Olá.
Recebi algumas dúvidas sobre o Editor de Java, Eclipse. Surgiu na lista da SouJava uma discussão sobre ele tbm.
Vou fazer uma pequena propaganda sobre ele.
Seguem algumas características q me fizeram optar pelo Eclipse:(Antes eu usava JBuilder)
-Debugger: Perfeito e rápido. Vc pode acompanhar o valor dos atributos no momento da execução. (Isto o Visual Age tbm faz)
-Tomcat: Vc pode rodar e debugar o servidor Apache Tomcat dentro do eclipse. Muito útil para aplicações com JSP e Servlets.
-Auto-complete: Auto complete totalmente configurável.(pra quem não sabe o q é auto-complete, é aquela listinha de métodos e atributos que aparece quando vc digita o ".")
-Editor de texto: Quando vc coloca o cursor sobre um "("ou "{" ele marca o ")" ou "}" respectivo.
-Editor de texto: Opção "format" configurável. Vc pode pegar um código mal identado e identá-lo ao seu gosto com um só clic do mouse.
- Facilidade de adicionar plugins para Swing(um pouco fraco ainda), UML, etc.
-Highlights para JSP (ainda não possui auto-complete).
Abraço,
Franklin Samir
<a>www.portaljava.com</a>
[ Editado por Franklin No dia -1 ]
Porque eu uso o eclipse
7 Respostas
Flanklin, comecei a conhecer um pouco sobre
java e tambem sobre o eclipse, confesso que estou gostando, daí pergunto?
-existe no eclipse uma ferramente em que eu possa trabalhar a criacao de telas; butons; e checks, em fim layout´s de telas???
Obrigado.
Outra dúvida,
Onde posso encontrar mais informações sobre o Eclipse fora a página eclipse.org?
Não estou conseguindo configurar para executar.
Abraços
Que tipo de erro está acontecendo?
Já que você utilizava antes o JBuilder, a mudança não foi traumática, devido a quantidade de recursos existentes na ferramenta da Borland? Hoje utilizo o JBuilder 5 e percebo um enorme ganho de produtividade com o uso da IDE.
Em breve quero fazer alguns testes com o eclipse e verificar suas funcionalidades.
Wander;
A principio no eclipse, não se tem nada em especial para trabalhar com swing ou awt como o antigo VisalAge. Mas tem muitos projetos open source em andamento para esse sentido. Fica de olho no site da eclipse.org que logo deve sair…
Gleison;
Você pode encontrar várias paginas sobre eclipse atualmente… coisa que está começando a aparecer por agora eu acho… estou listando algumas que conheço…
www.eclipsetotale.org
www.eclipse-workbench.com
www.websphere-world.com
eclipsewiki.swiki.net
Espero ter ajudado
existe no eclipse uma ferramente em que eu possa trabalhar a criacao de telas; butons; e checks, em fim layout´s de telas???
Wander,
existe sim. Eu nunca usei, se vc usar posta uma mensagem sobre ele, por favor.
Dá uma olhada:
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=News&file=article&sid=135
Onde posso encontrar mais informações sobre o Eclipse fora a página eclipse.org?
Não estou conseguindo configurar para executar.
Gleison,
Pode começar fazendo uma busca por eclipse, aqui mesmo no PJ. Tem muita coisa sobre ele. Na seção de downloads tbm tem uma lista grande de plugins.
Já que você utilizava antes o JBuilder, a mudança não foi traumática, devido a quantidade de recursos existentes na ferramenta da Borland? Hoje utilizo o JBuilder 5 e percebo um enorme ganho de produtividade com o uso da IDE.
EduardoE,
sofri um pouco na primeira semana, assim como se sofre pra aprender a utlizar qq ferramenta mas, não pela falta de recursos do eclipse e sim pelo contrário. Muitas das feramentas do JB eu não usava e as que mais eu uso tem no eclipse.
Hoje tenho uma versão do JB Enterprise 7 aqui na empresa e não uso. Gamei no eclipse!
Para o eclipse ser perfeito para o MEU perfil de trabalho, só falta um editor de JSP que tenha auto-complete.