Porque existe aqueles que dizem que o Java está morrendo?

Olá!

Esta é parte de uma propaganda de um curso online de Java que eu recebi:

"Você já ouviu mentiras e mais mentiras sobre o Java…

Talvez agora você esteja se perguntando: “MAS POR QUE EU INVESTIRIA EM UMA CARREIRA EM JAVA SE JAVA ESTÁ MORRENDO?”

Vou te dizer uma coisa: faz pelo menos 8 anos que eu escuto que o Java está morrendo.

E sabe o que eu presenciei nesses últimos 8 anos?

Isso:

rankingtiobe

De acordo com o Ranking da TIOBE, Java é a linguagem de programação mais usada no mundo hoje (e já faz bastante tempo que ele está em 1o no ranking).

E você sabia que o JAVA NÃO DEPENDE DA ORACLE pra sobreviver?

É importante ressaltar esse fato, pois tem gente que acha que se a Oracle deixar de existir ou decidir matar o Java, o Java morre!

Isso definitivamente não tem como acontecer.

Atualmente o Java é uma linguagem de código aberto e gratuita , e pertence à comunidade de desenvolvedores, e não à Oracle.

O papel da Oracle é apenas na organização da evolução da linguagem.

Aliás, o Java agora tem versões novas a cada 6 meses (Março e Setembro), o que está totalmente alinhado com o mundo dinâmico da programação onde as coisas evoluem rapidamente.

Há quem diga que o Java parou no tempo, mas é bem o contrário…

O Java é uma linguagem que tem evoluído MUITO nos últimos anos, e está cada vez mais simples e mais poderosa."

Comunidade do GUJ,

POR QUE EU INVESTIRIA EM UMA CARREIRA EM JAVA SE JAVA ESTÁ MORRENDO?

3 curtidas

Invista em uma funerária.

Verdade.

1 curtida

Porque existe aqueles que dizem que o Java está morrendo?

EDIT: Eu editei o título, o título era “POR QUE EU INVESTIRIA EM UMA CARREIRA EM JAVA SE JAVA ESTÁ MORRENDO?”

Agora é “Porque existe aqueles que dizem que o Java está morrendo?”

Faça como qualquer investidor sensato e não invista em uma coisa só. Assim, se um negócio não der certo, você tem outros nos quais pode continuar investindo. :wink:

Aliás, Clark, você está nesse fórum há anos. No que investiu nesse tempo? Concluir algum curso? Procurou um emprego? Trabalhou com algo nesse período? Trabalhou com programação nesse período?

Porque eles podem dizer. Qualquer pessoa pode dizer qualquer coisa, a diferença é que algumas tem um embasamento melhor.

Minha pergunta pra você é: considerando que o Java não deve desaparecer nos próximos anos (independente se está morrendo ou não), você quer investir em Java? Ou vai continuar em cima do muro, indeciso?

Abraço.

2 curtidas

@TerraSkilll,

Eu nem comecei nenhum curso nesse tempo, mas ainda bem que eu nem comecei ou o curso de tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Redes de Computadores ou Gestão da TI ou Segurança da Informação da modalidade presencial da FACID porque essa instituição não continua tentando formar turma desses cursos na modalidade presencial, eu não sei porque esses tecnólogos não continuaram tendo procura ou nunca tiveram procura nessa instituição.

Eu nem tive interesse de começar o tecnólogo de Redes de Computadores da Faculdade Maurício de Nassau porque os computadores do laboratório desse curso eram tão ruins que não podiam baixar nenhuma apostila de poucas centenas de páginas, essa instituição também parou de tentar formar turma desse tecnólogo na modalidade presencial, eu também não sei porque esse tecnólogo não continuou tendo procura ou nunca teve procura nessa instituição.

Eu ainda nem aprendi trabalhar em programação nesse tempo.

@TerraSkilll,

Qual é a sua avaliação dessa minha resposta para você?

EDIT: Este é o site da FACID: https://www.wyden.com.br/unifacid

Este é o site da faculdade Maurício de Nassau em Teresina, capital do Piauí: https://vestibular.uninassau.edu.br/EscolhaCurso.aspx?Cidade=Teresina&UF=PI

Porque você é um cara inteligente e não vai dar atenção aos comentários sobre linguagens que estão morrendo, vai aprender e gostar de programar em Java.
Ainda, com o tempo parar de fazer questionamentos sem sentido prático.

2 curtidas

É somente não dar ouvido a meia duzia que não gosta de Java, porque no fundo são ruins de Java. Muitos não são produtivos em Java e confundem codigo menos verboso em alguns casos com qualidade. Se são produtivos nessas outras linguagens e elas os atendem que fiquem nelas.

Mas por tudo que o Java engloba, a forte comunidade mundial, o enorme numero de bibliotecas, a padronização, a estabilidade, a portabilidade, a segurança da JVM, as grandes empresas dando suporte, caia de cabeça, “quase tudo” que resolver e precisar fazer Java dará conta e você saberá quando o Java não se aplica.

3 curtidas

Olá @Clark_Samurai,

Quando você pretende começar a estudar programação a serio?

Pq não faz uma faculdade EAD e pega um curso (não faculdade) online de programação para estudar?

1 curtida

Olá @Mike,

Eu decidi não fazer uma faculdade EAD porque talvez conseguirei aprender programação se eu entrar em um curso decente de modalidade presencial para ter ajuda de um professor sentado ao meu lado usando um computador.

Eu entrarei em um curso (não faculdade) online de programação para estudar como Udemy ou Alura ou Algaworks ou Softblue ou TOTVS depois que eu entrar em uma faculdade de Sistemas de Informação decente, eu escolhi Sistemas de Informação porque eu não conseguirei concluir Ciência da Computação, pior Engenharia da Computação.

Você tentou aprender online já?

Na faculdade você só vai aprender o básico. Códigos mais específicos ou avançados, você irá aprender no dia a dia ou em um curso.

O importante é não ficar adiando o estudo

2 curtidas

@Mike,

Eu tentei aprender Lógica de Programação no curso online da Softblue, mas eu não aprendi, por exemplo, eu não entendi a explicação do uso dos operadores lógicos e o conteúdo escrito desse curso é incompreensível porque é incompleto.

Eu aprenderei programação se eu estudar conteúdo escrito em português do Brasil que tem capturas de tela que realmente ensinam e se eu tiver um professor competente sentado ao meu lado usando um computador.

@Mike, @TerraSkilll,

Se eu não entrar no Bacharelado de Sistemas de Informação da FACID no primeiro semestre do ano que vem (2021), eu não começarei nenhum curso superior de informática, por favor, coloquem o link desse tópico para lembrar a comunidade do GUJ que eu disse nesse tópico que eu não começarei nenhum curso superior de informática se eu não entrar no Bacharelado de Sistemas de Informação da FACID no primeiro semestre do ano que vem (2021) se eu postar outro tópico desse tipo em 2021.

@Mike,

Qual é a sua opinião sobre essa minha resposta?

Ruim. Eu torcia pra que você tivesse deixado suas inseguranças de lado e avançado um pouco mais nesse tempo. Mas cada pessoa tem seu ritmo, certo?

Desconheço qualquer curso que tenha uma abordagem próxima disso. A maioria requer que você saiba se virar ao menos um pouco. Você dificilmente vai conseguir isso sem pagar um professor particular, e não será barato. Mas, se é o único jeito pra você, então que seja.

Comece o que quiser quando achar que está pronto pra começar. Eu não me importo onde ou como você estuda, apenas me incomoda que você parece estar parado na vida, sem iniciativa. Minha esperança é que você assuma os riscos de aprender o que quer aprender e evolua, em vez de ficar esperando o curso perfeito da linguagem perfeita.

O problema não está no risco do Java morrer um dia, nem nos cursos que não são perfeitos. Essas coisas sempre vão existir. O problema maior é a sua insegurança em relação à se comprometer a aprender o que quer seja. Se essa insegurança é parte de um problema maior, então acho melhor você cuidar dela primeiro, e se preocupar em estudar programação depois.

Abraço.

2 curtidas

Com enorme quantidade de informações sobre lógica de programação e operadores, inclusive lógicos, na internet e não conseguiu aprender.
Segue alguns exemplo para estudo:





No início achava que aprender a linguagem Java estava longe do meu alcance. Com o tempo e muita insistência fui aprendendo, praticando, melhorando, aplicando boas práticas e hoje desenvolvo com facilidade. Há muito material de qualidade disponível na internet.
O espetacular da linguagem Java é que não é monótono, sempre tem coisa nova para se aprender, nem que seja uma API diferente.

3 curtidas

Eu agradeço a solidariedade de todos que realmente responderam este tópico para ajudar.

Vai sem medo. O importante é você querer.
E com dedicação você conseguirá, material e apoio não faltarão, em termos de estudos essa nossa área é bastante solidária.

2 curtidas

images

Vc tem um mindset incompatível com o se vire.

1 curtida

JAVA VAI MORRER, como php vai morrer, como ruby vai morrer… todas as linguagens irao se tornar obsoletas algum dias…
Mas o importante é o agora. Prefiro mil vezes NodeJs do que Spring para api`s… mas quantidades de ofertas e salario sao maiores em java/spring, entao vamos de Spring hahahaha.

1 curtida

Nem se compara kkkkkkk

1 curtida