato nesse negócio de digitar no teclado.
bom… se vc quer programnar em java deve ter algum motivo… provavelmente ou porque vc gosta, ou por causa do mercado, de pegar uma colocação usando essa linguagem:
se é porque vc gosta, isso é o minimo pra vc desenvolver razoavelmente em java… vc precisa intender pelo menos o basico de OO pra fazer um sistema mesmo que pequeno, e que você consiga dar manutenção nele depois…
se vc quer uma colocação no mercado de trabalho, o motivo de vc aprender OO é que sem saber nem OO vc ta fora dele… simples assim, OO é pré requisito pra um monte de coisa q é exigida…
Quem falou que você deve? [2]
Taí uma resposta genial.
–> yes, I lovo Orkut
Hum… depende do que você quer fazer na vida.
Se você não quer trabalhar com informática, não é necessário aprender orientação a objeto (que, na verdade, é apenas uma das coisas que você precisa aprender). Mas é sempre bom saber as coisas - mesmo que elas pareçam aparentemente inúteis para você hoje. Elas podem ser necessárias mais tarde.
Daí eu não concordo com vc, mesmo. Vc pode aprender coisas hj aparentemente “inúteis” por diversão, curiosidade, visão de algum projeto futuro, vontade de aprender. Eu gosto de astronomia, tenho uma puta vontade de me embrenhar pra essas coisas. Não é me “útil”, mas tô nem aí, seria um hobbie. Eu não saio perguntando por aí “porque devo aprender astronomia”, e sim “o que vc gosta de saber?” ou “como aprender?”. Não é obrigação, é vontade pura e simples.
Se o cara quer trabalhar com programação java, well, OO é uma parte boa, não? Mas quem disse que ele quer? Ou que ele precisa? Ele chegou a perguntar se “é necessário aprender OO para aprender java?”? Não. Ele podia programar em Assembly, em BrainFuck, em Prolog, e então OO não seria necessária.
Útil? Talvez. Mas minha mãe não deve aprender OO, sequer meu irmão que é engenheiro-wannabe.
Quem diz que o mercado adotou Orientação a Objetos deveria ficar 1 mês comigo visitando clientes e ver os DTOs / Datasets voando por aí.
O fato de você adotar uma plataforma que permite que você use Orientação a Objetos não faz o seu sistema automaticamente ser OO.
nos dias de hoje, o desenvolvimento corporativo é altamente dominado por este paradigma.tudo depende da finalidade…
Você não fala por experiência, fala?
A coisa mais difícil de encontrar hoje é um sistema OO de verdade. Tem gente que programa em Java e fala que tá programando OO.Sem falar dos gerentes que enchem a boca dizendo que é tudo OO e nunca viu uma linha de código. Nada mais longe da realidade.
E ainda por cima é fácil achar os falsos OO.
Começe observando o tamanho dos métodos. Se métodos com mais de 50 linhas são comuns no seu projeto pode ter certeza que ele não é OO.